TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação Empresarial

Trabalho Escolar: Comunicação Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2014  •  1.399 Palavras (6 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 COMUNICAÇÃO 4

2.1 COMO COMUNICAR? 4

2.2 CONHECER O PÚBLICO 5

2.3 BENEFÍCIOS DE UMA COMUNICAÇÃO EFICAZ 5

2.4 PROCESSO DE COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL 6

2.5 BARREIRAS 7

2.6 SUPERANDO BARREIRAS DE COMUNICAÇÃO 8

2.7 RESULTADO 8

3 CONCLUSÃO 9

REFERÊNCIAS 10

1 INTRODUÇÃO

A comunicação tem um papel importante nas organizações, pois as empresas com estratégias de comunicação eficazes são geralmente bem sucedido, enquanto as outras tendem a um desempenho insatisfatório já que existe desequilíbrio entre a importância percebida das comunicações e da atenção real e recursos de dados em direção a ela. Além disso, a comunicação é raramente reconhecida como um dos principais competências. Comunicação eficiente gera uma reputação positiva, confiável e consistente com clientes, funcionários e outros negócios.

2 COMUNICAÇÃO

A comunicação é um processo de transmissão e compreensão de informações. Se a mensagem transmitida não foi compreendida, então não houve uma comunicação correta.

Segundo Chiavenato (2000, p. 142), é a troca de informações entre indivíduos. Significa tornar comum uma mensagem ou informação.

Segundo Scanlan (1979, p. 372), a comunicação pode ser definida simplesmente como o processo de passar informações e entendimentos de uma pessoa para outra.

2.1 COMO COMUNICAR?

Toda a comunicação de negócios geralmente passa por três grandes categorias: informar, instruir e persuadir. Você quer informar o seu público sobre algo que você quer que eles saibam, instruí-los sobre como fazer algo ou persuadi-los a mudar o seu comportamento de alguma forma (comprar o seu produto ou serviço). Portanto, antes de mesmo de começar a formular o sua mensagem, decida o que você está tentando fazer. Às vezes, sua mensagem pode ser uma combinação destas categorias. No entanto, uma destas três categorias será dominante. As empresas precisam passar uma mensagem clara com uma razão por trás disso que está de acordo com seu público. Esta não é uma tarefa fácil, mas deve-se sempre elaborar uma mensagem clara e certificando-se sempre de que o que você está tentando dizer tem relevância para o público.

Com uma comunicação de negócios, às vezes você tem apenas uma chance de fazer o seu ponto. Se a sua informação é mal compreendida, pode não ter a oportunidade de corrigi-lo antes que ele se transforma em um problema. Quando você apresenta suas informações, não deixe de fazê-lo com uma voz clara que permite que cada palavra deve ser entendida.

Ao falar com colegas de trabalho ou clientes, abra sempre a conversa para perguntas e esclarecimentos. Quando terminar um comunicado, permitir um momento para a outra pessoa para fazer uma pergunta antes de ir para o seu próximo papel. Quando responder a uma pergunta, certifique-se a resposta é entendida, antes de passar na conversa para outro tópico.

Um ar de confiança na conversa ajuda a aumentar a credibilidade das informações. Apresente dados com um tom claro e imponente que indica domínio sobre o assunto que está falando e que a informação que está sendo apresentado é valiosa.

Sempre verifique dados e fatos antes de dar uma apresentação de negócios de qualquer tipo. Pode-se ter ideias úteis, mas se elas são acompanhados por informações incorretas, o poder das ideia estará perdido

2.2 CONHECER O PÚBLICO

O essencial é conhecer o seu público, essa é a melhor forma de abrir o canal da comunicação e ter o entendimento de cada um.

A comunicação interna é mensagens enviadas e recebidas dentro da organização. Exemplos de comunicação empresarial interna são memorandos, e-mails da empresa, mensagens de voz e reuniões corporativas. Comunicação empresarial externa é a troca de mensagens da empresa para uma fonte externa, como outro negócio, os clientes ou os meios de comunicação.

Muitas vezes, as empresas só estão interessadas em veicular uma mensagem , e não tem a preocupação de garantir que a mensagem foi recebida . Esta forma de comunicação só serve para dar uma falsa sensação de realização. Só porque a mensagem foi enviada não significa que ele foi recebida.

A comunicação não é somente audição ou visão; trata-se de que a mensagem foi recebida, entendida e posta em prática.

2.3 BENEFÍCIOS DE UMA COMUNICAÇÃO EFICAZ

Existem várias vantagens de uma comunicação empresarial eficaz em uma organização, tais como;

1. Comprometimento dos colaboradores com seu trabalho

2. Formação e custo de recrutamento são reduzidos.

3. Melhor desempenho do empregado.

4. Ajuda a evitar mal-entendidos.

5. Melhoria da relação empregador-empregado.

6. Troca melhorada de ideias.

7. Objetivos da empresa são alcançados muito mais rápidos.

8. Menos confusão.

9. Ela irá contribuir com inovação e criatividade.

10. Comunicado de forma eficaz pode evitar a incerteza.

11. Método adequado de comunicação pode economizar tempo e dinheiro de uma organização.

12. Comunicação eficaz melhora relação cliente.

13. Ele vai originar um ambiente de ampla participação.

14. Organização de recursos humanos de uma forma eficaz.

2.4 PROCESSO DE COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

Para realizar a comunicação empresarial eficaz há certos elementos da comunicação empresarial

• Remetente / Transmissor: É o iniciador do processo de comunicação empresarial. É o dever do remetente escolher o tipo de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com