TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo Casas Soberba

Projeto de pesquisa: Empreendedorismo Casas Soberba. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  488 Palavras (2 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

Nesta Atividade Colaborativa, tenho que, como um consultor, solucionar problemas de uma empresa importante da área varejista.

As Casas Soberba, uma empresa tradicional de muito sucesso no passado, com filiais espalhadas por todo o interior do Brasil. Infelizmente, começa a dar sinais de certo esgotamento. Há vários anos não abre novas filiais e está começando a ter problemas para cumprir seus objetivos e saldar alguns compromissos.

Funcionários deveriam compartilhar conhecimentos e se sentirem mais livres para propor inovações, não é mesmo?!

Para solucionar esse problema, aplicarei todo meu conhecimento obtido nas aulas de Gestão do Conhecimento.

Relatório

A empresa varejista Casas Soberba, teve muito sucesso no passado, mas por se tornar uma empresa conservadora, onde são rígidas no seu modo de produção de respostas, que não procuram inovações e tem uma gerencia autoritária, começou a ter problemas para cumprir seus objetivos e saldar alguns compromissos.

Para ajudar a solucionar este problema, abordei três princípios:

melhorar a capacidade de as organizações atraírem e manterem pessoas com qualidades, comportamentos e competências que elas mesmas adicionam aos seus estoques e fluxo de conhecimento (valor); estimular comportamentos alinhados com requisitos dos processos individual e coletivo de aprendizado, assim como aueles comportamentos que resguardem os interesses estratégios e de longo prazo da empresa referentes ao fortalecimento de suas competências; acompanhar os avanços tecnológicos da geração.

Temos que, através de treinamentos com os funcionários, aplicar o conhecimento tacito. Compartilhar experiências, expor e ter novos conceitos, transformar as experiências trocadas em ações concretas de forma inovada, documentar todas essas informações, e assim, começar todo o processo novamente.

È preciso atentar que para o sucesso desta conversão do conhecimento é necessário que os indivíduos envolvidos estejam suficientemente motivados para isto e que haja a plena disseminação do conhecimento pela empresa (políticas e diretrizes), onde todos convivam em um ambiente propício à colaboração.

O objetivo real é ter ideias para haver inovação, há uma necessidade de busca premeditada para isso. Troca de ideias, liberdade de pensar, superação do medo de errar, discordar sem entrar em conflito. Tudo isso são um contexto positivo para as interações humanas e criação do conhecimento.

Temos como foco para esse processo dar certo, processo seletivo altamente rigoroso que busque aumentar a diversidade de backgrounds nas contratações; realizar planos de carreira e treinamentos que ampliam as experiencias como contatos e interações com outras pessoas de dentro e de fora da empresa; adotar esquemas de remuneração cada vez mais associados à aquisição de competências individuais, ao desempenho da equipe e da empresa como um todo, em curto e em longo prazo.

Toda empresa, além de te como objetivo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com