TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Geral

Trabalho Universitário: Contabilidade Geral. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2013  •  3.877 Palavras (16 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 16

Introdução:

Se a contabilidade abrange toda forma de registrar fatos numéricos para diversos objetivos, a sociedade humana pratica contabilidades há tempos imemoriais. Fourastié e Kovacs (1992) notam que, “embora pouco documentada, a eficiente administração do império romano certamente se apoiava em registros estatísticos e contábeis tanto na administração de seu patrimônio como seu arsenal”.

A origem da contabilidade contemporânea, também conhecida como a Contabilidade das Partidas Dobradas, afirmando que todos os lançamentos são duplos, ou se já não existe débito sem um credito de igual valor. A criação da contabilidade é normalmente atribuída ao frei franciscano Luca Bartolomeu Pacioli que, em 1494, escreveu o Tractatus de Computis et Scripturis, onde o Método das Partidas Dobradas é proposto como mecanismo de controle patrimonial. Embora historiadores afirmem que o Método das Partidas Dobradas já estivesse em aplicação em diversos centros comerciais italianos, e que a obra do frei Luca Pacioli ilustra matemáticos da época, muito ligados a Leonardo da Vinci e autor da primeira obra impressa sobre matemática, serviu pra sistematizar e popularizar a Contabilidade.

A evolução da Contabilidade acompanhou o desenvolvimento comercial e industrial durante os séculos. No século XX, a preocupação norte¬ americana na busca da eficiência gerencial, coerente com os Princípios de Administração Científica propostos em 1911 por Taylor (1947), passou a dar ênfase à informação contábil como suporte e ao processo decisório.

A tomada de decisão, faz parte da rotina diária de uma empresa, o administrador tem o papel definitivo em cada uma delas sejam elas rotineiras ou de extrema relevância para o sucesso da empresa e para assumir tal responsabilidade, um bom profissional busca cercar-se do maior número de dados ou seja de informações, mas de nada adiantara se estas não estiverem corretamente expressas, foi com esse intuito de que promovemos uma análise criteriosa, dos componentes do patrimônio da INOVAÇÃO & DESAFIO COM Ltda, tendo por objetivo de classificá-los corretamente.

Tendo como base as definições que constituem o PLT de Contabilidade Financeira, foi feita uma correção e divisão na relação de contas patrimoniais de 20/08/2009 da INOVAÇÃO & DESAFIO COM Ltda, respeitando a seguinte ordem:

Bens são as coisas, capazes de satisfazer às necessidades das pessoas e das empresas: Caixa, Banco conta movimento, Estoque – Mercadorias, Móveis e utensílios, Terrenos, Computadores e periféricos, Imóveis, Instalações, Veículos, Material de embalagem, Estoque – Material de escritório, Estoque – Material de limpeza e Marcas e patentes.

Direito é o poder de exigir alguma coisa de terceiros: Duplicatas a receber, Títulos a receber, Diferido, Aplicações financeiras de curto prazo e impostos a recuperar.

Obrigações são as dividas que se tem com terceiros, isto é compromissos que serão reclamados e cujo pagamento será exigido na data do vencimento: Fornecedores, Contas a pagar, Alugueis a pagar, Impostos e taxas a recolher, Seguros a pagar, Adiantamento a funcionários, Energia elétrica a pagar, adiantamento a fornecedores, Empréstimos a pagar, Despesas pagas antecipadamente e Gastos de constituição.

No grupo dos Bens, podemos subdividir os componentes patrimoniais em:

Bens de troca, que são os bens que são usados para trocar por outros bens: Caixa, Banco conta movimento e Estoque – Mercadorias.

Bens de uso: são bens usados continuamente: Móveis e utensílios, Terrenos, Computadores e periféricos, Imóveis, Instalações e Veículos.

Bens de consumo: São os bens destinados ao consumo da empresa: Material de embalagem, Estoque – Material de escritório e Estoque – Material de limpeza.

Bens intangíveis: São compostos por bens incorpóreos: Marcas e patentes.

Total dos bens de troca

Caixa, Banco conta movimento e Estoque – Mercadorias. 536.000,00

Total dos bens de uso

Móveis e utensílios, Terrenos, Computadores e periféricos, Imóveis, Instalações e Veículos. 418.000,00

Total dos bens de consumo

Material de embalagem, Estoque – Material de escritório e Estoque – Material de limpeza. 16.700,00

Total dos bens intangíveis

Marcas e patentes.

15.600,00

Total dos bens 986.300,00

Partindo do conceito do método das partidas dobradas, ou seja, a igualdade entre o lados, ativo é igual ao Passivo + patrimônio liquido, tendo a empresa INOVAÇÃO & DESAFIO COM Ltda, descrito no período 20/08/2009, um ativo de 1.500.300,00 e um passivo de 1.127.100,00 seu patrimônio liquido será a diferença dos dois ou seja 373.200,00.

Em posse desse dados, e sob conformidade da Lei n° 6.404/76, LEIS DA S.A, ( alterada pelas leis n° 11.638/07 e 11.941/09), no seu Capitulo XV, Seção III, estabelece as regras a serem observadas para a elaboração do balanço Patrimonial, no que tange ao conteúdo de cada grupo de contas do Balanço, assim podemos elaborar um balanço patrimonial ou seja uma demonstração contábil destinada a evidenciar, quantitativa e qualitativamente, numa determinada data, a posição patrimonial e financeira da Entidade em um momento estático.

Ao elaborar o Balanço Patrimonial, deve-se salientar o detalhamento de especificar as maneiras de como, nele, as contas devem ser arranjadas vejamos o que diz o Art.178

“Art. 178. No balanço as contas classificadas segundo os elementos do patrimônio que registrem, e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação financeira da companhia.

§ 1° No ativo, as contas serão dispostas em ordem decrescente de grau de liquidez dos elementos nelas registrados, no seguintes grupos:

I – Ativo circulante; e

II – Ativo não circulante, composto por ativos realizáveis a longo prazo, investimento, imobilizados e intangíveis.

§ 2° No passivo, as contas serão classificadas nos seguintes grupos:

I

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com