TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura E Analise De Demosntrações Financeiras

Exames: Estrutura E Analise De Demosntrações Financeiras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2013  •  1.393 Palavras (6 Páginas)  •  452 Visualizações

Página 1 de 6

Etapa 1 > Passo 1

ESTRUTURA DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS

Finanças é administrar fundos, ocupa-se de mercados, instituições e instrumentos que estão envolvidos na transferência de fundos entre indivíduos, empresas e governos.

O Balanço Patrimonial apresenta a situação patrimonial da empresa confrontando com os seus Ativos, Passivos ou Patrimônio Líquido.

O Ativo representa os bens e direitos que a empresa possui. Na legislação brasileira, o Ativo é dividido em 3 grupos. Cada um dos 3 grupos definem prazos diferentes para a realização de cada um. Realizar um ativo significa transformá-lo em dinheiro.

CIRCULANTE: Ativos que a empresa irá receber ou realizar no prazo máximo de 1 anos a partir da data do Balanço.

Ex.: Caixa e Bancos, Aplicações Financeiras, Duplicatas a Receber e Estoques.

REALIZÁVEL LONGO PRAZO: Ativos que serão recebidos ou realizados após 1 anos.

Ex.: Créditos de Coligadas / Controladas.

PERMANENTE: Ativos de uso e utilização nas atividades da empresa e cuja realização é lenta e demorada. A princípio, estes ativos não estão disponíveis para venda.

Ex.: Investimentos em Coligadas e Controladas, Imobilizado (Máquinas, Equipamentos, Veículos, Móveis, Terrenos, Edifícios, etc.).

O Passivo representa as dividas e obrigações que a empresa possui. E é também divido em 3 grupos.

CIRCULANTE: Dividas que a empresa deve pagar no prazo máximo de 1 anos a partir da data do Balanço.

Ex.: Fornecedores, Salários e Encargos, Impostos a Pagar, Empréstimos Bancários, Contas a Pagar, Adiantamentos de clientes e Imposto de Renda.

EXIGÍVEL À LONGO PRAZO: Dívidas que a empresa deve pagar a partir de 1 ano.

Ex.: Financiamentos, Impostos Parcelados, Dívidas de Concordata.

PATRIMÔNIO LÍQUIDO

Recursos que são de propriedade dos sócios e que permanecem com a empresa para seu uso próprio.

Principais contas: Capital Social, Reservas de Capital, Reservas de Lucros e Lucros Acumulados.

No Balanço Patrimonial, os elementos do patrimônio serão agrupados de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação financeira da empresa, portanto as contas do Ativo devem ser apresentadas na ordem decrescente de liquidez, ou seja, conforme a capacidade do Ativo de ser convertido em moeda corrente; assim um bem ou direito, quanto mais próximo estiver de se transformar em dinheiro, maior liquidez possuirá, enquanto que as contas do passivo devem obedecer à ordem decrescente das exigibilidades

DEMONSTRAÇÕES DO RESULTADO DO EXERCICÍO : DRE

É apresentada de forma dedutiva (vertical), iniciando-se com a Receita Bruta (total), da qual são deduzidos os custos correspondentes, originando o Resultado Bruto; a seguir, são deduzidas as despesas operacionais para atingir-se o Lucro Operacional, ao qual serão adicionados ou subtraídos os valores correspondentes aos resultados não operacionais, apurando o Resultado do Exercício antes da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) e do Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ).

É deduzido o valor da provisão para a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido, da Provisão para o Imposto de Renda e das Participações nos Lucros, chegando-se, assim, ao Resultado Final, que será denominado Lucro ou Prejuízo Líquido do Exercício.

A análise de balanços é dividida em três subgrupos: Análise Vertical (AV), Análise Horizontal (AH) e Análise de Indicadores Financeiros e Econômicos.

ANÁLISE VERTICAL

A Análise Vertical (AV) é também chamada de estrutura ou composição ou percentual. É uma técnica de suma importância para avaliar a estrutura de composição de itens do balanço e sua evolução no tempo. Consiste em estabelecer a participação (em %) de cada item em relação ao total de seu grupo ou, na maioria das vezes, pelo total geral.

o objetivo da Análise Vertical (AV) é avaliar, em termos relativos, as partes que compõem o todo e compará-las no caso de análise de dois ou mais períodos sociais.

ANÁLISE HORIZONTAL

Ela identifica as evoluções e tendências de cada conta das demonstrações.

Com a utilização desta análise, o administrador financeiro terá uma visão detalhada de cada item dos demonstrativos contábeis no decorrer do tempo e poderá visualizar tendências futuras tendo condições de corrigir eventuais desvios dos objetivos propostos.

ANÁLISE DOS INDICADORES FINANCEIROS E ECÔNOMICOS

Os indicadores têm como função medir o desempenho da empresa no que se refere a sua liquidez, o seu ciclo operacional, ao seu grau de endividamento, sua rentabilidade e atividade. O cálculo é feito com base nas informações financeiras apresentadas no Balanço Patrimonial e na Demonstração do Resultado do Exercício da empresa.

ANALISE DE LIQUIDEZ

Os índices de liquidez medem a capacidade da empresa em cumprir suas obrigações junto a empregados, fornecedores, clientes e Governo. No geral, a Liquidez decorre da capacidade de a empresa ser lucrativa, da administração de seu ciclo financeiro e das suas decisões estratégicas de investimentos e financiamentos.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com