TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia De Mercado X Economia Centralmente Planificada Paradoxos Da Relação Brasil X China

Artigos Científicos: Economia De Mercado X Economia Centralmente Planificada Paradoxos Da Relação Brasil X China. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2013  •  1.084 Palavras (5 Páginas)  •  1.076 Visualizações

Página 1 de 5

1. TOMANDO COMO BASE O TEXTO, O BRASIL ACERTOU EM CONCEDER O STATUS DE “ECONOMIA DE MERCADO” PARA A CHINA? JUSTIFIQUE.

R: Não, pois a troca foi muito inferior, a China tem diferencias muito vantajosos quase inatingíveis com relação ao Brasil, como taxas e cargas tributárias, o que ameaça as indústrias não só do Brasil como do mundo, alguns setores, como calçados, têxteis, ferramentas, plásticas e outros, já estão seriamente ameaçados, devendo afetar o nível de emprego, quando o Brasil precisar apoiar-se em barreiras de proteção comercial, pode se tornar uma ameaça potencial às relações futuras, o que já se prenuncia sendo que o único setor que a China realmente precisa e esta de olho é o de recursos naturais, que o Brasil vinha entregando a preços baixíssimos e quase chegando a comprometer gerações futuras.

2. O QUE O BRASIL VISLUMBRAVA AO CONCEDER TAL STATUS À CHINA? O BRASIL CONSEGUIU O QUE IDEALIZAVA?

R: O Brasil pretendia tirar grandes vantagens, ou seja, explorar, o mercado chines, porém, apenas alguns setores são atingiveis, já que a maioria permaneceu inacessivel perantes seus diferenciais competitivos estruturais e nas salvaguardas estratégicas do governo chinês, suas regras são “moldadas” de acordo com a conveniência de interesse, em outras palavras o governo chinês só se deixa explorar enquanto for conveniente para sua economia e seu crescimento, assim que se apropria do know-how de outros países, estes são descartados.

3. A CHINA PODE SERCONSIDERADA DE FATO UMA ECONOMIA DE MERCADO? POR QUÊ?

(Responder com base no material de apoio)

R: Não, de acordo com o texto, o governo da China controla rigidamente a sua economia, decidindo previamente o que pode ou não ser explorado pelos outros países, decidindo também quais os empreendimentos que serão incentivados, tolerados ou impedidos de se estabelecerem em seu país. Decidindo assim o que, como, quando e para quem produzir.

4. QUAIS OPORTUNIDADES O BRASIL PODE OBTER NESSE COMÉRCIO BILATERAL?

R: O interesse do governo Chinês no Brasil é a exploração do nosso patrimônio Natural, pois a escassez dos recursos naturais da China é grande, recursos minerais, inclusive água, terra fértil e mercado consumista, são elementos estratégicos para o desenvolvimento da China, o que gera uma grande oportunidade para o Brasil ter grandes vantagens nesse comércio bilateral.

5. QUAIS OS RISCOS PARA O BRASIL NESSE COMÉRCIO BILATERAL?

R: Um risco potencial para o Brasil é a desestruturação de muitos setores industriais, já que a China tem um grande diferencial nas condições estruturais de produção muito mais vantajosas que as do Brasil, e como o foco do governo Chinês são os recursos naturais, se o governo brasileiro não tomar cuidado com essas transações, isso pode acarretar a exaustão do patrimônio natural, comprometendo as gerações futuras.

6. NO CENÁRIO ATUAL, O BRASIL CONSEGUE CONCORRER COM IGUALDADE FRENTE AOS PRODUTOS CHINESES? JUSTIFIQUE APÓS EFETUAR PESQUISA

R: Não, a China vem se tornando um país quase inatingível na maioria dos setores industriais, pois tem mão-de-obra, taxas, carga tributaria diferenciada e estrutura industrial, tornando seus produtos muito vantajosos e de difícil concorrência perante os produtos tanto brasileiros como de qualquer outro país, tanto em qualidade como financeiramente.

7. O BRASIL ESTÁ INSERIDO EM QUAL SISTEMA ECONÔMICO? JUSTIFIQUE O ACORDO COM AS CARACTERÍSTICAS DO SISTEMA ESCOLHIDO.

R: Brasil administra uma economia capitalista para mista, que inclui características de mercado baseado em capitalismo, bem como a planificação socialista, o país possui empresas privadas, porém tem a interferência do governo com o objetivo de eliminar as chamadas distorções a locativas e distributivas e promover a melhoria do padrão de vida da população, mesmo que no Brasil o governo não seja eficiente.

8. DO PONTO DE VISTA DA PRODUTIVIDADE, QUAL O SISTEMA ECONÔMICO MAIS EFICIENTE? JUSTIFIQUE COM BASE NAS CARACTERÍSTICAS DO SISTEMA.

R: O sistema econômico mais eficiente é o sistema econômico misto, uma vez que a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com