TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definição (HOMEM, CULTURA E SOCIEDADE)

Por:   •  1/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  900 Palavras (4 Páginas)  •  2.278 Visualizações

Página 1 de 4

“DEFINIÇÃO

                                               Conjunto de transformações econômicas, políticas e técnicas que  se iniciam na Inglaterra no último quarto do século XVIII e que  posteriormente se estendem a Europa e o resto do mundo.”

 

HOMEM,  CULTURA  E  SOCIEDADE

Atividade Discursiva

Sabemos que a Revolução Industrial foi um divisor de águas para o sistema econômico das sociedades ocidentais.

Explique as consequências da Revolução Industrial para as sociedades atuais.

Naquela época, 1780, o que predominava era a agricultura de subsistência, cultivo de alimentos para uso nas pequenas comunidades. Com a revolução agrícola muda-se o sistema de cultivo. Antes pequenas propriedades vão desaparecendo, alargam seus limites, cercam suas terras surgindo grandes propriedades voltadas a maiores produções, com melhoras na produção de alimentos.

CONSEQUENCIA: Expansão dos bens de consumo.

Há também uma mudança nos hábitos, trazendo melhorias na higiene, as vacinas, desaparecimento da peste negra, etc..

CONSEQUENCIA: Melhoria da saúde (em escala menor)

Muda também a maneira do relacionamento, consequentemente aumenta a necessidade de mão de obra, ocasionando a revolução industrial.

Na produção de tecidos, com a substituição da lã pelo algodão, levam ao crescimento da indústria têxtil com uso do tear mecânico. Consequentemente, há uma diminuição nos custos e aumento na produção.

Desenvolvimento das indústrias mineira e siderúrgica na produção de ferro para construção de ferrovias auxiliando no desenvolvimento do transporte e do comercio.

Tudo que acontece neste período, causando mudança também no sistema econômico, envolvia a necessidade de mais capital, provocando o aparecimento do capitalismo industrial.

Baseada no crescimento individual, sem intervenção do Estado, o capitalismo industrial promove o crescimento das pequenas empresas (familiares) necessitando cada vez mais de capital e mão de obra, incentivando cada vez mais a concorrência, forçando a produzirem sempre mais segundo os objetivos do capitalismo.

Somente a burguesia detinha os meios de produção, que para fazer frente a concorrência tentam reduzir custos e preços visando a renovação tecnológica.

O proletariado, que não possuía nenhuma propriedade, só contava com sua força de trabalho e a empregavam em troca de um salário.

CONSEQUENCIA: Êxodo dos campos para as cidades.

Os empresários mais fortes conseguem manter-se, surgem então as sociedades anônimas, através da emissão e venda de ações.  Surgem ai os bancos especializados em administrar o dinheiro, de maneira tímida, alguns  para apoiar nos investimentos em longo prazo, outros para os depósitos das poupanças particulares. Com maior relevância depois, criaram sistemas para melhor administrar.

A segunda fase da revolução industrial, um século depois, na atual Europa, inclusive Estados Unidos e Japão,  com o surgimento de novas fontes de energia, petróleo, eletricidade e o gás natural. Surge também uso de metais como níquel, alumínio, cobre, aço, gerando         transformação nas bases econômicas. Importantes nesta época as indústrias  químicas com produção de derivados de borracha na fabricação de pneumáticos: Dunlop, Firestone), soda caustica, explosivos (dinamite-Nobel), leite pasteurizados (Nestlé) medicinas, etc...

Tudo isso repercutiu muito bem na vida das pessoas, fazendo com que buscassem aprimorar-se. Somente os cientistas e técnicos eram especializados, depois de longos anos de estudos.

CONSEQUENCIA: Melhoria do modo de vida das pessoas e busca por maiores conhecimentos.

Outro setor que teve desenvolvimento foi o de serviços com aparecimentos de escritórios, lojas abrindo mãos chances de absorção da mão de obra, incorporando também a mulher no mundo trabalhista.

CONSEQUÊNCIA: Ampliação das relações comerciais

Com a invenção do telégrafo (Morse), do telefone (Graham Bell), do rádio (Marconi) as comunicações crescem, facilitando o contato.

No campo dos transportes tiveram impulso com a fabricação da bicicleta, do motociclo, do automóvel (motor de explosão-Daimler, Benz, Diesel) do bonde,  do avião (irmãos Wright) que influenciou muito o desenvolvimento.

Com relação a  produção tem que mencionar as linhas de montagem (Henry Ford), para produzir automóveis e reduzir os custos de produção, que soube utilizar-se das inovadoras técnicas oferecidas na época pela Administração científica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (61.6 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com