TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formas De Textos

Casos: Formas De Textos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2012  •  3.558 Palavras (15 Páginas)  •  1.978 Visualizações

Página 1 de 15

Dissertação é um trabalho baseado em estudo teórico de natureza reflexiva, que consiste na ordenação de ideias sobre um determinado tema. A característica básica da dissertação é o cunho reflexivo-teórico. Dissertar é debater, discutir, questionar, expressar ponto de vista, qualquer que seja. É desenvolver um raciocínio, desenvolver argumentos que fundamentem posições. É polemizar, inclusive, com opiniões e com argumentos contrários aos nossos. É estabelecer relações de causa e consequência, é dar exemplos, é tirar conclusões, é apresentar um texto com organização lógica das idéias. Basicamente um texto em que o autor mostra as suas ideias.

Partes que compõem a dissertação

Introdução - deve ser breve e anunciar ao leitor o que será desenvolvido no texto, acompanhado da opinião.

Desenvolvimento - é o corpo do texto; aqui serão utilizadas as ideias propostas na introdução, defendendo o ponto-de-vista através de argumentos.

Conclusão - serve para finalizar o que foi exposto; deve ser breve e não pode conter nenhuma idéia nova e nenhum exemplo; trata-se de um resumo da dissertação como um todo. Ela pode ser feita de duas maneiras:

Síntese - resumo do que foi dito durante o texto.

Sugestão - proposta para que o problema discutido seja solucionado.

Exemplo:

Resenha é uma abordagem que se propõe a construção de relações entre as propriedades de um objeto analisado, descrevendo-o e enumerando aspectos considerados relevantes sobre ele. No jornalismo, é utilizado como forma de prestação de serviço. Pode ser texto de origem opinativa e, portanto, reúne comentários de origem pessoal e julgamentos do resenhador sobre o valor do que é analisado.O objeto resenhado pode ser de qualquer natureza: um romance, um filme, um álbum, uma peça de teatro ou mesmo um jogo de futebol. Uma resenha pode ser "descritiva" e/ou "crítica".Resenha é um texto que serve para apresentar outro (texto-base), desconhecido do leitor. Para bem apresentá-lo, é necessário além de dar uma ideia resumida dos assuntos tratados, apresentar o maior número de informações sobre o trabalho: fatores que, ao lado de uma abordagem crítica e de relações intertextuais, darão ao leitor os requisitos mínimos para que ele se oriente quanto ao grau de interesse do texto-base. Mas é bom lembrar que resenha não é um mero resumo, é mais que isso, deve apresentar mais informações e criar o interesse do leitor.Quando se trata de resenha científica, ou trabalho acadêmico de divulgação, apresenta síntese e crítica sobre trabalho científico mais longo. Pode ser elaborado com base em leitura motivada por interesse próprio ou sob demanda editorial. Visa geralmente à publicação em periódico técnico ou mesmo visando divulgação de conhecimento ao grande público pela veiculação em mídia ampla. Nesses casos a resenha é, geralmente, feita por um cientista da mesma área de conhecimento do texto-base.Além disso trata-se de um texto onde geralmente são sempre lidos por professores de diversas universidades, onde pontuam o grau de entendimento do mesmo para o assunto do texto compreendido.

Exemplo do resumo feito de "Língua e liberdade: uma nova concepção da língua materna e seu ensino" (Celso Luft), na resenha intitulada "Um gramático contra a gramática", escrita por Gilberto Scarton.

"Nos 6 pequenos capítulos que integram a obra, o gramático bate, intencionalmente, sempre na mesma tecla - uma variação sobre o mesmo tema: a maneira tradicional e errada de ensinar a língua materna, as noções falsas de língua e gramática, a obsessão gramaticalista, a inutilidade do ensino da teoria gramatical, a visão distorcida de que se ensinar a língua é se ensinar a escrever certo, o esquecimento a que se relega a prática lingüística, a postura prescritiva, purista e alienada - tão comum nas "aulas de português".

O velho pesquisador apaixonado pelos problemas de língua, teórico de espírito lúcido e de larga formação lingüística e professor de longa experiência leva o leitor a discernir com rigor gramática e comunicação: gramática natural e gramática artificial; gramática tradicional e lingüística;o relativismo e o absolutismo gramatical; o saber dos falantes e o saber dos gramáticos, dos lingüistas, dos professores; o ensino útil, do ensino inútil; o essencial, do irrelevante".

Resumo é uma exposição abreviada de um acontecimento. Fazer um resumo significa apresentar o conteúdo de forma sintética, destacando as informações essenciais do conteúdo de um livro, artigo, argumento de filme, peça teatral, etc.A elaboração de um resumo exige análise e interpretação do conteúdo para que sejam transmitidas as ideias mais importantes.

Exemplo:

O presente estudo tem como propósito investigar o efeito do jogo infantil na prática pedagógica das séries iniciais. Para isto, antes, traz às claras as diversas terminologias relacionadas ao fenômeno lúdico (jogo, brinquedo e brincadeira) e, deste contexto, seleciona o jogo entendido como uma atividade física e/ou mental, amparada por regras, praticada com recursos materiais ou não, como objeto de pesquisa. Seu referencial teórico apóia-se na psicologia e na sociologia e opta por uma metodologia de cunho qualitativo. Os sujeitos da pesquisa são qualificados em dois agrupamentos: I) 111 (cento e onze) alunos observados e 63 (sessenta e três) entrevistados, na faixa etária média de 8,7 anos; II) 4 (quatro) professores regentes das turmas envolvidas, observados e entrevistados. A coleta de dados, realizada em um estabelecimento de ensino da rede pública do DF, foi conduzida por três modalidades: observações, questionários e entrevistas. A análise e interpretação dos dados aponta para o levantamento de cinco categorias de fenômenos ocorrentes no uso do jogo em contexto de sala de aula das séries iniciais que, de alguma forma, interessam ao processo educativo: socialização, cognição, afeição, motivação e criatividade. Com base nestes resultados é possível sugerir que estes fenômenos, mobilizados pelo jogo, além de imbricados, ocorrem de modo hierarquizado. A socialização aparece como uma dimensão-base sobre a qual as demais se apóiam e onde a cognição vai situar-se no topo de uma coluna imaginária, entendendo que se houver uma adequada mobilização das dimensões afetivas, motivadoras e criadoras o exercício cognitivo terá condições favoráveis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com