TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Engenharia Economica

Trabalho Escolar: Engenharia Economica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2014  •  646 Palavras (3 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 3

“Se entendermos o processo da tomada de decisão e dispusermos de recursos para fazer comparações realísticas entre alternativas, estaremos em condições de tomar melhores decisões.”

CAPÍTULO 1

- ESTAMOS RODEADOS POR UM MAR DE PROBLEMAS

No dia a dia tomamos decisões achando ser a única possível sem levar em considerações alternativas que estão ao nosso alcance e não reconhecemos por estarmos acostumados a seguir uma rotina de decisões.

Os problemas que enfrentamos no dia a dia têm suas variações de dificuldade e ás vezes os problemas mais simples podem não ter grande importância, como por exemplo, tomar a decisão de escovar ou não os dentes após as refeições, se comparado a problemas mais complexos como o grande número de pessoas com problemas bucais poderia perder a aparência de fácil decisão. Os intermediários essencialmente reportam a problemas econômicos. Unindo-se aos outros, os problemas complexos englobam aspectos econômicos, políticos e humanísticos.

- O PAPEL DA ANÁLISE NA ENGENHARIA ECONÔMICA

Que tipos de problemas podem ser resolvidos pela análise na engenharia econômica?

Entendo que os problemas simples por terem uma consequência menor podem ser resolvidos por uma pessoa sem ajuda de técnicas, já os complexos com sua amálgama de “problemas com pessoas” podem ser resolvidos não só com engenharia econômica, mas também outras técnicas. Enfim, melhores adaptados às soluções pela análise são os intermediários. Pode haver inúmeros outros aspectos do problema a considerar antes de se tomar uma decisão, mas os aspectos econômicos dominam o problema, sendo, portanto, preponderantes na determinação da melhor situação. Problemas de nível médio exigem um tempo e esforço para serem resolvidos. Os que mais buscam soluções na engenharia econômica apresentam:

1. O problema é suficientemente importante, justificando um estudo e esforços sérios.

2. O problema não pode ser elaborado na cabeça de uma única pessoa – uma análise cuidadosa exige que organizemos o problema e todas as várias consequências.

3. O problema tem aspectos econômicos suficientemente importantes que constituem um componente significativo da análise que conduz a uma decisão.

CAPÍTULO 2

- O PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO

A tomada de decisão ocorre sem que saibamos da sua existência, as opções estão camufladas por serem simples demais e para que uma boa decisão seja feita, deve existir pelo menos duas alternativas. Pois se houvesse um caminho a ser seguido, qualquer tomada de decisão seria vã, nada haveria de ser decidido.

TOMADA RACIONAL DE DECISÃO

O processo define-se em oito passos:

1. Reconhecimento de um problema; deve-se tomar consciência de sua existência.

2. Definição do objetivo; definir um objetivo e identificar o que nos impede de atingi-lo.

3. Coleta de dados relevantes; reunir informações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com