TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Condutores

Por:   •  15/6/2015  •  Resenha  •  492 Palavras (2 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 2

PROCESSOS DE ELETRIZAÇÃO

A maioria dos corpos que existentes na natureza encontram-se neutro; caso contrário, eles estariam em constante atração e repulsão. No entanto temos três tipos dos tais:

  1. Por atrito: Ao se atritarem dois corpos, promove-se a “mistura” dos elétrons da superfície desses corpos de forma que, ao separá-los, o material que atrai os elétrons para si com maior intensidade retira os elétrons do outro, eletrizando-se negativamente, e o corpo que perde elétrons fica com excesso de prótons, eletrizando-se positivamente. Dessa forma, ao final de uma eletrização por atrito, os dois corpos envolvidos tem cargas de sinais opostos. Ex: Ao encostar em uma pessoa vestida com roupa de lã, certamente você levará um choque. Isso porque durante o dia, as pessoas estão em constante atrito com a roupa. Isso provoca o acúmulo de cargas no organismo e na vestimenta, o que causa tensão. Ou ao chegar em casa, após um dia movimentado, e tirar os sapatos, certamente sentiremos um alivio. Pois ao ficar descalço em casa, essas cargas, se escoam para a terra e dão sensação de alivio. Outro exemplo, ao encostar na lataria de um carro após ele ter realizado uma longa viagem, esses choques ocorrem pois o automóvel acumula cargas por causa do atrito com o ar, possibilitando descargas (choques) quando tocado.

 [pic 1][pic 2][pic 3]

  1. Por contato: Ocorre quando coloca-se  em contato um corpo inicialmente nêutron com outro carregado negativamente, as cargas elétricas em excesso se distribuem por eles como se fossem um só. Caso for do mesmo tamanho e material as cargas se misturam igualmente. Assim, para corpos de mesmo material e tamanho, pode-se obter a carga final de cada um dos corpos envolvidos somando-se as cargas e dividindo-as por entre os elementos participantes. Quando tiver dois elementos em contato, soma-se as cargas em excesso e dividem-nas por dois; quando há 3 elementos soma-se as cargas e divide-se por 3, e assim sucessivamente. Muito importante saber que ao final de uma eletrização por contato, os corpos envolvidos sempre apresentam o mesmo sinal.

[pic 4]

  1. Por indução: Um corpo inicialmente neutro pode ser eletrizado por meio de diferentes processos que utilizam como agente em um corpo carregado eletricamente (corpo indutor). Esse induz a separação das cargas no interior do corpo neutro, permitindo que haja, a partir dessa disposição, diferentes formas para se eletrizar um corpo. Há muitas formas de se eletrizar um corpo por indução, mas, em todos os casos, o principal procedimento adotado é a separação de cargas, provocada por um corpo eletrizado (carregado). Tenho aqui um exemplos mais comuns de processos de eletrização por indução: Eletrizando um corpo neutro

[pic 5]

(Os corpos indutores e induzidos apresentam, ao final do processo, cargas de sinais opostos)

Em vez de realizar a ligação com a Terra, pode-se encostar o dedo na esfera, fazendo com que elétrons do corpo humano sejam transferidos para a esfera neutra, eletrizando-a. Ao final desse processo, basta retirar o dedo, finalizando o processo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (195.7 Kb)   docx (85.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com