TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estruturas Tradicionais

Trabalho Escolar: Estruturas Tradicionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  766 Palavras (4 Páginas)  •  2.081 Visualizações

Página 1 de 4

Estruturas tradicionais

Estruturas tradicionais normalmente são menos flexíveis, mais recomendadas, portanto, a ambientes estáveis, de pouca transformação. Preste atenção a isso: as estruturas tradicionais também podem ser chamadas, na hora da prova, de estruturas mecânicas ou estruturas mecanísticas. Em alguns contextos, além disso, estruturas tradicionais podem ser chamadas de estruturas burocráticas, quando a referência for ao alto grau de formalização e padronização e às características que vimos, na aula 0, quando tratamos da teoria da burocracia.

Segundo Chiavenato, são três os tipos tradicionais de organização: linear, funcional e linha-staff. Vamos ver, abaixo, o que são estes tipos, com base no que Chiavenato nos ensina sobre o assunto:

Organização linear

A organização linear é o tipo mais simples de estrutura organizacional. Este tipo de organização é fundado na idéia de autoridade hierárquica linear. É a famosa estrutura piramidal.

Características: autoridade linear ou única; linhas formais de comunicação; centralização das decisões; formato piramidal.

Vantagens: estrutura simples e de fácil e clara compreensão;

clara definição das responsabilidades;

facilidade de implantação;

estabilidade;

ideal para pequenas empresas;

ideal para situações de permanência e estabilidade.

Desvantagens: estabilidade e constância das relações formais;

autoridade linear baseada no comando único e direto;

exagera a função de chefia e de comando;

a unidade de comando torna o chefe um generalista;

à medida que a empresa cresce, a estrutura linear conduz inexoravelmente ao congestionamento das linhas formais de comunicação;

comunicações indiretas.

Organização funcional

Este tipo de organização é fundado na idéia de especialização ou princípio funcional.

Características: autoridade funcional;

linhas diretas de comunicação;

descentralização das decisões;

ênfase na especialização.

Vantagens: fornece o máximo de especialização nos diversos órgãos ou cargos da organização; permite a melhor supervisão técnica possível; desenvolve comunicações diretas e sem intermediação; separa as 3 funções de planejamento e de controle das funções de execução, com a especialização do planejamento, do controle e da execução.

Desvantagens: Substituição da autoridade linear pela autoridade funcional pode diluir autoridade; tendência à concorrência entre especialistas; tendência à tensão e conflitos dentro da organização; confusão quanto aos objetivos.

Organização linha-staff

Também chamada de organização linha-assessoria, é uma evolução da organização linear. Além dos órgãos de linha, executores diretos das tarefas importantes, surgiram órgãos de staff, compostos de especialistas, assessores e consultores, responsáveis por consultoria, monitoração, planejamento e controle.

Características: fusão da estrutura linear com a estrutura funcional; coexistência entre as linhas formais de comunicação com as linhas diretas de comunicação; separação entre órgãos operacionais (de linha ou executivos) e órgãos de apoio (staff).

Vantagens: Assessoria especializada e inovadora; mantém atividade conjunta e coordenada de órgãos de linha e de staff.

Desvantagens: possibilidade de conflitos entre órgãos de linha e de staff; dificuldade de manutenção de equilíbrio entre linha e staff;

Estruturas organizacionais matriciais

Estruturas organizacionais matriciais combinam a departamentalização funcional com a departamentalização por projetos ou por produtos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com