TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito e características gerais

Tese: Conceito e características gerais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/8/2014  •  Tese  •  2.033 Palavras (9 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 9

UNICSUL – Cursos de Administração e Ciência Contábeis

Direito Empresarial – Profa. Mariângela

Material de apoio de aulas

Sociedades Empresárias (cont)

Sociedades Anônimas – S/A

1 – Conceito e características gerais : Entende-se por Sociedade Anônimas, como sendo aquelas sociedades institucionais “ ... cujo capital é dividido em ações de livre negociação, sendo ainda todos os sócios titulares de responsabilidade limitada ao montante de capital individualmente subscrito.” Jose Marcelo Martins Proença.

- Lembramos que na sociedade anônima não existe solidariedade entre os sócios para integralização do capital social; cada um deles responde somente pelo montante das ações que subscreveu como já exposto. Quando as ações estiverem totalmente integralizadas, termina a responsabilidade do acionista, mesmo que exista alguma parte do capital social não integralizado pelos demais sócios, Lei 6404, de 15/12/1976 , art. 1º(Lei das Sociedades Anônimas) e art. 1088 do CC.

- A sociedade anônima pode ser classificada em:

a) aberta – quando estiver autorizada a negociar seus valores mobiliários no mercado de valores mobiliários (bolsa de valores e mercado de balcão);

b) fechada – quando não possuir autorização para realizar as negociações de forma púbica (mercado de valores mobiliários), por meio de bolsas de valores ou no mercado de balcão (pelas instituições intermediárias , tais como corretoras de valores mobiliários, distribuidores de valores mobiliários e instituições financeiras).

- Se houver fechamento de capital da sociedade anônima, deverá haver oferta pública para aquisição da totalidade das ações em circulação no mercado por preço justo (OPA),pela sociedade ou acionista controlador, conforme o art. 4º. da Lei 10.303, de 31/10/2001, que reformou parte da Lei 6.404/76 . O preço da oferta obedecerá a um ou mais critérios estabelecidos pelo §4º.da Lei das S.A.

- A autorização para a comercialização pública dos valores mobiliários emitidos pelas sociedades anônimas é concedida pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários), autarquia federal responsável por fiscalizar o mercado de valores mobiliários. Sem autorização expressa da CVM nenhuma S/A poderá negociar publicamente seus valores mobiliários. Isso porque o Poder Público tem interesse em proteger o investidos no mercado de capitais.

- O mercado de valores mobiliários é composto pela bolsa de valores (associação privada, formada pelas sociedades corretoras mediante autorização da CVM, que tem por objetivo manter um recinto específico para a negociação de ações, procurando gerar maior liquidez para os ativos ) e mercado de balcão (como já exposto, compreende as negociações realizadas fora do mercado de capitais, por meio de instituições financeiras, corretoras, etc.) .

- Qualquer que seja o objeto da S/A , ela sempre será empresarial, devendo registrar seus atos constitutivos na Junta Comercial do Estado onde estiver estabelecida, art. 2º.da Lei das S/A.

2 – Nome empresarial e legislação – as S/As deve utilizar-se do nome empresarial denominação , devendo constar do mesmo a expressão “sociedade anônima” ou sua abreviatura “S/A” ou ainda “companhia” ou sua abreviatura “Cia”, art. 3º.da Lei das S/A e art. 1160,CC. O objeto social explorado pela S/A também deverá constar do nome empresarial.

- A legislação específica das S/A é a Lei 6404/76 e em caso de omissão desta, aplicam-se as determinações do CC, conforme o art. 1089,CC.

3 – Constituição – as S/A podem ser constituídas de duas formas, a saber (arts. 80 a 99 da Lei das S/A) :

a) por meio de subscrição particular de suas ações, o procedimento é mais simples do que o da subscrição pública, pode ocorrer por meio de uma assembléia de fundação , na qual os subscritores assinarão o projeto de estatuto, ou por escritura pública. Não há necessidade de registro na CVM e nem a intermediação de terceiros.

b) por meio de subscrição pública de suas ações, que ocorre pela oferta de suas ações no mercado de valores mobiliários ; para tal exige-se a obtenção prévia de registro na CVM que autorize a emissão pública das ações, após o que estas deverão ser negociadas no mercado por meio de instituição financeira autorizada a realizar a função de intermediária na negociação de valores mobiliários. Quando o capital social estiver totalmente subscrito, os fundadores convocarão a assembléia de fundação, na qual será votado o estatuto , que deverá ser aprovado por mais da metade do capital social.

- São procedimentos obrigatórios para qualquer espécie de sociedade anônima (aberta ou fechada, com subscrição pública ou particular de suas ações) : ter todo o seu capital subscrito por no mínimo, 10% do preço de emissão das ações subscritas e este valor deverá ser depositado no Banco do Brasil ou em outra instituição financeira autorizada pela CVM. Obedecidos estes procedimentos, devem também ser atendidos os seguintes procedimentos complementares : obrigação do registro dos atos constitutivos na Junta Comercial e publicação dos mesmos, objetivando garantir a publicidade do ato. Atendidos aos procedimentos obrigatórios e complementares, a sociedade anônima pode funcionar.

- As sociedades por ações (comandita por ações e S/A), podem captar recursos do público investidor por meio do mercado de capitais, com a emissão de seus valores mobiliários, dentre os quais destacamos as ações . Estas são disciplinadas pelos arts. 11 a 45 das Lei das S/A e compõe frações do capital social da sociedade anônima e conferem ao seu titular uma série de direitos e obrigações patrimoniais e políticos. O principal direito político é o direito de voto, sem esquecer o direito de fiscalização. Podemos classificá-las em:

a) ordinárias (são as comuns,obrigatórias em todas as sociedades anônimas ou seja, aquelas que garantem aos seus titulares o direito de participar das deliberações sociais por meio do voto e também participar dos lucros sociais;

b) preferenciais ou de fruição (atribuem aos seus titulares privilégios patrimoniais, tais como um valor superior de dividendos em relação ao valor pago às ações ordinárias, prioridade na distribuição de lucros,etc.,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com