TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curso Intensivo De Capacitação Em Consultoria Empresarial Para Micro E Pequenas Empresas

Monografias: Curso Intensivo De Capacitação Em Consultoria Empresarial Para Micro E Pequenas Empresas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/2/2015  •  1.588 Palavras (7 Páginas)  •  461 Visualizações

Página 1 de 7

Índice

1. Apresentação. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 02

2. Curso Intensivo de Capacitação em Consultoria Empresarial para Micro e Pequenas Empresas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 04

2.1. Público-Alvo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 04

2.2. Objetivo Geral. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 04

2.3. Metodologia . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 04

2.4. Conteúdo Programático Modular. . . . . . . . . . . . . . . . 06

2.5. Carga-Horária e Estrutura Programática 08

2.6. Cronograma de Realização. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 10

2.7. Locais de Realização. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 12

2.8. Número de participantes .............................. . . . . . . 12

3. Responsável pelos trabalhos

I.D.O. BRASIL e seus sócios-gerentes. . . . . . . . . . . . . . . 12

1. Apresentação

Ao longo dos últimos anos, as ACEs – Associações Comerciais e Empresariais brasileiras passaram por um processo de desenvolvimento constante, apresentando melhorias significativas em seu portfólio de serviços, da capacitação de seus funcionários e da eficácia de sua gestão.

Elemento-chave para este processo foi a implementação do Projeto Empreender no início dos anos noventa, possibilitando um atendimento permanente e de qualidade a grupos de empresários do mesmo setor econômico via Núcleos Setoriais. O funcionamento desses Núcleos Setoriais teve e tem sido assegurado pela capacitação de jovens consultores em Consultoria Grupal que, após a devida preparação, acompanham-nos em seu dia-a-dia e articulam seus interesses frente às ACEs e a outros órgãos governamentais ou não-governamentais.

O sistema FACISC, com o Empreender, encontrou um novo modelo de propulsão dos pequenos empreendimentos no Estado. Com a capilaridade de que dispõe, através das associadas e sua abrangência estadual, expandiu sua capacidade de atendimento no universo das micro e pequenas empresas.

A presente proposta consiste na capacitação dos citados consultores grupais em Consultoria Empresarial, promovendo neles um salto qualitativo em sua prontidão para o atendimento direto, singular e eficaz às empresas filiadas à FACISC.

Conforme se pode observar, esta proposta contém um significado de disseminação estratégica de competências a atores de promoção do desenvolvimento empresarial, cujo impacto num longo prazo converter-se-á, por cadeia, em efeitos sistêmicos cujos benefícios são de difícil dimensionamento. Assim, sugere-se pensar esta proposta não como mero serviço de capacitação, como se intitulou anterior e formalmente, mas sobretudo como estratégia organizacional para o desenvolvimento estadual.

Além do exposto, os benefícios gerados pela capacitação dos consultores grupais contribuirão para diminuir os custos originados de serviços de consultoria para as empresas filiadas, resultando ainda no aumento de receita das ACEs. Considere-se que haverá, conseqüentemente, a promoção da percepção de valores agregados ofertados pelas entidades aos seus associados.

Como já se disse, esta proposta contempla um Curso Intensivo de Capacitação em Consultoria Empresarial para Micro e Pequenas Empresas. Sua arquitetura foi assim concebida:

2. Curso Intensivo de Capacitação em Consultoria Empresarial para Micro e Pequenas Empresas

2.1. Público-Alvo:

Destina-se a Consultores Grupais vinculados a uma ACE e atuantes em um Núcleo Setorial.

2.2. Objetivo Geral:

Desenvolver Consultores Grupais, recrutados e selecionados do Programa EMPREENDER, para atuarem como consultores empresariais junto às empresas vinculadas às Associações Comerciais e Empresariais.

2.3. Metodologia:

A Metodologia privilegiará a visão e abordagem sistêmicas da organização no estudo da Consultoria endereçada às MPE’s. O Projeto Aplicativo possibilitará aos participantes, divididos em quatro Grupos de Trabalho, contatos com pequenas e reais empresas e terão a oportunidade de perceber deficiências, identificar disfunções, levantar forças e valores comparativos e competitivos, analisar a situação empresarial, prospectar causas e, finalmente, levantar alternativas de solução. Decorrerão propostas de ações e melhorias, considerando aspectos mercadológicos, técnicos e de gestão da empresa objeto da consultoria.

Para tal finalidade, os participantes serão instrumentados na utilização de diferentes técnicas de diagnóstico, que permitirão compreensão da empresa em foco e a elaboração de considerações e sugestões de níveis estratégico, tático e operacional. O diagnóstico final será apresentado pelos grupos aos empresários.

O curso aprofunda o conhecimento de temas relevantes no dia-a-dia das MPE’s, tais como: Marketing, Produção, Custos, Formação do Preço de Venda, Contabilidade, Finanças, Recursos Humanos e outros. Tais temas, inerentes à Gestão Empresarial, serão percorridos na modalidade de resgate e revisão do conhecimento. A contribuição essencial deste Programa de Capacitação consiste no repasse, aos treinandos, de técnicas de ajuda e facilitação às empresas, clientes de uma consultoria, na solução de suas dificuldades e de seus problemas.

Objetivando acelerar o processo de internalização da aprendizagem, a capacitação ocorrerá de forma vivencial, a partir da experiência e do conhecimento dos participantes. Poderão ser utilizadas técnicas de:

 Estudo de Caso

 Simulações

 Exercícios Estruturados

 Dramatizações

 Jogos de Empresa

 Exibição de Filmes

 Metaplan

 Estudo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com