TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estruturas híbridas

Monografias: Estruturas híbridas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2014  •  262 Palavras (2 Páginas)  •  10.435 Visualizações

Página 1 de 2

ESTRUTURAS HÍBRIDAS

Muitas estruturas organizacionais não existem nas formas: pura, funcional ou divisional. A estrutura de uma organização pode ser multifocalizada no sentido de que os produtos e as funções, ou os produtos e a geografia são priorizados simultaneamente. Um tipo de estrutura organizacional que combina ambas as características é denominado estrutura organizacional híbrida.

A estrutura organizacional híbrida apresenta-se num contexto semelhante ao da estrutura organizacional divisional por produto. Além disso, tendem a ser empregadas num ambiente incerto porque as divisões por produto ou linha de produtos são projetadas para a inovação e eficácia externa. A tecnologia pode ser rotineira ou não, e a interdependência existe através das funções exercidas pelas unidades organizacionais nos grupos de produtos. A organização geralmente é grande, possibilitando replicação de recursos nas divisões.

A principal contribuição da estrutura híbrida é permitir, à organização, adaptabilidade e eficácia, dentro das divisões de produto ou linha de produtos e eficiência nas unidades organizacionais que seguem as características de uma estrutura organizacional funcional.

Uma desvantagem da estrutura híbrida é a sobrecarga administrativa. Algumas funções corporativas duplicam as atividades nas divisões de produto. De acordo com [DAF 99], se não controlada, a sobrecarga administrativa pode crescer, centralizando as decisões nos níveis mais elevados da hierarquia.

2.2.1 ESTRUTURA COMBINADA ou HÍBRIDA

Na prática, não existem as formas puras abordadas anteriormente.

Com a complexidade crescente dos ambientes e das organizações, uma única abordagem não se mostraria suficiente para conciliar todas as necessidades organizacionais.

Assim, é comum o uso de estruturas híbridas ou combinadas, que fundem características de duas ou mais abordagens para tirar vantagem dos seus pontos fortes e evitar seus pontos fracos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com