TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comécio Exterior

Exames: Comécio Exterior. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2014  •  1.728 Palavras (7 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 7

Folha 1

1- Diferencial competitivo, para um dado segmento de mercado, é a razão pela qual os seus clientes escolhem a oferta da sua empresa, e não a dos seus concorrentes, exatamente porque sua oferta tem algo - a vantagem competitiva - que eles buscam e é única ou melhor do que a oferta dos concorrentes. É o que faz com que a sua oferta seja a escolhida pelos seus clientes e clientes potenciais, dentre todas as ofertas disponíveis no seu mercado de atuação.

2- Aumento da competitividade e, consequentemente, da qualidade das mercadorias fabricadas pelos produtores-exportadores; b) Exportações a preços mínimos com vantagens comparativas; c) Geração de emprego e renda nos países em desenvolvimento; d) Menores gastos com importações, melhorando a situação da Balança Comercial do país; e) Distribuição ótima dos fatores de produção.

3- A Burocracia

4-Comércio Internacional: questões internacionais, tais como operações de trocas entre países decorrentes de intercâmbio econômico (aplicável a mercadorias, serviços e mão-de-obra), político e cultural. Estas normas são aplicáveis uniformemente a mais de um país, visando a facilitação dos negócios internacionais que seriam as trocas comerciais entre países. Observe que estes tipos de regras são criadas e disciplinadas por acordos estabelecidos entre países, ou então, são criadas por organismos internacionalmente acreditados e aderidas pelos países em todo o mundo, por exemplo, as regras da OMC - Organização Mundial do Comércio ou da CCI - Câmara de Comércio Internacional;

Comércio Exterior: termos, regras e normas nacionais das transações e estudos realizados no comércio internacional. Estas regras são normas nacionais, criadas para disciplinar tudo o que diz respeito à entrada no país de mercadorias procedentes do exterior (importação) e a saída de mercadorias do território nacional (exportação). Estas regras refletem diretamente em questões tributária, comercial, financeira, administrativa e por fim aduaneira.

5- Comércio exterior refere-se ao conjunto de transações comerciais que se dedica a exportar os produtos que se fabricam num lugar para outros países e importar os produtos que se fabricam em outros países para se venderam aqui.

Por outro lado o comércio internacional é entendido como o intercâmbio internacional de bens e serviços entre dois ou mais partes de diversos países (um exportador e o outro importador).

6-A forma de se medir o crescimento econômico de um país é medir o crescimento de seu Produto Interno Bruto - PIB. Quando se pretende fazer comparações internacionais o método mais eficaz é o método da Paridade do poder de compra.

7-GATT é a sigla correspondente a General AgreementonTariffsand Trade (Acordo Geral sobre Pautas Aduaneiras e Comércio). Trata-se de uma convenção que foi idealizada por ocasião da Conferência de La Havana em 1947, tendo sido celebrada um ano mais tarde por 23 países, com o objectivo de fixar um conjunto de normas comerciais e de concessões alfandegárias.

O GATT foi um órgão criado a fim de harmonizar a política aduaneira entre países, mas no início não tinha o poder de punir, julgar e fiscalizar países infratores. Entretanto, em uma reunião da OMC em 2003, com a liderança de Brasil, África do Sul e Índia, foi criado o G20 (países em desenvolvimento); a partir daí o GATT teve o poder de fiscalizar, julgar e punir países infratores.

8-É uma organização que pretende supervisionar e liberalizar o comércio internacional. A OMC surgiu oficialmente em 1 de janeiro de 1995. A OMC surgiu do Acordo Geral de Tarifas e Comércio (GATT) que foi criado após a Segunda Guerra Mundial conjuntamente com outras instituições mercantilistas dedicadas à cooperação social internacional, como as instituições criadas com Acordos de Bretton Woods: oBanco Mundial e o Fundo Monetário Internacional.

9-Fundo Monetário Internacional (FMI) é uma organização internacional que se iniciou em 1944 na Conferência de Bretton Woods e que foi formalmente criada em 27-12-1945 por 29 países-membros (homologado pela ONU em abril de 1964). O objetivo declarado do FMI era ajudar na reconstrução do sistema monetário internacional no período pós-Segunda Guerra Mundial. Os países contribuem com dinheiro para o fundo através de um sistema de quotas a partir das quais os membros com desequilíbrios de pagamento podem pedir fundos emprestados temporariamente.

10-O padrão ouro clássico como qualquer Sistema Monetário Internacional tem como

objetivo básico o equilíbrio interno e externo da economia. Neste padrão, a

responsabilidade para atingir tal equilíbrio era dada ao Banco Central, que deveria

preservar a paridade oficial entre as moedas e o ouro. Para manter esse preço, o Banco

Central precisava de um estoque de moeda suficiente em reservas de ouro. O equilíbrio

externo caracterizava-se como uma situação em que o Banco Central não estava ganhando

ou perdendo ouro pois os superávits ou déficits do balanço de pagamento tinham que ser

financiados por embarque de ouro entre os bancos centrais.

Desde 1971, e principalmente após março de 1973 quando foram abandonados os

esforços sistemáticos de reordenamento das taxas de câmbio para chegar a uma nova

estrutura de paridades fixas, o mundo vive sem um Sistema Monetário Internacional formal

e apesar das instabilidades, esse período não pode ser caracterizado como de caos, ao

contrário, funcionou relativamente bem. A grande discussão hoje é saber se existe

necessidade de um Sistema Monetário Internacional formal e, se existe, qual deveria ser o

seu perfil. Um ponto em comum a essas respostas é que existindo, o sistema deverá

considerar: a importância dos capitais privados fortemente transnacionalizados nas finanças

internacionais; as relações dinâmicas do mundo global; e a inserção e peculiaridade dos

países emergentes.

11- Os mercantilistas preocupavam-se com a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com