TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercícios Resolvidos

Artigos Científicos: Exercícios Resolvidos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  433 Palavras (2 Páginas)  •  447 Visualizações

Página 1 de 2

AGORA É A SUA VEZ...

1. A afirmação “Estratégia é o conjunto de decisões que produz ou modifica um modelo de negócios” é verdadeira ou falsa?

Resposta: A afirmativa é verdadeira.

2. Você é o gerente de uma empresa de pequeno porte, que comercializa serviços de manutenção em computadores. Essa empresa acabou de se instalar na Região Metropolitana de Campinas. Como proprietário, qual plano estratégico você adotará como diferencial competitivo para conquistar o mercado?

Resposta: Para responder essa questão, utilize o recurso da Categoria, dentre todas elencadas por Porter, denominada “Diferenciação”.

3. Dois gerentes de uma mesma organização estão em conflito quanto à prioridade na estratégia de Porter a ser aplicada no primeiro ano de funcionamento de uma loja de produtos naturais. O gerente Zebedeu quer priorizar a liderança de custo e o gerente Eustáquio tem como principal meta priorizar o foco. Você foi convidado para realizar a consultoria nessa empresa e deverá escolher uma das duas alternativas. Apresente seus argumentos e justifique porque escolheu a liderança de custo ou o foco.

Resposta: Escolha uma dentre as opções dadas por Porter, justificando sua resposta: a liderança de custo tem como propósito principal o de reduzir os custos da organização e proporcionar menor preço, isto é, um produto mais barato ao consumidor final, elevando com isso o nível de vendas. Já o foco tem como ponto principal concentrar as vendas em

um nicho específico de mercado. Para responder à pergunta, procure pensar em um produto ou serviço. Exemplo: venda de marmitex.

4. Um item que tem se tornado referência de inovação e dinâmica é o aparelho celular. Considerando que o ciclo de vida de um produto passa por quatro estágios: introdução, crescimento, maturidade e declínio, identifique o que ocorreu e o que ocorre nos estágios do aparelho celular no mercado brasileiro, em que estágio se encontra e como será o futuro do celular no Brasil.

Introdução: período em que o produto é lançado no mercado, onde suas vendas vão crescendo lentamente. Não há lucros nesta fase, em virtude dos custos para colocar este produto no mercado

Crescimento: período de aceitação rápida pelo mercado e de lucros crescentes

Maturidade: período de baixo crescimento nas vendas. Os níveis de lucro tornam-se estáveis ou diminuem, em função dos gastos que a empresa tem para defender o produto da concorrência

Declínio: é quando as vendas e os lucros começam a cair

5. Em linhas gerais, estratégia é a elaboração de um plano, composto por diversos elementos, que, por meio de uma ação coordenada elabora-se um plano de longo prazo para atingir determinado objetivo.

Tarefa: Elabore um texto sobre sua visão de estratégia e como ela deve ser aplicada nas organizações empresariais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com