TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercicio De Desição

Monografias: Exercicio De Desição. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2013  •  371 Palavras (2 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 2

1)A Receita Federal contratou você para desenvolver um programa para calcular o imposto de renda de uma pessoa física ou jurídica, para isso você deve seguir algumas regras estabelecidas:

 O imposto de renda é baseado no rendimento anual, tanto de pessoa física como de pessoa jurídica.

 O rendimento anual para pessoa física é baseado no total dos salários em um determinado ano e para pessoa jurídica é baseado no lucro total da empresa durante um determinado ano.

 Para pessoa física o imposto de renda é isento se o total dos salários for inferior a R$ 10.400,00, caso contrário o valor do imposto de renda é de 4,5% aplicado sobre o total dos salários em um determinado ano.

 Para pessoa jurídica o imposto de renda é isento se o lucro total durante um determinado ano for inferior a R$ 100.000,00 ou se a empresa financiou algum evento cultural ou social durante esse ano, caso contrário o valor do imposto de renda é de 8,75 % aplicado sobre o total do lucro em um determinado ano.

O programa deve calcular e mostrar o valor do imposto de renda, caso não seja isento; mostrar o tipo da pessoa (Jurídica ou Física), o nome da pessoa, o total do rendimento anual (total do salário ou total do lucro) e o ano tomado como base para o cálculo do imposto.

OBS: Se o imposto de renda for isento, uma mensagem deve ser exibida!

2) Elaborar um programa que calcule a média ponderada de um aluno da disciplina de lógica. Esta média tem pesos: 4 para a primeira prova e 6 para a segunda prova. Após calculada a média, uma mensagem deve ser apresentada informando a situação do aluno: APROVADO ou NECESSITA FAZER SUBSTITUTIVA (lembrando que a média para aprovação é de 7). Caso o aluno necessite fazer prova substitutiva, o programa deve pedir esta nova nota e calcular a nova média do aluno. Uma nova mensagem da situação deve informar ALUNO APROVADO ou ALUNO REPROVADO. Obs: A prova substitutiva pode substituir a primeira prova ou a segunda prova, portanto o programa deve verificar quando o aluno fica com maior média, isto é, quando a primeira prova é substituída pela prova substitutiva ou quando a segunda prova é substituída pela prova substitutiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com