TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ferreiro Rocher

Pesquisas Acadêmicas: Ferreiro Rocher. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2014  •  4.492 Palavras (18 Páginas)  •  901 Visualizações

Página 1 de 18

SUMÁRIO

1 - Introdução

2 -Referencial Teórico

3 - Histórico da empresas

4 - conclusão

5 – Referências Bibliográficas

1 INTRODUÇÃO

Através deste trabalho será apresentado um novo produto, destinado a Ferrero Rocher do Brasil, pois de acordo com Cornero, um novo produto deve ser lançado a cada dois anos no Brasil. Essa será a estratégia para alcançar os mercados do Norte e Nordeste, que ainda não comercializam a maior parte do portfólio da empresa em virtude das altas temperaturas durante todo o ano, o que dificulta o transporte e a conservação de produtos. Segundo a fala de Pietro Cornero: “Nosso objetivo é ter um portfólio em que o verão não seja um problema”, sendo que é o grande problema de muitos fabricantes de chocolates nesta época do ano.

O produto que foi desenvolvido para atender esse mercado é baseado no sabor das esferas de avelãs, com o formato em barra de chocolate, com um recheio derretido e com pedacinhos de avelãs e se torna um paladar que só a Ferrero detém.

A partir deste será apresentado o ciclo de vida do produto, embalagem e como foi desenvolvido o produto.

2-REFERENCIAL TEÓRICO

Desde o início de suas atividades, a empresa Ferrero demonstrou vários pontos fortes internamente em suas ações, vendo nas dificuldades uma oportunidade, temos um exemplo disso na utilização de avelã como matéria-prima tendo em vista que, devido a crise econômica que o país enfrentava tendo que elaborar produtos com preços mais acessíveis e à escassez de chocolate, fez da avelã um diferencial em seus produtos e otimizou os custos, servindo até hoje como ingrediente indispensável na elaboração de alguns de seus principais produtos.

A inovação frequente desde níveis gerenciais aos novos lançamentos, reformulando receitas e nomes de produtos, no casso de um de seus primeiros e principais produtos_ a pasta Nutella antiga Giandujot, priorizando-se sempre a qualidade dos produtos tendo em vista que os mesmos passam sempre por 30 setores de controle de qualidade; todas essas forças internas repercutem em vantagens competitivas ao nível de cotas de mercados ou satisfação dos clientes.

Analisando a empresa no mercado internacional, seus faturamentos, vendas e trajetória, ocultaram algumas fraquezas, ameaças e oportunidades que num âmbito nacional podemos perceber com clareza; tendo em vista que conhecemos sua concorrência, podemos ir mais a fundo nas exigências do mercado consumidor e temos dados informados por pesquisas realizadas na área.Para fazer isso utilizaremos com base o seu principal produto no mercado brasileiro, o bombom Ferrero Rocher. Em vista que a empresa sempre lança um novo produto a sugestão seria o bombom Ferrero Rocher em barra, este continuaria atendendo as classes selecionadas pela empresa um público A e B. E a pasta de Amendoim Nutella em sachês, que também atenderia a mesma classe mas estaria disponível para uso pessoa na “dose certa” e também disponibilizada em hotéis.

Utilizando os “4 Ps” do composto de marketing, faremos uma análise dos pontos fortes, fracos, ameaças ou oportunidades em Produto, Preço, Praça e Promoção, intervindo com um Plano de ação na resolução de possíveis problemas.

2.1.1 Produto

O bombom Ferrero Rocher é formado por uma avelã imersa em recheio de chocolate, envolvida por uma concha crocante de wafer coberta com chocolate salpicado com pedaços de avelã; é apresentado em diversas porções, o que facilita as vendas por abranger diferentes ocasiões e motivos de compras, sendo lançado recentemente a embalagem com 3 unidades o que ajuda na decisão de compra pois da maneira como fica exposto, perto dos caixas, causa a compra por impulso, onde o consumidor não planeja mas não vê risco ao efetuar a compra.

Tendo em vista os resultados de uma pesquisa quantitativa, onde a maior parte dos entrevistados(49%) afirmam que preferem consumir chocolate em barras, vemos aí uma oportunidade: sabendo-se que os consumidores apreciam o sabor do Bombom, a “sacada” para satisfazer estes clientes seria apresentar o sabor, a qualidade e os padrões de embalagem do bombom Ferrero Rocher em barras.

Considerando-se que o Valor Unitário do produto seja de $2,00 a unidade com o apontamento de custos variáveis de $1,10, e $0,40 de despesas variáveis por unidade, temos uma Margem de Contribuição Unitária do produto de: Mcu=2-(1,1+0,4) Mcu=o,5 ou %Mcu=0,5/2=25%.

Sabendo-se dos gastos fixos envolvidos e a Margem de Contribuição Unitária do produto, o mesmo vai conseguir dar retorno financeiro real com uma produção e venda de 2 toneladas/mês.

2.1.2 Preço

Quando se fala em preço do nosso produto em questão_ o bombom Ferrero Rocher, vemos uma tabela de preço acima da concorrência, recebendo as notas mais baixas na pesquisa, se sobressaindo dos demais pela qualidade e sofisticação, entretanto deixa-se de abranger um nicho de mercado considerável: consumidores que optam por escolher produtos mais baratos, principalmente quando a compra é rotineira ou limitada.

Sabendo-se que a estratégia de preço influencia o comportamento de compra quando o consumidor está avaliando alternativas e chegando a uma decisão, sugere-se mais uma alternativa que auxiliaria nesta decisão: um bombom Ferrero Rocher com um preço mais baixo. Levando-se em consideração que não podemos alterar a margem de contribuição do produto, diminuem-se os custos nos gastos com matéria-prima dando origem á um bombom idêntico ao já disponível no mercado, no entanto de menor tamanho; isso, além de baratear o produto, seria uma novidade no mercado competindo em preço com a concorrência. Para evitar a concorrência entre os dois segmentos ( um produto competindo com o outro) a alternativa seria mudar a formar de apresentação no mercado, retirando-se a embalagem com três unidades de linha colocando o novo bombom à granel nos estandes mantendo sempre a sofisticação na apresentação ocasionando a “compra por impulso”. Essa estratégia auxiliaria reduzir o índice de 56% das pessoas não consumirem o bombom Ferrero Rocher em maior quantidade que os outros bombons, principalmente devido ao fato de não ser encontrado em embalagens individuais como os demais.

2.1.3

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.1 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com