TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito Empresarial

Ensaios: Direito Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/4/2014  •  645 Palavras (3 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 3

1)Carlos Alberto é empresário individual regular, no ramo de mecânica de automóveis. Possui uma oficina própria no bairro do Stiep, onde explora atividade econômica, sob a insígnia “AC” restaurações”. Carlos Alberto possui vários títulos protestados e não pagos. Pergunta-se:

a) Qual a responsabilidade de Carlos Alberto, frente às suas obrigações com sua empresa? b) Carlos Alberto, na condição de empresário individual é dotado de Personalidade Jurídica? Justifique.

2) Assinale a alternativa correta de acordo com as opções abaixo:

João e Maria, ambos empresários individuais contando ele setenta anos e ela quarenta anos de idade, casaram-se, mas não podem contratar sociedade entre si.

PORQUE

não podem os cônjuges contratar sociedade entre si quando o regime de bens no casamento for o da comunhão universal.

A) as duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.

B) as duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.

C) a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.

D) a primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.

E) as duas afirmações são falsas

3- Observe o texto e responda quais impactos sociais uma empresa pode causar em determinada área? Liste os prós e os contras.

A Empresa e seu Papel Social"

Por Antoninho Marmo Trevisan

Apesar de todas as dificuldades que enfrenta no seu dia-a-dia, o empresariado nacional percebeu a sua função de protagonista no contexto das mudanças sociais. O Estado não tem condições de oferecer respostas tão ágeis e rápidas aos problemas da população como as empresas, que em tempos de alta competitividade, estão acostumadas a atuarem com mais eficiência no seu dia-a-dia. Assim, o setor privado tomou consciência de que precisa ter uma participação maciça no ambiente social e comunitário porque é parte integrante dele, e portanto depende de seu correto funcionamento. Os resultados obtidos por diversas empresas no âmbito social indicam que o empresariado é também parte modificadora desse ambiente.

As empresas estão assumindo a sua responsabilidade social e promovendo uma verdadeira revolução cívica. Segundo pesquisa do Instituto ADVB de Responsabilidade Social, com 2.830 empresas que já se preocupam com sua atuação social, são investidos cerca de R$ 98 mil por empresa em média por ano em projetos que beneficiam aproximadamente 37 milhões de pessoas. Além disso, 67% dos funcionários dessas empresas atuam de forma voluntária em projetos sociais.

Pode-se dizer também, que quem investe em empresas que respeitam o meio ambiente e a comunidade, recebe um maior retorno. Recente estudo feito pelo Finance Institute for Global Sustentability (Figs), uma entidade que mapeia o desempenho de meia centena de fundos de investimento éticos, indica que três quartos desse tipo de investimento teve um retorno superior à média, em 2.000. Esses fundos são chamados éticos porque favorecem empresas social e ambientalmente corretas. Há dois anos o Figs encontrou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com