TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Crises Cambiais: Dolarização

Resenha: Crises Cambiais: Dolarização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/7/2013  •  Resenha  •  264 Palavras (2 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 2

Crises Cambiais: Dolarização

A dolarização é a medida mais extrema adotado por um país que abandona sua própria moeda para fazer uso de uma moeda estrangeira mais estável e desenvolvida. O nome dolarização foi criado em função do dólar utilizado nos Estados Unidos da América, mas a conversão de qualquer moeda estrangeira estável, por exemplo: o euro europeu, o iene japonês ou o marco alemão, é também denominada dolarização.

No mercado econômico mundial, é de conhecimento de todos a existência de dois tipos de dolarização, a completa e a não-oficial.

A dolarização completa ocorre quando um governo passa a usar uma moeda estrangeira em todas as suas transações, inclusive contas bancárias públicas e privadas são convertidas para a mesma moeda.

A dolarização não-oficial também conhecida como substituição monetária, é muito mais comum que a dolarização completa, pois é utilizada principalmente por países emergentes, ocorre quando sua moeda local fica muito dependente do dólar.

Desvantagens

Com a dolarização o pais passa a ser mais estável, mas também passa a se mais vulnerável às constantes mudanças na valorização do dólar ou moeda estrangeira utilizada. Isso ocorre porque todo pais dolarizado não tem controle de sua política monetária, pois fica a mercê do banco central daquele país cuja moeda esta em uso.

Vantagens

A mais importante vantagem da dolarização é com certeza a estabilidade econômica, pois o pais consegue controlar a inflação alta. E também acaba com o risco de desvalorização do preço do petróleo no mercado internacional e não influencia nas taxas de cambio, o que leva a perda da taxa de cambio como uma ferramenta política.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com