TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO TÉCNICO DE SAÍDA DE CAMPO : FERBASA

Por:   •  24/1/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.456 Palavras (6 Páginas)  •  647 Visualizações

Página 1 de 6

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA

DEPARTAMENTO DE GEOLOGIA – DGEO

CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM GEOLOGIA

ORIENTADOR: J. M. UCHA

SANDRO JUNIOR

VINICIUS FRANÇA

RELATÓRIO TÉCNICO DE SAÍDA DE CAMPO :

FERBASA

SALVADOR

OUTUBRO-2015

SANDRO JUNIOR

VINICIUS FRANÇA

RELATÓRIO TÉCNICO DE SAÍDA DE CAMPO :

FERBASA

Relatório técnico apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplinaAIRAD, Avaliação de Inpacto Ambiental e Recuperação de Área Degradada, no curso de tecnico em geologia, do Instituto Federal da Bahia - IFBA

PROFESSOR: J. M. UCHA

SALVADOR

OUTUBRO-2015

RESUMO

Este trabalho apresenta de forma objetivo os estudos realizados no campo orientado pelo professor José Ucha e acompanhados pela professora Renilda Fátima. O campo foi composto por 3 pontos: 1º localizado nas proximidades do município Entre Rios; 2º Local de fornos para produção de carvão da FERBASA e região de plantio de eucalipto para produção do mesmo; 3º foi

Numa outra região da FERBASA, numa antiga lavra clandestina, que depois foi licenciada.

O estudo teve foco em áreas previamente degradadas (visto nos pontos 2 e 3), e que se deu uma reutilização, ou recuperação para estas áreas, de forma a não manté-las como áreas inúteis/destruídas pelas atividades humanas.

INTRODUÇÃO

A preocupação com o meio ambiente, tem se tornado um assunto cada vez mais importante em nossas vidas. Dessa forma, surge a problemática de como evitar o desgaste e desmatamento de nosso meio ambiente, sem retardar o avanço tecnológico e conforta da sociedade atual.

Surge então um as discussões sobre formas de recuperação das áreas degradadas. Após o uso humano e suas modificações, tenta-se recuperá-la, a fim de atribuir a ela um uso, ou, se possível, trazê-la de volta a seu estado anterior a degradação.

O local próximo a plantação de eucalipto da FERBASA seria um desses, uma vez que, tenha sido lavrada a areia do local, tenta-se recuperar com o plantio de mudas de árvores frutíferas, tentando trazer os animais de volta para a região.

OBJETIVO

A saída de campo realizada no dia 20/010/2015, orientada pelo professorJosé Martin Ucha e acompanhada pela professora Renilda de Fátima, teve como objetivo complementar os conhecimetos adquiridos em  sala de aula, através da observaçãodos métodos de recuperação de  áreas degradadas, aplicados pela Companhia de Ferro Ligas da Bahia (FERBASA) e conhecer o sistema de produção de carvão desta empresa.

METODOLOGIA

Durante a saída de campo foram realizados  três pontos de parada, são eles:

1º Localizado nas proximidades do município Entre Rios, afim de reconhecer a geologia e o solo da área;

2º Local onde se encontrava os fornos para produção de carvão da FERBASA e região de plantio de eucalipto para produção do mesmo;

3º Antiga lavra clandestina, que posteriormente foi licenciada e recuperada após a exploração da mesma.

GEOLOGIA / GEOMORFOLOGIA

O litoral norte do Estado da Bahia, segundo Martin et al. (1980), engloba a faixa litorânea entre Salvador e o rio Real (limite estadual BA/SE) e apresenta quatro domínios geocronológicos: Proterozoico (Cráton do São Francisco e Embasamento Cristalino), Juro-Cretáceo (Bacia do Recôncavo), Paleógeno-Neógeno (Grupo Barreiras) e Quaternário (Coberturas Sedimentares Quaternárias).

Segundo Magnavita (1992), a formação da bacia do Recôncavo teve início no Cretáceo Inferior com a evolução do rifte do Recôncavo-Tucano-Jatobá, tendo sido depositados o Grupo Santo Amaro (Formações Itaparica, Água Grande e Candeias), a Formação Salvador, o Grupo Ilhas (Formações Marfim, Taquipe e Pojuca), Formações São Sebastião, Marizal e Sabiá, e o Grupo Barreiras. O Grupo Barreiras é a principal cobertura sedimentar do Paleogeno-Neogeno depositada durante a época do Plioceno Inferior ao Superior, chegando à idade entre 3 a 5 Ma (Suguio et al., 1986), que foi controlada por oscilações dos períodos climáticos que se caracterizavam ora por um clima árido em níveis oceânicos baixos ora por um clima úmido quando o nível estava muito alto (Bigarella e Andrade, 1964). É composto por sedimentos não a pouco consolidados, apresentando duas unidades sedimentares que se referem a ambientes deposicionais distintos (Vilas Boas et al., 2001). A base, com sedimentos de origem flúvio-lacustre, é composta por areias finas a grossas e argilas variegadas. Já o topo, composto por depósitos de fluxo de detritos, é um arenito grosso a conglomerático com matriz caulinítica e com baixo selecionamento.

Do ponto de vista geomorfologico, a principal unidade observada foi a dos Tabuleiros Costeiros, a qual  apresenta topos planos e convexos, e drenagens encaixadas com vertentes íngremes de fundo chato, desenvolvidas a partir da ação do modelado de dissecação e são geologicamente sustentadas pelas litologias do Grupo Barreiras e dos Leques Aluviais. Esta Unidade tabém apresenta relevo fortemente ondulado com altitudes máximas na ordem de 100 (m), vertentes íngremes, com declividades superiores a 30° e com vales abertos, possuindo áreas com predomínio de escoamento laminar ligeiro e/ou concentrado e sujeitas a forte erosão e presença de colúvios.

PEDOLOGIA

Como principais classes de solos que ocorrem na região dos tabuleiros costeiros no litoral norte do estado da Bahia, destacam-se os Latossolos Amarelos, os Argissolos Amarelos, os Argissolos Acinzentados e os Espodossolos.

É também observado que nessa região os solos presentam uma  transformação podzólica como uma feição comum, bem distribuída por todo o domínio dos sedimentos do Grupo Barreiras.

CARVOARIA DA FERBASA

Fundada em 23 de fevereiro de 1961 pelo engenheiro José Corgosinho de Carvalho Filho, a FERBASA - Companhia de Ferro Ligas da Bahia – tem como principal produto as ligas de ferro, dentre elas estão a liga de  ferro-silicio 75%,de ferro-cromo alto carbono, ferro-cromo baixo carbono, ferro-sílico-cromo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (130.2 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com