TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação Empresarial

Artigo: Comunicação Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2015  •  272 Palavras (2 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 2

Fluxos de comunicação nas empresas

Hoje em dia sabemos que se comunicar de forma eficaz não é tarefa facil devido a complexidade do ser humano, da sua história de vida e de sua cultura. O fluxo de comunicação e uma diversidade de canais de informações a disposição das empresas, muitos deles tem substituído o contato pessoal entre os colaboradores, ocultando as informações sobre a comunicação no contexto organizacional.

Os fluxos comunicativos são responsáveis por conduzir a comunicação dentro da organização, nas mais variadas direções.

*Fluxo descendente – E a comunicação mais presente dentro da empresa. São comunicadas as decisões ja tomadas pela direção da empresa, sem consulta prévia dos colaboradores.

* Comunicação ascendente - Através de relatórios, a respeito do desempenho de seus colaboradores, dados de produção e controle de qualidade. Também é uma forma de se interar sobre as atitudes e sugestões dos colaboradores.

* Comunicação lateral -Níveis hierárquicos iguais conceitua este tipo de comunicação como no fluxo descendente, não existindo a heterogeneidade nas mensagens, pois elas são sistematizadas por códigos próprios. Conhecido com Jargão este tipo de ruído pode ser uma mensagem extremante perigosa ou danosa à organização.

*Fluxo Diagonal - Comunicação direta entre chefia e subordinado de setores diferentes.com transparência e velocidade no processo comunicacional, podendo transformar se em um transtorno, pois dá a impressão de insubordinação á chefia imediata.

Conhecendo os tipos de fluxos devemos ter bom senso para escolher o canal para transmitirmos uma informação, é preciso também preparar os receptores para receber a informação, para que a captem com êxito.

Os fluxos de comunicação são reforçados pela comunicação não verbal, assim, a linguagem do corpo pode colaborar para um resultado positivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com