TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Consequências sociais e econômicas causadas pelas compras on-line

Relatório de pesquisa: Consequências sociais e econômicas causadas pelas compras on-line. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/10/2014  •  Relatório de pesquisa  •  2.253 Palavras (10 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 10

ASSOCIAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DO PIAUÍ – AESPI

CURSO: BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

DISCIPLINA: ECONOMIA E NEGOCIOS

Durvalina Alves Silva R.A – 6002 0000 934

Girleno Silveira Lima R.A – 6002 0000 666

Silvane B. de Mesquita Sousa R.A –6002 0000 964

Jose Marcelo Cruz Oliveira R.A –01580000579

Lidiane Lemos lopes R.A – 6002 0000 1026

ICMS NAS COMPRAS PELA INTERNET

A cobrança da diferença do ICMS não é uma questão tributária, mais econômica.

TERESINA- PI

2011.

JUSTIFICATIVA

O tema proposto nesse resumo foi escolhido através de uma analise critica de vários temas, bem sabemos que a ciência da economia é bastante ampla trazendo um universo enorme de possibilidades. Cabe a nós a filtramos e dividirmos as informações de uma maneira cética e empírica; Procuramos um tema atual de grande importância econômica, mas que por outro lado, passa-se despercebido pela maioria das pessoas; Assim levanta-se um clima de espanto e curiosidade ao expormos os dados.

ICMS sobre produtos vendidos pela internet, um tema novo, arrojado, com informações escassas comparados com outros temas; aborda temáticas econômicas importantíssimas, como a preservação de empregos físicos e a arrecadação de impostos; Expõem também a outra face da politica brasileira que não é aquela velha face da corrupção, Políticos se juntam para o bem comum, revelando uma ponta de esperança na administração brasileira.

Como já foi posto, esse tema é atual de interesse de todos, mas que vinha passando despercebido por muitos, por esses pontos e muitos outros que justificamos a escolha do tema. Trabalho feito com intuído principal de adquirir valores intelectuais a serem agregados a nossa disciplina de ECONOMIA E NEGOCIOS.

RESUMO

O presente artigo tem como objetivo identificar e analisar as repercussões sociais e econômicas provocadas pelas facilidades de compras na internet; Tomando por base o artigo, presente em anexo, da JORNALISTA ECONOMICA Luciana Azevedo, buscou-se compreender a dinâmica dessa atividade que gira em torno da busca de praticidade; essa modalidade de compra cresceu de maneira astronômica, um dos motivos que levaram essa explosão econômica foram os preços baixos, já que as lojas não têm ambientes físicos, não tem enormes gastos com funcionários e nem com aberturas de novas lojas, tudo isso influencia diretamente o preço final dos produtos, alavancando cada vez mais esse tipo de venda.

Esse estilo de vida no seu auge, suas enormes quantidades de venda movimentando cifras milionárias despertou o olhar das autoridades para um ponto negativo de caráter essencial, a economia local, como é de fato o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) cobrado sobre esses produtos fica no local de origem do mesmo, ou seja esta gerando um desequilíbrio na arrecadação de impostos dos estados importadores, adentrando mais ao tema a problemática é essa os estados que detêm a maior parte das vendas pela internet são: São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná onde estão localizados os centros de distribuição, Todos os impostos ficam nesses estados gerando um desequilíbrio financeiro, tomando como exemplo o Piauí, 95% dos produtos que compram pela internet vem dos estados detentores dos centros de distribuição, ao inverso São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná não compra nada do Piauí, O estado em questão deixa de arrecadar em media 36 milhões por ano.

O fundo do poço ainda e mais em baixo, o problema chega a níveis micro regionais provocando uma crescente taxa de desemprego, como a s lojas locais não tem como competir com o mercado virtual tem que cortar gastos ou ate mesmo fecharem as portas, tudo isso gera um impacto econômico local negativo, mais pessoas desempregadas procuram compra produtos mais baratos ,quando tem alguma renda, logo encontram esses produtos na internet provocando o efeito bola de neve.

A politica brasileira é manchada pela politicagem ia péssima administração, porem políticos de todos os 18 estados afetados, reuniram-se em pro da população e implantou a lei nº 6.041, de 30 de dezembro de 2010, que regulamenta o comercio eletrônico; no Piauí a cobrança do ICMS será feita assim: 4,5% se oriunda das Regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e o Estado do Espírito Santo; 8% se oriunda das Regiões Sul e Sudeste, exclusive do Estado do Espírito Santo, lembrando que o ICMS só será aplicado à compra a partir de 500 reais Assim será cobrado imposto tanto na saído do produto quanto na chegada. Diminuindo os atritos entre os estados compradores e vendedores.

Embora essa decisão seja de suma importância para a população piauiense e todos os outros estados envolvidos na problemática, há estados (São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná) que agem contra a ascensão dessa lei. Os mesmo que detém as grandes distribuidoras dos produtos fornecidos em compras on-line, esses estados escolheram essa posição com medo da diminuição da demanda de seus produtos. Pois com a aplicação do ICMS na saída (estado vendedor) e na entrada (estado comprador) o preço final do produto irá se igualar ao valor do mesmo produto nas lojas locais, ocorrendo uma valorização da economia regional.

IDEIA CENTRAL

Disputa entre mercados físicos e on-line, atritos entre economias dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná contra os demais estados da união. Estados lutando pela valorização da economia local, e pela participação nas cobranças dos tributos sobre produtos adquiridos em compras on-line.

IDEIAS COMPLEMENTARES

Em relação a esse tema, há uma gama enorme de variáveis, procuramos analisar os impactos mais importantes em relação a problemática em questão, tais como:

 Diminuição de empregos diretos e indiretos;

 Concorrência desleal;

 Redução da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com