TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conglomerado

Seminário: Conglomerado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2014  •  Seminário  •  361 Palavras (2 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 2

Definição

Um Conglomerado é a combinação de duas ou mais corporações com atividades em diferentes tipos de negócio, mas que estão sob uma mesma estrutura corporativa (ou grupo empresarial), geralmente uma holding e várias subsidiárias. Muitas vezes, um conglomerado é uma empresa multi-industrial ou empresas multinacionais.

Atualmente conglomerados são considerados uma forma de oligopólio, quando empresas detém o domínio de determinada oferta de produtos ou serviços. Um exemplo de conglomerado é a empresa Mitsubishi, que fabrica desde carros até canetas, ou a LG Group e Samsung Group, que fabricam de celulares, notebooks e televisores, até eletrodomésticos e produtos petroquímicos.

Conglomerados ficaram populares na década de 1960 nos EUA, devido uma combinação de baixa taxa de juros e uma forte tendência do mercado na época, o que permitiu que muitos conglomerados adquirissem empresas em aquisições alavancadas (onde o preço de compra é financiado através de dois fatores: o capital e a dívida da empresa a ser comprada) , algumas vezes, com valores deflacionados temporariamente pelo mercado financeiro.

Por muitos anos isto contribuiu para a alta no preço das ações de empresas, a natureza agressiva dos conglomerados em si já era o suficiente para fazer muitos investidores comprar suas ações, já que viam um negócio forte e aparentemente imparável. Com os preços das ações em alta, permitiram a esses conglomerados levantar empréstimos cada vez maiores e assim adquirirem ainda mais empresas. Isso levou a uma reação em cadeia que permitiu aos conglomerados crescer muito rapidamente.

No entanto, todo este crescimento foi algo ilusório. Quando as taxas de juros subiram para compensar a inflação, os lucros dos conglomerados caíram. Investidores notaram que as empresas dentro do conglomerado foram crescendo mais depressa do que antes de serem compradas, enquanto que a lógica para a compra de uma nova empresa foi diminuindo. Ao final dos anos 1960 foram rejeitadas pelo mercado muitas vendas de ações de conglomerados, o que se seguiu fortemente.

Para manter suas empresas muitos conglomerados foram forçados a abandonar as indústrias que haviam comprado recentemente, e em meados de 1970 a maioria dos conglomerados tinha sido reduzida drasticamente ou simplesmente deixou de existir. O conglomerado foi posteriormente substituído por ideias mais recentes, como foco em uma empresa núcleo.

...

Baixar como  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »