TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Órgão Linha E Staff

Monografias: Órgão Linha E Staff. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  416 Palavras (2 Páginas)  •  937 Visualizações

Página 1 de 2

Staff

Staff é um termo inglês que significa "pessoal", no sentido de equipe ou funcionários. O termo é utilizado para designar as pessoas que pertencem ao grupo de trabalho de uma organização particular. Também se refere ao quadro de funcionários de uma empresa, aos recursos humanos ou órgão de staff.

Linha

Linha são todos os cargos que existem na hierarquia organizacional, no organograma aparecem desenhados em linha cheia. São os responsáveis pelo cumprimento do objetivo organizacional. E.: Chefe de setor, ele cumpre ordens e é responsabilizado pelo desempenho.

Staff são cargos de assessoria e aconselhamento, normalmente é um profissional especializado que auxilia um cargo linha da alta hierarquia. Ex.: Assessor jurídico, ele não recebe ordens, mas ajuda a direção nos assuntos legais.

Organização Linha Staff

O tipo de organização linha-staff é o resultado da combinação dos tipos de organização linear e funcional, buscando-se incrementar as vantagens desses dois tipos de organização e reduzir as suas desvantagens.

Características da Organização Linha-Staff

A Organização linha-staff apresenta características mais complexas. Suas principais características são:

- Fusão da estrutura linear com a estrutura funcional, com predomínio da primeira. Na organização linha-staff existem características lineares e características funcionais simultaneamente. Cada órgão se reporta a um e apenas um órgão é superior: é o principio da autoridade única ou unidade de comando típica da organização linear.

Porém, cada órgão recebe também assessoria e serviços especializados de diversos órgãos de staff.

- Coexistência entre as linhas formais de comunicação com as linhas diretas de comunicação. Na Organização linha-staff existem linhas formais de comunicação entre superiores e subordinados e que representam a hierarquia. Existem também linhas diretas de comunicação que ligam os órgãos e o staff e que representam a oferta de assessoria e serviços especializados. A rede de comunicações da organização linha-staff é formada de linhas formais de autoridade e responsabilidade lineares e de linhas diretas de assessoria e prestação de serviços de staff.

- Separação entre órgãos operacionais (executivos) e órgãos de apoio e suporte (assessores). Na organização linha-staff há uma separação entre órgãos operacionais (linha), que são os órgãos executivos das operações básicas da organização e os órgãos de apoio (staff), que são os órgãos assessores e consultores que prestam serviços internos.

Distinção entre Órgãos de Linha e Staff

Órgãos de linha são aqueles que têm função executiva e de comando, tais como Diretoria, Superintendência, Gerência etc.

"Staff" é órgão de assessoramento vinculado diretamente à Diretoria e Altas Gerências, mas sem poder de comando direto sobre os órgãos de hierarquia inferior. Ex: Assessor Jurídico, Assessor Técnico, Assessor Financeiro, Assistente Administrativo, Assistente Contábil etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com