TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estratégia de nível empresarial

Seminário: Estratégia de nível empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/12/2014  •  Seminário  •  820 Palavras (4 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 4

Uma estratégia no nível de negócios é um conjunto integrado e coordenado de compromissos e ações que as empresas utilizam para obter vantagem competitiva explorando as competências essenciais em mercados de produtos específicos. Cinco estratégias no nível de negócios (liderança em custos, diferenciação, liderança em custos focalizada, diferenciação focada e integrada de liderança em custos/diferenciação) são analisadas neste capítulo.

• Os clientes são a base das estratégias no nível de negócios bem-sucedidas. Quando analisa os clientes, uma empresa examina três questões ao mesmo tempo: quem, o que e como. Essas questões dizem respeito, respectivamente,aos grupos de clientes a serem atendidos,as necessidades desses clientes que a empresa pretende atender e as competências essenciais que a empresa irá utilizar para atender às necessidades dos clientes. A segmentação cada vez maior dos mercados em toda a economia globalizada cria oportunidades para as empresas identificarem as necessidades cada vez mais exclusivas dos clientes que elas podem tentar atender utilizando uma das estratégias no nível de negócios.

•As empresas que buscam vantagem competitiva por meio da estratégia de liderança em custos fabricam produtos sem luxo,padronizados para o cliente habitual da indústria (setor). No entanto, esses produtos de baixo custo devem ser oferecidos com graus competitivos de diferenciação. Obtêm-se retornos acima da média quando as empresas baixam constantemente seus custos mais do que seus concorrentes e oferecem aos clientes produtos com preço baixo e níveis aceitáveis de diferenciação.

• Entre os riscos competitivos associados à estratégia de liderança em custos estão (1): perda de vantagem competitiva para tecnologias mais novas, (2) não conseguir detectar mudanças nas necessidades dos clientes e (3) a capacidade dos concorrentes de imitar a vantagem competitiva da líder por meio de suas ações estratégicas exclusivas. Por meio da estratégia de diferenciação,as empresas oferecem aos clientes produtos que têm características diferentes (e valorizadas), que devem ser vendidos a um preço competitivo, dadas as características dos produtos em comparação com a combinação custo/característica disponível no que os concorrentes oferecem. Devido ao seu caráter singular, os bens e serviços diferenciados são vendidos a preços com ágio. Os produtos podem ser diferenciados em qualquer aspecto que algum grupo de cliente valorize.As empresas que utilizam essa estratégia buscam diferenciar seus produtos dos bens ou

serviços dos concorrentes na maior quantidade de aspectos possível. Quanto menor for a semelhança com os produtos dos concorrentes, mais protegida a empresa estará da concorrência com as suas rivais.

• Entre os riscos associados à estratégia de diferenciação, estão (1) a decisão de um grupo de clientes de que as diferenças entre o produto diferenciado e o bem ou serviço do líder em custos não valem um preço mais elevado, (2) a incapacidade de um produto diferenciado de criar o tipo de valor pelo qual os clientes estão dispostos a pagar mais, (3) a capacidade dos concorrentes de oferecer aos clientes produtos com características semelhantes às associadas ao produto diferenciado,porém a um preço menor e (4) a ameaça de falsificação, com a qual as empresas produzem uma "imitação" de um bem ou serviço

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com