TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos Linha De Staff

Artigos Científicos: Conceitos Linha De Staff. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2013  •  427 Palavras (2 Páginas)  •  4.942 Visualizações

Página 1 de 2

Conceito de linha e de staff

Fayol se interessou muito pela chamada organização linear, que constitui um dos tipos mais simples de organização. A organização linear se baseia nos princípios de: Unidade de comando ou supervisão única, cada individuo tem apenas um único e exclusivo chefe; Unidade de direção, todos os planos devem se integrar a planos maiores que conduzam aos objetivos da organização; Centralização da autoridade, toda autoridade máxima de uma organização deve estar concentrada no seu topo; Cadeia escalar, a autoridade deve estar disposta em uma hierarquia, isto é, em escalões hierárquicos, de maneira que um nível hierárquico inferior deve estar sempre subordinado ao nível hierárquico imediatamente superior (autoridade de comando)

A organização linear, apresenta uma forma nitidamente piramidal. Nela ocorre a supervisão linear (ou autoridade linear), baseada na unidade de comando e que é o oposto da supervisão funcional proposta por Taylor na Administração Cientifica. Fayol e seus seguidores discordam profundamente da supervisão funcional por acharem que ela constitui uma negação da unidade de comando, principio vital para a perfeita coordenação das atividades da organização. Na organização linear, os órgãos de linha, ou seja, os órgão que compõem a organização, seguem rigidamente o principio escalar (autoridade de comando). Porém, para que os órgãos de linha possam se dedicar exclusivamente as suas atitudes especializadas, tornam –se necessários outros órgãos prestadores de serviço especializados estranhos as atividades dos órgãos de linha. Esses órgãos prestadores de serviços - denominados órgãos de Staff ou de assessoria – fornecem aos órgãos de linha de serviços, conselhos, recomendações, assessoria e consultoria, que esses órgãos não tem condições de prover por si próprio. Tais serviços e assessoria não podem ser impostos obrigatoriamente aos órgãos de linha, mas simplesmente oferecidos. Assim, os órgãos de staff não obedecem ao principio escalar nem possuem autoridade de comando em relação aos órgãos de linha. Sua autoridade chama autoridade de staff - ‘e simplesmente autoridade de especialista e não autoridade de comando.

Por outro lado, os autores clássicos distinguem dois tipos de autoridade: a de linha e a de staff. Autoridade de linha é a forma de autoridade em que os gerentes tem o poder formal de dirigir e controlar os subordinados imediatos. Autoridade de staff é a forma de autoridade atribuída aos especialistas de staff em suas áreas de atuação e de prestação de serviços. A autoridade de staff é mais estreita e inclui o direito de aconselhar, recomendar e orientar. A autoridade de staff é uma relação de comunicação. Os especialista de staff aconselham os gerentes em suas áreas de especialidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com