TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evolução Do Pensamento Administrativo

Dissertações: Evolução Do Pensamento Administrativo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2013  •  3.311 Palavras (14 Páginas)  •  3.021 Visualizações

Página 1 de 14

INTRODUÇÃO

O trabalho a seguir apresenta um conceito de bases da visão sistêmica e comportamental que a empresa tem. Dentro da evolução do pensamento administrativo a importância de cada um e o que essas teorias trouxeram de novo para a empresa uma nova concepção e um novo enfoque dentro da teoria administrativa: a abordagem das ciências do comportamento, o abandono das posições normativas e prescritivas das teorias anteriores ( teorias clássica, das relações humanas e da burocracia) e a adoção de posições explicativas e descritivas.

Palavras – Chaves: SISTEMICA, COMPORTAMENTAL, ADMINISTRAÇÃO, TEORIAS

Boa Leitura !

Sumário

1. EVOLUCAO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO 1

1.1. ABORDAGENS COMPORTAMENTAIS DA ADMINISTRAÇÃO 2

1.1.2 VANTAGENS E DESVANTAGENS DE ABORDAGEM COMPORTAMENTAL 4

1.2 ABORDAGENS SISTEMICAS 5

1.2.1 VANTAGENS E DESVANTAGENS DE ABORDAGEM SISTEMICA 7

2. ESTUDO DO CASO DA ABORDAGEM COMPORTAMENTAL 8

3. ESTUDO DO CASO DA ABORDAGEM SISTEMICA 9

CONCLUSAO 14

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS 15

1. EVOLUCAO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO

Ainda é bastante difundida entre o senso comum a idéia de que a administração é uma área nova, o que não é verdade, já que desde as mais antigas civilizações os registros históricos comprovam, ainda que de modo empírico e até rudimentar, a presença de gestos e verdadeiras noções práticas das teorias administrativas. A novidade está na sistematização dos conceitos de administração e a complexidade que atingiram num passado recente as grandes organizações e o reconhecimento da Administração como ciência social.Embora se diga que a Administração é uma área nova, a novidade está na sistematização dos conceitos de administração e a complexidade que atingiram no passado recente das grandes organizações.É plausível que o senso comum considere Administração uma área nova, pois durante toda a história da humanidade ela se desenvolveu vagarosamente e apenas a partir do século XX é que a Administração teve um desenvolvimento expressivo.Uma das razões que justificam este crescimento é a enorme transformação social de países considerados desenvolvidos: “é uma sociedade pluralista de organizações, na qual a maior parte das obrigações sociais (como a produção de bens ou serviços em geral) é confiada a organizações (como indústrias, universidades e escolas, hospitais, comércio, comunicações,serviços públicos, etc.) que precisam ser administradas para se tornarem mais eficientes eficazes” . Anteriormente, durante a segunda metade século XIX, a sociedade era completamente diferente. As empresas não eram consideradas organizações, além de serem poucas e pequenas.Havia uma predominância das pequenas oficinas, dos artesãos independentes, existiam pequenas escolas de formação técnica e os profissionais, como médicos, advogados e artistas,eram autônomos e trabalhavam por conta própria o médico d a família, etc. Os registros históricos mostram que o trabalho sempre existiu na história da humanidade, porém as organizações e sua administração tiveram seu início há pouco tempo.

1.1. ABORDAGENS COMPORTAMENTAIS DA ADMINISTRAÇÃO

A partir dos trabalhos de dinâmica de grupo desenvolvidos por Kurt Lewin, ainda na sua fase de impulsionador da Teoria das Relações Humanas, com a divulgação do livro de Chester Barnard (The Functions of the Executive) e, posteriormente, dos estudos de George Homans sobre sociologia funcional de grupo (The Human Group), culminado com a publicação do livro de Herbert Simon (Administrative Behavior), sobre o comportamento administrativo, uma nova configuração passa a dominar a teoria administrativa. As raízes profundas dessa nova abordagem podem ser localizadas muito mais adiante, como veremos a seguir. Todavia, é a partir da década de 1950 que se desenvolve inicialmente, nos Estados Unidos, uma nova concepção de administração, trazendo novos conceitos, novas variáveis e, sobretudo, uma nova visão da teoria administrativa baseada no comportamento humano nas organizações.

A abordagem comportamental marca a mais forte ênfase das ciências do comportamento na teoria administrativa e a busca de soluções democráticas e flexíveis para aos problemas organizacionais. Esta abordagem originou-se das ciências comportamentais e, mais especificamente, da psicologia organizacional. É com a abordagem comportamental que a preocupação com a estrutura se desloca para a preocupação com os processos e com a dinâmica organizacional, isto é, com o comportamento organizacional. Aqui ainda predomina a ênfase nas pessoas, inaugurada com a Teoria das Relações Humanas, mas dentro de um contexto organizacional.

A Abordagem comportamental será tratada em dois capítulos: um sobre a Teoria Comportamental da Administração e outro sobre a Teoria o Desenvolvimento (D.O.). Teoria Comportamental da Administração

A Teoria Comportamental (ou Teoria Behaviorista) da Administração veio significar uma nova direção e um novo enfoque dentro da teoria administrativa: a abordagem das ciências do comportamento, o abandono das posições normativas e prescritivas das teorias anteriores e a adoção de posições explicativas e descritivas. A ênfase permanece nas pessoas, mas dentro de um contexto organizacional.

Principais vultos da teoria: Kurt Lewin Douglas McGregor, Herbert Simon, Rensis Likert, Chris Argyris, J.G.March. Origem: O movimento behaviorista surgiu como evolução de uma dissidência da Escola das Relações Humanas, que recusava a concepção de que a satisfação do trabalhador gerava de forma intrínseca a eficiência do trabalho. A percepção de que nem sempre os funcionários seguem comportamentos exclusivamente racionais ou essencialmente baseados em sua satisfação exigia a elaboração de uma nova teoria administrativa. A Teoria Comportamental defendia a valorização do trabalhador em qualquer empreendimento baseado na cooperação, buscando um novo padrão de teoria e pesquisa administrativas. Foi bastante influenciado pelo desenvolvimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com