TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Geral

Monografias: Contabilidade Geral. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2015  •  709 Palavras (3 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução a contabilidade :

A contabilidade é uma ciência social, sendo uma ação humana que gera o fenômeno patrimonial, sua principal ferramenta é os métodos quantitativos ( matemática, estatística) .

Podemos notar que tudo que fazemos no nosso dia a dia precisamos dos métodos quantitativos dos números, como por exemplo: ao acordar olhamos no relógio a hora, compramos uma certa quantidade de pães na padaria, qual a velocidade do carro, nosso salário, recebimentos e pagamentos de contas, os números de canais da televisão, enfim tudo que fazemos em nosso cotidiano envolvem os números.

A contabilidade dentro das empresas tem um papel muito grande como gerenciar os dados contábeis da organização, e auxilia em grandes tomadas de decisões para a organização, toda empresa seja ela grande ou pequena precisa de alguém do mercado contábil para que ela cresça e obtenha sucesso futuramente. Com a evolução da economia o ambiente empresarial está crescendo e se tornando cada vez mais competitivo , As organizações , assim como as pessoas, precisam buscar objetivos para a adaptação à mudanças, usando como instrumento a Contabilidade , que é de grande importância para a Administração de empresas na tomada de decisões. Todos os fatos que aconteceram no passado e acontecem no presente devem ser utilizados como ferramentas para a obtenção de estimativas dos acontecimentos futuros.

A responsabilidade da contabilidade foram crescendo em virtude das pressões exercidas para obter informações para a tomada de decisões. Para que isso ocorresse de forma correta e com o menor risco possível. Com esse posicionamento ,o direcionamento das empresas busca a eficiência e eficácia nas informações contábeis a gestão e mensuração do desempenho de suas atividades, estabelecendo conceitos e técnicas para a preparação das informações utilizadas pela gerência no planejamento e no controle das operações das organizações. Nos dias atuais as empresas necessitam do maior numero de informações possíveis sobre a entidade, de todo ambiente interno e externo, para que os empresários possam tirar proveito dessas informações, dando soluções a problemas e decisões da entidade. a contabilidade deixou de ser vista apenas como necessidade para o cumprimento de obrigações fiscais, e determinações legais e registros, mas sim como ferramenta indispensável no gerenciamento, planejamento e controle, administração de recursos humanos, controlando, executando e fornecendo consultoria de todos os departamentos, além de possuir responsabilidade pela apuração e controle dos impostos, contribuições

O objetivo da contabilidade é fornecer informações de natureza econômica, financeira, física de produtividade e social, sendo usuários internos e externos.

As demonstrações contábeis tem como objetivo fornecer informações sobre a posição patrimonial e financeira, o desempenho e as mudanças da entidade e para tomadas de decisões.

Vejamos a baixo os elementos das demonstrações contábeis.

Ativo: é representado por bens e direitos que a entidade possui e podem ser valorizados em termos monetários , Os bens e direitos constituem a parte positiva do Ativo.

Passivo: representa todas a obrigações e dividas da entidade seja ela com fornecedores, sócios ou terceiros , As obrigações representam a parte negativa do Passivo.

Capital social: É o investimento inicial feito pelos proprietários da empresa e corresponde ao patrimônio líquido inicial.

Patrimônio liquido: é o conjuntos de bens, direitos e obrigações vinculados a empresa.abrange tudo aquilo que a pessoa tem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com