TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito Empresarial

Pesquisas Acadêmicas: Direito Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/4/2014  •  2.893 Palavras (12 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 12

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA

2º SEMESTRE

ALFREDO SANTOS SILVA - RA 413898

ARISTON AMORIM DA SILVA -RA 431484

MAIANA SANTOS GOES -RA 415324

MOACIR PIMENTEL NETO -RA 431497

BENEDITO LIMA SANTOS -RA 444510

FÁBIO TADEU DE O. SOUTO -RA 7936696396

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

DIREITO EMPRESARIAL

PROFESSOR (A) EAD. – LUIZ MANUEL PALMEIRA

PROFESSOR-TUTOR PRESENCIAL – MARCOS A. GALLANI

Porto Seguro-BA

2013

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO______________________________________________________

2.O EMPRESÁRIO_____________________________________________________

Sociedade simples e sociedade empresarial_____________________________

3. A EMPRESA_________________________________________________________

Direito empresarial

Direito comercial

4. DIREITO EMPRESARIAL____________________________________________

5. FUNÇÃO SOCIAL DA EMPRESA______________________________________

6. CONCEITOS BÁSICOS DOS TÍTULOS DE CRÉDITO____________________

Princípios do Direito Cambiário

Princípios da Cartularidade

Princípios da Literalidade

Princípios da Autonomia e Abstração

7. CAPACIDADE CONTRIBUTIVA_______________________________________

8. CONSIDERAÇÕES FINAIS____________________________________________

9. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS____________________________________

INTRODUÇÃO

O desafio tem como ponto forte o aprendizado de todo um conceito de direitos empresariais, funções sociais e suas praticas promovendo um desenvolvimento eficiente e eficaz com a finalidade de entender todo um processo de competências adquiridas dentro da sala de aula. Importante salientar a oportunidade de vivenciar todas essas pratica jurídicas para começar a entender os desafios que podem surgir na vida profissional. As mudanças foram surgiram na medida em que a evolução tecnológica vendo que cada vez mais as organizações estão se tornando cada vez mais exigentes com finalidade de obter lucro e resultados satisfatórios para assim permanecer em ambiente organizacional. Áreas como do direito comercial, tributário vem se destacando dentro de um contexto empresarial, onde o conhecer humano vem tendo uma velocidade nos processos voltados para essa área. Outra exigência é informatização que tem influenciado do direito uma nova postura para melhor atender as exigências do cenário global empresarial.

Daí a importância do desafio em favorecer a todos nós um melhor conhecimento dos objetivos de aprendizagem que em sala de aula nos foi ensinado a respeito dos direitos empresarias que sejam eficaz e eficiente, desenvolvendo uma convivência em grupo colocando em pratica grande parte dos conceitos adquiridos em sala. O objetivo final do trabalho é analisar os conceitos de direito comercial e empresarial bem como suas particularidades, observar empresas e empresários, observar a participação da sociedade, e ver como Código Civil Brasileiro datado de 11 de janeiro de 2003 atua no que diz respeito a divisão atividades mercantis e atividades denominada prestadoras de serviços. Assim, verifica-se que, a partir de agora, dependendo da existência ou não do aspecto econômico da atividade, se uma pessoa desejar atuar individualmente (sem a participação de um ou mais sócios) em algum segmento profissional, enquadrar-se-á como empresário ou autônomo, conforme a situação, caso prefira se reunir com uma ou mais pessoas para, juntos, explorarem alguma atividade, deverão constituir uma sociedade que poderá ser uma sociedade empresaria ou sociedade simples, o qual mais adiante analisaremos suas particularidades.

O EMPRESÁRIO

Saber conhecer todos os aspectos que envolvem uma administração assim com serviços que por ele são fornecidos, tudo isso faz com que o empresarial seja um profissional organizado associando as suas atividades. Nem todas as regras se aplicam ao empresário, o empresário individual, sócios de uma sociedade empresaria são diferenciados, assim todo aquele que constitui uma firma individual é um empresário, pessoa jurídica uma sociedade empresarial. O empresário é o cuida e investe na empresa, é ele quem toma as decisões, planeja, toma as decisões sobre os investimentos a serem feitos, procura o melhor para a qualificação de sua empresa para se manter no mercado, é aquele que normalmente exerce o cargo de diretor da organização. O empresário tem como função, a atividade econômica organizada e estruturada para produzir no mercado com bens e serviços, pois é fato que o mundo hoje vive em torno de bens e serviços que são fornecidos pelas empresas organizadas para atender as necessidades dos consumidores, daí os empresários passou a existir para criar possibilidade afim d se obter lucro financeiro pelas suas atividades.

Empresário: sociedade simples e sociedade empresarial

Sociedade simples: quando organizada por um numero mínimo de pessoas, de caráter essencial não mercantil mostra uma sociedade simples. Lembrando que sociedade empresaria podem constituir-se por vários tipos de sócios. Entretanto as sociedades cooperativas, seja qual for seu objetivos serão vistas como sociedades simples, ou seja, aquele profissional intelectual de natureza artística ou literária ainda

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com