TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FERBASA

Monografias: FERBASA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2013  •  2.508 Palavras (11 Páginas)  •  914 Visualizações

Página 1 de 11

IPESU – INSTITUTO PERNAMBUCANO DE ENSINO SUPERIOR

1.1- Fundamentos de Administração – Descrição da Organização

1.1.1- Denominação e forma de constituição

A Farbesa é uma empresa que atua no ramo da mineração. Conhecida pelo desenvolvimento de produtos de alta qualidade e forte atuação no trabalho social, a empresa, produtora de ferro cromo alto carbono (FeCrAC), ferro cromo baixo carbono (FeCrBC), ferro silício cromo (FeSiCr) e ferro silício 75%, comemora em 2011 o seu cinquentenário. É a maior fabricante de Ferro ligas do Brasil e única produtora integrada de ferro cromo das Américas, exercendo as atividades de mineração, reflorestamento e metalurgia.

1.1.2- Dados e fatos relevantes da origem da organização

Fundada em 23 de fevereiro de 1961 pelo engenheiro José Corgosinho de Carvalho Filho, a FERBASA iniciou suas atividades no município de Campo Formoso, Bahia, no ramo de mineração, com o objetivo de produzir ferro cromo. Líder em seu segmento, está entre as 500 maiores empresas do país e as 20 maiores da Bahia, com faturamento anual superior a U$ 500 milhões.

1.1.3.- Natureza e ramo de atuação

A Companhia tem por objetivo a fabricação e comercialização dos diversos tipos de ferro, cada uma com sua característica e mercado de atuação específico. São elas:

Ferro Cromo Alto Carbono (FeCrAC) - Este produto é uma liga de ferro, cromo, silício e outros elementos. Como elemento liga, o Ferro Cromo Alto Carbono ou Charge Chrome é usado na fabricação de um grande número de tipos de aço e ligas especiais. Tem como característica básica o carbono acima de 4%. As principais utilizações ocorrem na produção de aço resistentes à corrosão, na produção de aços de alta resistividade elétrica, aços alta liga (indústria de automóveis), anti-oxidação e principalmente na produção de aços inoxidáveis.

Ferro Cromo Baixo Carbono (FeCrBC) - Este produto é uma liga de ferro, cromo, silício e carbono com teor máximo de 0,15%. É usado durante a produção de aços para corrigir os teores de cromo, sem provocar variações indesejáveis no teor de carbono. A sua utilização industrial é a mesma do FeCrAC, ou seja, na produção de aços especiais e inoxidáveis, com larga aplicação nas indústrias de bens de consumo.

Ferro Silício Cromo (FeSiCr) - Este produto é uma liga de ferro, cromo, silício e outros elementos. Sua aplicação é ser o principal insumo na produção de Ferro Cromo Baixo Carbono.

Ferro Silício 75% (FeSi 75%) - O FeSi 75% é produzido a partir do quartzo de alta pureza, carvão vegetal, minério de ferro, carepa e sucata. O FeSi 75% Standard é utilizado na produção de aços como desoxidante e elemento de liga. Na indústria de fundição, como agente grafitizante. O FeSi 75% Alta Pureza é usado na fabricação de aços ao sílicio de grão orientado (GO) e grão não orientado (GNO).

1.1.4.- Informações sobre o porte da empresa

Complexo Vale do Jacurici

O Complexo do Vale do Jacurici possui 15 minas, abrangendo os municípios de Queimadas, Cansanção, Andorinha, Monte Santo e Uauá. As minas encontram-se distribuídas ao longo da serra de Itiúba, com as seguintes denominações, de Sul para Norte: Pau Ferro, Barreiro, Laje Nova, Ipueira, Socó, Pindoba, Medrado, Lajedo, Riachão II, Riachão I, Monte Alegre, Teiú, Várzea do Macaco II, Várzea do Macaco I e Logradouro do Juvenal.

Complexo Campo Formoso

O complexo possui 9 minas, localizadas ao longo da borda norte da Serra da Jacobina, cujos nomes, em seqüência, são: Catuaba, Cascabulhos, Camarinha, Pedrinhas, Os Valérios, Coitezeiro, Limoeiro, Mato Limpo e Gameleira. Atualmente, os trabalhos estão concentrados na mina Coitezeiro. O teor médio de Cr2O3 para a cromita do tipo lump é de 38%, enquanto para os demais tipos (friável, fitado e disseminado) é de 18%.

O método de lavra empregado nas minas da região de Campo Formoso é a céu aberto, com desmonte mecânico e com explosivos. O minério do tipo lump é extraído do corte e transportado para o pátio de seleção, para posterior britagem e embarque para a FERBASA, em Pojuca.

1.1.6- Número de funcionários

3.200 Funcionários.

1.1.7- Principais produtos

1 Ferro Cromo Alto Carbono (FeCrAC)

Como elemento liga, o ferro cromo alto carbono, ou “Charge Chrome” é usado na fabricação de aços inoxidáveis e ligas especiais. Os aços inoxidáveis são utilizados na indústria de alimentos, produtos químicos, celulose, petróleo, nos produtos da chamada linha branca, utensílios domésticos, construção civil e outros.

2 Ferro Cromo Baixo Carbono (FeCrBC)

Liga de ferro que apresenta carbono com teor máximo de 0,15%, utilizado durantea produção de aços para corrigir os teores de cromo, sem provocar variações indesejáveis no teor de carbono. Na indústria tem a mesma finalidade do FeCr AC, ou seja, na produção de aços inoxidáveis com larga aplicação nas indústrias de bens de consumo.

3 Ferro Silício Cromo (FeSiCr)

Elemento redutor na fabricação de ferro cromo baixo carbono e em aços, para adição de cromo e silício.

4 Ferro Silício 75 (FeSi 75)

Na produção de aço o FeSi 75 standard (HP) é usado como desoxidante e elemento de liga; na indústria de fundição serve como agente grafitizante. O FeSi 75 alta pureza compõe a fabricação de aços, destinados à fabricação de transformadores, usinas hidrelétricas, freezer, compressores herméticos para geladeiras e outros.

5 Areia de Cromita

Matéria prima básica utilizada na produção de fluxantes siderúrgicos e na indústria de fundição, como areia de moldagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com