TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empresa Como Sistema Aberto

Trabalho Universitário: Empresa Como Sistema Aberto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2014  •  291 Palavras (2 Páginas)  •  3.907 Visualizações

Página 1 de 2

EMPRESA COM SISTEMA ABERTO

Até meados dos anos 50 a teoria administrativa clássica pouco considerava o ambiente externo das organizações. As organizações eram definidas com sistemas bastante fechado, sendo que a eficiência operacional era tida como o único meio para a empresa obter êxito e de se tornar eficaz. Não levavam em consideração as alterações do ambiente em que estavam não consideravam as necessidades externas, havia um visão apenas e completamente “interna” do sistema.

Com o passar do tempo, perceberam que o “sistema interno” estava diretamente ligado as condições extenas, então as mudanças do ambiente externo à empresa além de freqüentes, ocorrem rapidamente. Os acontecimentos do meio externo podem facilmente afetar a empresa e vice-versa, ao ponto que as organizações não podem mais ser consideradas como sistemas fechados, mas como sistemas abertos.

Quando ocorre uma mudança no ambiente externo, a organização se transforma mudando seus produtos, técnicas e estruturas para se adaptar à essas mudanças e sobreviver. Essa dependência pode ocorrer de duas maneiras. Por um lado, ela precisa do ambiente externo para conseguir os recursos, humanos e materiais que vão garantir seu funcionamento. Por outro lado, ela precisa do ambiente externo para que se possa comprar e vender serviços e produtos. As ações que definem o comportamento organizacional dependem também de uma análise do ambiente em que ela se encontra e da maneira como a mesma se relaciona com o ambiente externo, respondendo a pressões, estabelecendo relações ou até evitando algumas.

Dessa maneira, com sistema atual, aberto, a empresa se mostra mais preparada tanto para tratar questões internas, lidando com os funcionários e matérias primas, como tratar questões de ambito final, como a venda e comercialização de produtos e serviços. Tendo assim maior exito e lucro, aumentando também a perpectiva de crescimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com