TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contas a Pagar e Receber

Tese: Contas a Pagar e Receber. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/8/2013  •  Tese  •  3.130 Palavras (13 Páginas)  •  960 Visualizações

Página 1 de 13

CONTROLE FINANCEIRO

UNIVERSIDADE BRAZ CUBAS

MOGI DAS CRUZES

2013

CONTROLE FINANCEIRO

UNIVERSIDADE BRAZ CUBAS

MOGI DAS CRUZES

2013

SUMÁRIO

1. TEMA 04

2. DELIMITAÇÃO DO TEMA 04

3. OBJETIVOS 04

3.1 GERAL 04

3.2 ESPECÍFICOS 04

4. PROBLEMA 04

5. JUSTIFICATIVA 04

6. EMBASAMENTO TEÓRICO 05

7. PLANO DE AÇÃO 00

8. RESULTADOS ESPERADOS 00

8.1 QUALITATIVOS 00

8.2 QUANTITATIVOS 00

9. PREVISÃO DE CUSTOS 00

10. CRONOGRAMA 00

11. REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO 16

12. ANEXOS 00

1. TEMA

Contas a Pagar e Receber

2. DELIMITAÇÃO DO TEMA

Este projeto de pesquisa tem o objetivo de analisar os processos do departamento financeiro da empresa QUEBRA VIDROS LTDA e propor soluções adequadas de melhorias utilizando-se da gestão financeira.

3. OBJETIVOS

3.1 Geral

Desenvolver uma metodologia para estruturar o departamento financeiro.

3.2 Específico

• Elaborar uma planilha para controlar os recebimentos.

• Criar um método eficaz para acompanhar as retiradas do proprietário.

• Desenvolver um processo para controlar as entregas e prestação de serviços a fim de manter o controle financeiro da empresa.

4. PROBLEMA

Como solucionar o controle financeiro da empresa?

5. JUSTIFICATIVA

A empresa QUEBRA VIDROS LTDA atuante no segmento de comercialização e instalação de vidros, situada no município de Mogi das Cruzes - SP praticando esta atividade há 38 anos, seu faturamento estimado anual em torno de R$ 1.000.000,00 ( hum milhão de reais ), há falta de controle financeiro na empresa e isso vem ocasionando os seguintes problemas:

Falta de controle dos recebimentos referente à venda e prestação de serviço, o proprietário faz retiradas diariamente no caixa da empresa sem o devido controle e comprovação, descontrole na entrega do produto e serviço no prazo estipulado, gerando insatisfação dos clientes, falta de credibilidade no mercado e perca pela procura de produtos e serviços impactando diretamente no departamento financeiro.

6. EMBASAMENTO TEÓRICO

Contas a pagar e contas a receber são dois grandes pontos, de extrema importância, dentro da parte financeira de uma empresa. Para que a empresa consiga se organizar e ter qualquer planejamento futuro, ela deve obter esses itens no seu financeiro. Embora não tenha uma regra específica para ser seguida, pois cada empresa tem um método diferente, mas todas em única base. Por isso vamos explicar o que é exatamente cada uma dessas duas funções, e o que se fazem.

CONTAS A PAGAR

De acordo com Edson Evangelista contas a pagar significam que as empresas devem dinheiro a alguém, como por exemplo, dívidas para com os fornecedores na compra de matéria-prima ou os tributos que devem se pagar ao governo, entre outros títulos.

O conceito de contas a pagar é exatamente isso mesmo que a nomenclatura anuncia: um determinado número de contas necessárias de serem pagas em uma determinada data ou em mais de uma quando há o uso de pagamentos parcelados. (EVANGELISTA, 2010)

Este mecanismo é muitíssimo utilizado pela maioria das empresas atuantes no mercado no mundo atual e tal mecanismo é tão eficiente que muitas pessoas comuns estão trazendo este método para dentro de suas próprias casas, a fim de conseguir se organizar de tal forma com suas próprias dívidas que a pessoa nunca será pega de surpresa com dívidas inesperadas ou por cobranças esquecidas numa gaveta, correndo assim o risco de ter o serviço interrompido ou cancelado.

Evangelista afirma que aplicar o contas a pagar em uma empresa é uma estratégia boa para conseguir administrar melhor todos os negócios referentes à mesma. Através desta organização, nenhum prestador de serviço ou fornecedor da companhia não ficará sem receber seu pagamento em dia e com isso a empresa pouco provavelmente terá que enfrentar situações de desconforto e de insatisfação com relação a seus parceiros e neste meio dos negócios, o número de amigos e de pessoas que suportam seus negócios é extremamente importante.

“Contas a pagar é a arte de honrar os compromissos (compras de materiais e serviços), devidamente constituídas e autorizadas pela empresa, com o maior prazo possível e menos custo empresarial. (EVANGELISTA, 2010)”.

Todos os pagamentos correspondentes as aquisições de recursos e que só sejam efetuados (pagamentos), após a constatação da autenticidade e exatidão do respeito material o serviço adquirido pela empresa. O profissional da área de contas a pagar deverá ter sempre presente que, do rigor na execução das atividades do seu dia a dia de trabalho, dependerá o sucesso da organização que representa em alcançar as metas financeiras estabelecidas. Que para se criar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com