TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Critério De Custeio Variável

Casos: Critério De Custeio Variável. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/1/2015  •  1.508 Palavras (7 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 7

1. INTRODUÇÃO

As Atividades Práticas Supervisionadas (ATPS) tem como princípio trabalhar e exercitar o que esta sendo ensinado em aula, ampliando nosso conhecimento na matéria, também nos auxilia a buscar maiores fontes de informação, aprimorando nosso conhecimento teórico e nos proporcionando a oportunidade de aplicá-los na prática.

Nessa atividade serão abordados temas como: Custeio dos Materiais dos Produtos, a Apuração dos Custos de Conversão, o Custos de Fabricação Indiretos (CIF), esses temas estão ligados à apuração de custos diretos e indiretos na produção de um produto. Para complementar serão apresentados Exemplos Práticos, mostrando passo a passo o desenvolvimento do trabalho.

Para tal, foram utilizados os materiais expostos, acrescidas das explicações e exemplos dados em aula, e enriquecido com pesquisas bibliográficas.

2. DESENVOLVIMENTO

Critério de custeio variável

Custeio variável tem como objetivo incorporar apenas aqueles produtos que podem ser metido especificamente para cada produto como exemplo: investimento em novas linhas de produtos, aquisição de novas máquinas, terceirização, negociações de vendas de escala etc.

Custeio ABC

Custeio baseado na atividade (activity based cost ).

Nesse critério não distingue despesas de custos, por essa razão, a legislação brasileira de imposto de renda não admite esse critério por exemplo: NET as empresas podem usar esse critério desde que tratem as despesas administrativas na mesma maneira que no custeio por absorção.

Critério de custeio por absorção

Esse critério é usado baseado no estoque e verificamos o custo de acordo com o uso de mercadorias. O custeio por absorção é o único critério que integralmente é aceito pela legislação brasileira de imposto de renda, logo, todas as empresas industriais que, por obrigação e por opção se enquadram no lucro real e precisam adotar o que justifica seu estudo acadêmico e desenvolvimento cientifico para que se torne mais perfeito possível.

Departamentalização

Departamentalização consiste em um processo onde são divididas em grupo funções similares para poderem especificar serviços assim tendo melhor eficiência em sua execução. Assim cada grupo fica responsável por uma atividade especifica.

Centro de custos

Consiste em um sistema de controle onde a empresa pode identificar contabilmente cada departamento com mais facilidade, assim podendo identificar rapidamente e detalhadamente o custo de cada setor ou departamento. Ele se integra nos departamento com uma estruturação de códigos numéricos assim podendo ser identificados cada um deles com uma maior eficiência.

Custos indiretos

Eles são classificados da seguinte maneira: custos indiretos gerais, segura da planta, conta de energia elétrica de relógio único, imposto predial entre outros.

Custos da área de serviços: departamento de manutenção, departamento de limpeza, departamento de lubrificação, departamento de caldeiras etc.

Custos indiretos específicos da área de produção depreciação das maquinas, iluminação da fábrica, lubrificação das maquinas, matérias de limpeza etc.

Bases de rateio

Bases de rateio são conjuntos de dados que se relacionam com o tipo de custo ser rateado. Não há, entretanto uma regra que definam quais são as bases de rateio a serem empregadas, elas são definidas pelo livre arbítrio do contador, por isso são chamadas de arbitrarias. As bases de rateio podem ser simples ou mais complexas. A aplicação de um modelo simples ou completa resulta em diferentes quantidades de custos transferidos para cada usuário e, por conseqüência, para os produtos, por essa razão é importante que sejam criteriosas.

A hierarquia departamental.

Os custos indiretos são conhecidos por meio dos centros e agrupados em departamentos. Como os produtos estão diretamente relacionados com os departamentos de produção, o critério para essa apropriação seja feita é transferindo todos custos dos departamentos de serviços para o departamento de produção. Precisamos considerar, entretanto que os departamentos de serviços trabalham para todos os departamentos da empresa, inclusive entrei si, o recomendado é desenvolver um mapa de rateio interdepartamental.

Apropriação dos custos indiretos na produção sob encomenda

O custo indireto de fabricação não tem como ser objetivamente identificados para uma ordem de produção para que sejam apropriadas as ordens devem ser utilizados os critérios de rateio de custos indiretos, tantos para os custos gerais, como para os custos dos departamentos de serviços. A diferença fundamental na apropriação dos custos indiretos entre os dois sistemas de acumulação de custos (sob encomenda e em série) reside na forma pela qual os custos acumulados nos departamento de produção são transferidos para os produtos. Enquanto na produção em série o objetivo é apropriar os CIFs à produção total de cada um dos produtos, já na produção sob encomenda o objetivo é agregar os CIFs a cada uma das ordens de produção.

Conceito e critérios para determinação do custo indireto estimado

Consiste na determinação de tarifas estimadas de CIF, segundo critérios que correspondam à realidade de cada tipo de empresa e de produto. Essas tarifas servem ao propósito de atribuir custos indiretos e cada uma das ordens de produção durante o processo de fabricação, ainda que de forma estimada. Os valores reais de CIF conhecidos no final do mês passam a ser atribuído a cada ordem de produção.

Apropriação do custo da mão-de-obra direta aos produtos na produção sob encomenda.

À medida que as ordens de produção caminham no processo de fabricação e cada uma das operações vai sendo realizados, vão correndo os apontamentos da quantidade de pessoas envolvidas, de seus respectivos registros, identificação de cargos e o tempo que dedicaram àquela operação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com