TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Duplicata E Fatura

Pesquisas Acadêmicas: Duplicata E Fatura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  603 Palavras (3 Páginas)  •  554 Visualizações

Página 1 de 3

Fatura

É um documento comercial que representa a venda para o cliente, Em geral a fatura só é emitida para pagamentos ainda não efetuados ou seja a prazo ou por cartão de credito. Nela são discriminados todos os itens comprados, e por isso, a fatura também é usada como controle. Nesse caso assemelha-se a um documento comercial.

A fatura permite controlar os gastos pode também ser uma prova de compra para o consumidor quando não se tem uma nota de orçamento ou de encomenda.

Não devemos pagar certos bens ou serviços importantes sem a apresentação de um fatura e nem jogar fora até elas expirarem ou seja guarda-las até o final do vencimento.

A fatura pode ser retirada sempre que o consumidor quiser e toda fatura é obrigatória por isso ela sempre será gratuita.

A fatura deve ser paga no prazo previsto na data do seu vencimento.

Tipos de fatura

Fatura Comercial é emitido pelo exportador, e contém os nomes do exportador ,do importador e outros detalhes como o endereço,data,local de emissão e etc.

Fatura Consular documento que juntamente com o certificado de origem para certificar a origem das mercadorias, sendo utilizado no país de importação para controlar cotas, determinar a aplicação dos direitos com base na origem.

O que deve constar numa fatura ?

- Data e numero sequencial

- identificação do vendedor ou do prestador de serviços (nome,firma ...)

- identificação do consumidor

- identificação fiscal do profissional e do consumidor

- a quantidade e denominação usual dos bens ou serviços.

- o preço liquido antes do imposto

- as taxas aplicáveis e o montante do imposto

- o motivo justificativo da não aplicação do imposto.

- também deve constar na fatura a data em que os bens foram colocados a disposição do adquirente ou que os serviços foram colocados a disposição do adquirente.

Duplicata

É uma espécie de título de crédito que constitui o instrumento de prova do contrato de compra e venda. É, portanto, um título constituído a partir de uma negociação mercantil ou de prestação de serviços. A fatura é a origem, o documento de comprovação da venda e da transferência do bem ao comprador, e a duplicata representa a consolidação do crédito. A duplicata somente pode ser emitida após a emissão da fatura A duplicata foi feita para circular, portanto é possível a transferência do crédito que ela representa por endosso. Também é possível exigir do comprador uma garantia extra, através de uma aval.

A duplicata deve ser apresentada ao devedor dentro de 30 dias de sua emissão, e ele deverá devolvê-la dentro de 10 dias, com a sua assinatura de aceite ou declaração escrita esclarecendo por que não a aceita. A duplicata paga, para segurança do devedor, deve ser retirada de circulação, com quitação no próprio título, para que ele não possa ser cobrado por algum vendedor de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com