TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ELATÓRIO DA SEXTA FORMAÇÃO DO PAIC

Resenha: ELATÓRIO DA SEXTA FORMAÇÃO DO PAIC. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  Resenha  •  559 Palavras (3 Páginas)  •  461 Visualizações

Página 1 de 3

RELATÓRIO DA SEXTA FORMAÇÃO DO PAIC

Sharlene de Lima Feitosa Moura

Tauá-CE

2013

O presente relatório tem como objetivo relata estudos e ações a respeito da 6ª Formação do PAIC que realizou-se no dia 31 de agosto na escola Dondom Feitosa, com a orientação da educadora Idelvânia Rosendo.

Fomos acolhido com um cartão de boas-vindas e como íamos desenvolver o tema “Ludicidade na sala de aula”, foram convidadas a participar conosco as educadoras sociais brinquedistas: Nélia e Celma para falar um pouco sobre a importância do brincar, sendo brincadeiras livres ou orientadas (dirigidas), de qualquer forma as crianças aprendem algo, o brincar nunca é perca de tempo, pelo contrário, é ganho. E nós como educadores não podemos ver o brincar por brincar, pra reencher o tempo, precisa ter uma intenção e uma coordenação a respeito disso.

Também vivenciamos junto com as brinquedistas uma música com coreografia, chamada “doce”. E ouvimos sobre a importância da contação de histórias na ida infantil, uma vez que sabemos todos os benefícios desse recurso na vida escolar. Houve a contação de história “Os irmãos sapo”, da coleção do PAIC, muito embora não foi utilizado somente o livro, as brinquedistas utilizaram avental, fantoches, cartazes e ainda incrementaram com algumas músicas. E ainda apresentaram a brincadeira dos sapos coloridos, encerrando esse momento, para nós tão rico.

Logo após teve início um estudo sobre os “Direitos de aprendizagem de matemática”, dando ênfase ao ensino da matemática de acordo com os documentos oficiais brasileiros em quatro campos: dos números e operações, geometria, grandezas e medidas e tratamento da informação.

Houve uma oficina de matemática com o professor Genilson sobre o trabalho com jogos, avaliando a rotina do PAIC, tendo início com uma situação problema para depois vivenciar o conteúdo com material concreto. O grupo foi dividido em sub grupos, por cores. Cada um iria realizar um jogo entre os que foram propostos. E a socialização resultou em situações de adição, subtração, representação de quantidade e tabelas.

Foi feita a apresentação da 3ª etapa da proposta, do 2º mês, que é o trabalho com os seguintes contos: O lobo e os sete cabritinhos, Os três porquinhos, Chapeuzinho Vermelho e Ovelhinha vermelha, que trata dos cartazes 8, 9, 10 e 11 respectivamente. E também o trava-língua: A taturana e a tartaruga. Com base nesse estudo realizamos o planejamento da etapa.

Após esse momento retomamos o estudo sobre a ludicidade, dando ênfase ao papel docente, nesse sentido vimos que o professor precisa ser flexível, ético, interativo, humano, dinâmico, motivado, comunicador, dentre outras habilidades, e precisa fazer intervenções pedagógicas buscando melhores resultados sempre que necessário. Fazer também seleção de recursos didáticos, avaliação das possibilidades de eficácia, ação mediada, avaliação dos resultados e planejar sistematicamente suas ações.

Para concluir nosso estudo sobre ludicidade tendo o brincar como referencial, sendo base da aprendizagem em todos os ambientes, dentro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com