TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula 3 Casos Resolvidos De Filosofia

Trabalho Universitário: Aula 3 Casos Resolvidos De Filosofia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2013  •  969 Palavras (4 Páginas)  •  1.862 Visualizações

Página 1 de 4

Plano de Aula: Platão: justiça e a fundação do Estado.

FILOSOFIA GERAL E JURÍDICA

Título

Platão: justiça e a fundação do Estado.

Número de Aulas por Semana

Número de Semana de Aula

3

Tema

Platão: justiça e a fundação do Estado.

Objetivos

Ao final desta aula o aluno deverá ser capaz de:

• Conhecer em linhas gerais a importância de Platão para tradição Filosófica;

• Estudar a dualidade na Alegoria da Caverna ;

• Compreender o papel do filósofo na República e a relação entre justiça e lei;

• Compreender a ideia de justiça retributiva apresentada no mito de Er.

Estrutura do Conteúdo

Unidade 2 - Fundamentos para uma Filosofia Jurídica

2.1. Platão: justiça e a fundação do Estado.

Aplicação Prática Teórica

Orientação para realizar a atividade:

O aluno deverá rever os pontos da aula ministrada por seu professor, consultar seu material didático e, se necessário, a biblioteca virtual da Estácio para responder e aperfeiçoar os casos concretos desta aula. A atividade deverá ser feita em arquivo word (.doc), com cabeçalho identificador da atividade e aluno/Instituição/Cursor/Campus/Disciplina/Turma/Aluno/Semana), contendo apenas as respostas fundamentadas e enriquecidas em pesquisa bibliográfica e com a indicação da fonte bibliográfica da pesquisa na forma da ABNT a ser inserida no item "Referências". As questões abaixo são discursivas, o que requer uma resposta na forma de redação. O arquivo deverá ser anexado no ambiente do webaula no prazo estipulado.

Caso 1 - O papel do filósofo na República

A discussão acerca dos melhores critérios para escolha daquele que deve governar uma determinada sociedade sempre foi tema de longos debates no decorrer da história. Tomando como exemplo as eleições americanas do ano passado, o candidato republicano à Casa Branca, John McCain, surpreendeu jornalistas e eleitores quando anunciou sua escolha para vice-presidente: a governadora do Alasca Sarah Palin. Ela não estava entre os nomes mais citados nas apostas americanas, mas por ser uma figura feminina proeminente, Palin poderia trazer também uma boa parcela das eleitoras da ex-pré-candidata democrata Hillary Clinton. Durante a campanha, em razão da avançada idade de John McCain, muito se discutiu acerca da capacidade intelectual de Palin para administrar a mais poderosa nação do mundo.

Diante da situação acima apresentada, responda:

1- Que critério entendia Platão como o correto para a escolha daqueles que deveriam exercer os poderes da pólis? Fundamente sua resposta

R: O ideal do pensador era o governo do rei sábio, de alguém indicado à regência da sociedade por sua inteligência e conhecimento, perfeitamente capaz de conduzi-la pelo caminho do bem, do belo e do justo .Feita uma ampla seleção pela educação e classificação das almas, o poder deveria ser sempre exercido por um filósofo, um amante da sabedoria capaz de discernir perfeitamente o que é melhor para o povo.

2 - Pelo que você leu no texto acima e pelos seus conhecimentos acerca do processo eleitoral americano, a atual candidata a vice-presidência americana, muito popular entre certa camada social daquele país, cumpre os requisitos exigidos para exercer o poder, segundo aqueles que entendem como correta a visão platônica?

R: Sim pois a candidata tem um vasto conhecimento na área política, pois antes de ser governadora do Alaska , se formou em ciência, é formada em jornalismo, começou sua carreira política no conselho da pequena cidade de Wasilla, no Alasca, para o qual foi eleita duas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com