TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Defina preço

Tese: Defina preço. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/8/2013  •  Tese  •  2.145 Palavras (9 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 9

1) Defina medida de valor

Medidas de valor é a função do dinheiro que serve para comparar (ou medir) o valor das mercadorias entre si, tomando por base o preço de cada mercadoria em relação à mercadoria padrão (equivalente geral), que passou a ser o próprio dinheiro.

2) Defina meio de troca

Meio de troca (meio circulante) é a função utilizada no intercâmbio de mercadorias, serviços e mesmo na aquisição de divisas.

3) Defina trabalho abstracto

Trabalho abstracto é o trabalho visto sem as suas especificidades, considerado como dispêndio da força de trabalho em geral gasto na produção de um bem. Cria o valor da mercadoria.

4) Defina trabalho concreto

Trabalho concreto cria os valores de uso. É o trabalho considerado na sua modalidade específica (sapateiro, alfaiate, etc.)

Para iniciar a produção, o capitalista investe parte do seu capital na construção de edifícios e instalações fabris, na compra de máquinas e equipamentos, combustível, matéria-prima, etc. Essa parte do capital não altera o seu valor durante o processo produtivo e é denominado por capital constante.

5) Defina preço

O preço é determinado pela quantidade de trabalho incorporado na mercadoria, isto é pelo tempo de trabalho socialmente necessário gasto na produção. O fluxo de capital de um sector da economia para outro, conduz a um nivelamento das diferentes taxas de lucro intersectorial produzindo uma taxa média de lucro. O lucro médio é o lucro igual produzido por capitais iguais nos diferentes sectores da economia.

A composição do capital de acordo com o valor é determinada pela proporção em que o capital está dividido em constante e variável, denominada decomposição orgânica

1. Defina produto, input e função de produção.

Produto é aquilo que foi produzido, ou seja, o resultado de uma produção.

Input é de expressão inglesa e designa todas as despesas e investimentos que contribuem para a obtenção de determinado resultado, mercadoria ou produto até ao acabamento ou consumo final.

Em resumo, o (input) é tudo aquilo que entra, produto (output) é tudo aquilo que sai.

Função da produção é a relação que mostra a quantidade física obtida do produto a partir da quantidade física utilizada dos factores de produção em determinado período de tempo.

2. Explique o significado da lei dos rendimentos decrescentes.

Essa lei eleva a quantidade do factor variável, porém mantêm fixa a quantidade dos outros factores de produção. No início, aumentará as taxas crescentes, mais tarde após uma quantidade considerável do factor ser utilizada, as taxas continuarão a crescer, porém de forma decrescente (com acréscimos cada vez menores). Continuando o aumento da utilização do factor variável, a produção total chegará a um mínimo para depois decrescer.

A causa geradora dos rendimentos decrescentes na economia de escala vem do facto de o poder de decisão e capacidade administrativa e de gestão serem “indivisíveis e incapazes de aumentar”, ou seja, pode ocorrer uma descentralização nas decisões que faça com que o aumento da produção realizado não compense o investimento na ampliação da empresa.

3. Defina produto total, produtividade marginal e produtividade média. Mostre as principais relações entre esses conceitos.

Produto total é a quantidade do produto que se obtém da utilização do factor variável, mantendo-se fixa a quantidade dos demais factores;

Produtividade marginal é a relação entre variações do produto total e da quantidade utilizada no factor. O produto total varia quando ocorre variação no factor de produção.

Produtividade média é o resultado que se tem da divisão da quantidade total de produção pela quantidade que se utilizou ou seja, a produtividade média da mão-de-obra e a do capital.

1. Conceptualize e aponte as principais diferenças entre os fins da Macroeconomia e da Microeconomia.

A diferença é primordialmente uma questão de afectação, de finalidade. A macroeconomia trata o mercado de bens e serviços como um todo assim como o mercado de trabalho. A microeconomia leva em consideração o comportamento das unidades económicas individuais e de mercados específicos. Ao estudar a determinação dos preços de uma indústria por exemplo, a microeconomia considera constantes os preços das outras indústrias (hipótese de coeteris paribus), e a macroeconomia estuda o nível geral dos preços e ignora as mudanças de preços relativos dos bens das diferentes indústrias.

2. As políticas de estabilização da inflação não são compatíveis com a melhoria no grau de distribuição do rendimento. Concorda? Justifique a sua resposta.

Não. A inflação acarreta distorções principalmente sobre a distribuição do rendimento, portanto, as políticas de estabilização da inflação trariam consequentemente uma melhor distribuição do rendimento.

3. Resuma os instrumentos de política económica.

Política

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com