TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etapas De Contas A Receber

Pesquisas Acadêmicas: Etapas De Contas A Receber. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2014  •  409 Palavras (2 Páginas)  •  1.025 Visualizações

Página 1 de 2

- Descrição das etapas do Processo envolvido na atividade de Contas a Receber. Essas etapas variam de empresa para empresa,

• Vendas a Prazo: É o momento em que o cliente negocia o serviço a ser prestado mediante um documento fiscal que deve constar o valor total da venda e as parcelas a serem pagas com os respectivos prazos de vencimentos.

• Abertura de Conta: No caso do cliente nunca ter efetuado compras a prazo na empresa, é necessário que no momento da abertura, seja realizada uma consulta no Serviço Nacional de Proteção ao Crédito (SPC) e no SERASA (Centralização de Serviços Bancários S/A), para verificar se o cliente possui registro em seu nome ou não.

• Cadastro: Depois da abertura da conta do cliente, é preciso fazer o cadastro. No cadastro, o cliente deve informar nome, endereço, documentos pessoais, local de trabalho, estado civil, renda, entre outros.

• Limite de Crédito: A empresa estipula um valor máximo a confiar ao cliente, levando em consideração as negociações anteriores, o montante do financiamento ou ainda o prazo deste parcelamento.

• Cobrança: Todos os meses, este setor deve emitir relatórios por clientes, em que são relacionados em uma listagem os clientes em atraso que devem ser cobrados para posterior pagamento, através de renegociações de dívidas ou novos parcelamentos.

• Relatório de Clientes por Vencimentos: Existe um relatório de clientes por vencimento que é gerado pelo próprio sistema. Todo início de mês é emitido e analisado um relatório, em que estar demonstrado o que deve ser recebido pela loja. Depois de retirar o relatório, devem-se observar as contas de clientes que estão vencidas à mais tempo. No relatório, consta o número da fatura, data de emissão, prazo, vencimento, valor, valor com juros e condições de pagamento. Se o cliente não se manifestar durante o período de tempo estipulado, são enviados os dados do mesmo ao SPC, que deve mandar carta, permanecendo oculto, depois deste período o CPF é então registrado.

• Baixa de Débitos por clientes: Quando o cliente salda sua dívida para com a empresa, deve-se dar baixa no sistema, informando então o valor recebido do respectivo cliente. Este controle relaciona a baixa de débitos por informação de clientes.

• Provisão: A provisão para devedores duvidosos deve ser estabelecida pela empresa, que realiza o cálculo retirando das vendas o total de recebimentos da empresa. Desta forma, é calculado um percentual que fica próximo a 5 % de perdas. Dessa forma, os clientes incobráveis são considerados como perdas para a empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com