TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Concorrencia Indireta e Direta

Por:   •  25/10/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.219 Palavras (5 Páginas)  •  1.875 Visualizações

Página 1 de 5

Anhanguera Jundiaí

Competências Profissionais – Tutoria.

Thais Isabelle Beliziario – RA: 5660121968

Profº Emerson Gomes

Jundiaí, 13 de Outubro de 2016.

Desafio:

Escolher três empresas/marcas, definir concorrentes diretos e indiretos dos dois níveis e analisar o macro ambiente das mesmas.

Empresas escolhidas (Razão social):

  1. Unilever Brasil LTDA – Divisão Kibon
  2. SAMSUNG ELETRONICA DA AMAZONIA LTDA
  3. BIC Amazônia S/A

Definição da concorrência:

A primeira empresa que foi escolhida para a análise foi a Unilever Brasil LTDA – Divisão Kibon, Produto: Sorvete MAGNUM

Concorrência Direta – NÍVEL 1:

Consideramos como concorrência direta nível 1 tudo o que pode substituir pelo mesmo produto e mesmo valor e mesmo grupo de clientes neste caso seria o sorvete Mega da marca Nestlé.

[pic 1]  X [pic 2]

Concorrência Direta – NÍVEL 2:

Consideramos como concorrência direta nível 2, aquela que oferece o mesmo produto para diferentes perfis e diferentes padrões de preço, neste caso continuaremos usando o produto Magnum como exemplo e como concorrência o sorvete Haggen Daz

[pic 3]X  [pic 4]

Concorrente Indireto – NÍVEL 1:

Consideramos como concorrência indireta nível 1 aquela que atende as necessidades do consumidor como benefício central, porém não é o mesmo produto/serviço, para diferentes perfis e com diferentes preços. Continuando com o sorvete Magnum encontramos o chocolate de concorrência, pois, entendemos que o cliente gostaria de algo doce, e o chocolate pode satisfazer o mesmo.

[pic 5]x  [pic 6]

Concorrente Indireto – NÍVEL 2:

É considerado concorrente indireto nível 2 empresas que oferecem produtos e serviços diferentes e sem o mesmo benefício central, mas que podem servir de opção para que o consumidor invista o seu dinheiro.

Continuaremos com o sorvete Magnum da marca Kibon e como concorrência utilizaremos um presente, o consumidor economiza no sorvete para comprar um presente mais arrojado para alguém especial.

[pic 7]  X  [pic 8]

A segunda empresa que foi escolhida para o desenvolvimento deste trabalho foi a SAMSUNG ELETRONICA DA AMAZONIA LTDA e o produto foi o Galaxy S7 Edge | S7.

Concorrência Direta – NÍVEL 1:

Conforme explicado com a Marca anterior é considerado concorrência direta nível 1 tudo o que substitua por um mesmo produto, do mesmo padrão de preço e o mesmo beneficio central.

Aqui vamos comparar o celular da Samsung X Apple[pic 9]X  [pic 10]

Concorrência direta – NÍVEL 2:

Também já foi explicado acima, são todos os concorrentes que substituam o produto por um outro que seja o mesmo beneficio central, porém com o padrão de preço diferente e para diferentes targets.

Aqui vamos continuar com o Samsung e agora com um celular que seja mais barato da marca Motorola, o Samsung tem funções melhores e é mais caro.

[pic 11]X  [pic 12]

Concorrência indireta – NÍVEL 1:

Consideramos como concorrência indireta nível 1 aquela que atende as necessidades do consumidor como benefício central, porém não é o mesmo produto/serviço, para diferentes perfis e com diferentes preços.

Aqui, continuamos com o celular da marca Samsung, para este caso o telefone fixo será considerado como concorrente indireto nível 1, pois, atende o mesmo benefício que é se comunicar, mas os preços são diferentes e não tem a mobilidade que um celular móvel oferece.

[pic 13]  X  [pic 14]

Concorrência Indireta – Nível 2:

Conforme explicado na marca anterior é considerado concorrente indireto nível 2 empresas que oferecem produtos e serviços diferentes e sem o mesmo benefício central, mas que podem servir de opção para que o consumidor invista o seu dinheiro.

Neste caso continuaremos com o celular de marca Samsung e o concorrente a ser considerado será uma viagem como lazer.

[pic 15]X  [pic 16]

BIC AMAZÔNIA S/A

Para esta marca utilizaremos o produto lâmina de barbear – FLEX 4

Concorrente direto – NÍVEL 1:

Conforme explicado com a Marca anterior é considerado concorrência direta nível 1 tudo o que substitua por um mesmo produto, do mesmo padrão de preço e o mesmo benefício central.

Aqui utilizaremos o concorrente Gillete também com 04 lâminas e com o mesmo padrão de preço.

[pic 17]X  [pic 18]

Concorrência direta – NÍVEL 2:

Também já foi explicado acima, são todos os concorrentes que substituam o produto por um outro que seja o mesmo beneficio central, porém com o padrão de preço diferente e para diferentes targets.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (643.8 Kb)   docx (961.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com