TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Finanças

Projeto de pesquisa: Finanças. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.942 Palavras (8 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 8

ARARIPINA-PE

2012

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO.................................................................................................4 a 8

3 CONCLUSÃO 9

4 REFERÊNCIAS..................................................................................................................10

1 INTRODUÇÃO

Sabemos que muitas empresas sujem todos os dias em nosso pais, umas com produtos já existentes no mercado e outros com novos produtos, sendo que muitas dessas empresas não consegue sobreviver não mais do que dois anos, pois as mesmas não tem ou tiveram informações financeiras confiáveis para dar inicio ao seu negócio.

O intuito dessa produção textual é justamente elaborar orçamentos empresariais para uma empresa que está para entrar no mercado com um novo produto, com essas informações os diretores da empresa vão poder tomar varias decisões sem ricos financeiros futuros e com segurança para fazer novos investimentos.

2 DESENVOLVIMENTO

Com base nos dados de produção e financeiro fornecidos pela a empresa GM INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE ELETRÔNICOS S/A, foi montado a DRE, fluxo de caixa, orçamento de vendas e orçamento de produção:

ANEXO I – PLANILHA EXCEL.

Em relação as duvidas que os sócios tem sobre algumas ferramentas administrativa, as mesmas foram relacionadas e esclarecidas abaixo:

2.1 Fluxo de Caixa - A função desta ferramenta é a de informar o empresário sobre a situação da movimentação diária dos recursos financeiros, disponibilizando as informações pertinentes aos pagamentos, recebimentos e ao saldo, realizados e a se realizarem, de forma diária e acumulada. A composição do Fluxo de Caixa pode variar muito, porém as informações devem estar estruturadas diariamente e de forma acumulada, informando os pagamentos, recebimentos e o saldo, ao longo do tempo.

2.2 Custo de Oportunidade - O custo de oportunidade é um termo usado na economia para indicar o custo de algo em termos de uma oportunidade renunciada, ou seja, o custo , até mesmo social, causado pela renúncia do ente econômico, bem como os benefícios que poderiam ser obtidos a partir desta oportunidade renunciada ou, ainda, a mais alta renda gerada em alguma aplicação alternativa.

Em outras palavras: O custo de oportunidade representa o valor associado a melhor alternativa não escolhida. Ao se tomar determinada escolha, deixa-se de lado as demais possibilidade, pois excludentes. À alternativa escolhida, associa-se como "custo de oportunidade" o maior benefício NÃO obtido das possibilidades NÃO escolhidas, isto é, "a escolha de determinada opção impede o usufruto dos benefícios que as outras opções poderiam proporcionar". O mais alto valor associado aos benefícios não escolhidos, pode ser entendido como um custo da opção escolhida, custo chamado "de oportunidade". Vejamos o exemplo de uma empresa que fabrica 100 televisões por mês. Essa empresa decide começar a fabricar ventiladores, mas para conseguir fazer isso, tem que reduzir a produção mensal das televisões para 80 por mês. Neste caso, o custo de oportunidade da produção dos ventiladores são as 20 televisões que a empresa abdicou de produzir.

2.3 Orçamentos Empresariais - O orçamento empresarial funciona como um diferencial, para a coordenação das receitas e despesas do setor administrativo, gerando melhoria dos resultados. Os orçamentos devem expressar quantitativamente os planos de ação, refletindo as diretrizes, os objetivos, as metas, as políticas estabelecidas para a empresa, para determinado período, que servem também para a coordenação e implantação desses planos.

Os orçamentos devem manter-se atualizados para atender a seus propósitos, por ocasião do planejamento estratégico e operacional, dos replanejamentos periódicos, dos ajustes efetuados nos planos, garantindo-se bases realistas para a avaliação de desempenhos, que se alcançados conduzirão a empresa aos níveis planejados de eficácia.

Os orçamentos também prevêem meios para comunicar as metas a curto prazo da empresa a seus membros. Orçar as atividades das organizações é também refletir aos gerentes que entendem as metas da empresa e proporcionar oportunidade para seus planejadores corrigirem distorções nas metas da organização. Também serve para coordenar muitas atividades de uma empresa, mostra o efeito dos níveis de vendas sobre as atividades de compras, de produção e administrativas e sobre o número de funcionários que precisam ser contratados para atender aos clientes, então o orçamento é uma ferramenta que força a coordenação das atividades da organização e ajuda a identificar problemas de coordenação. Exemplos: orçamento operacional, orçamento de vendas, orçamento de produção e orçamento financeiro.

2.4 Payback Descontado - é o período de tempo necessário para recuperar o investimento, avaliando-se os fluxos de caixa descontados, ou seja, considerando-se o valor do dinheiro no tempo.

2.5 Impostos, Contribuição e Taxas - Os impostos são um tipo de tributos, e não há uma destinação específica para os recursos obtidos por meio de seu recolhimento. Geralmente são utilizados para o financiamento de serviços públicos, como educação e segurança. Eles podem incidir sobre o patrimônio (como o IPTU e o IPVA), renda (Imposto de Renda) e consumo, como o IPI que é cobrado dos produtores e o ICMS que é pago pelo consumidor. Já as contribuições podem ser de dois tipos: de melhoria ou especiais. No primeiro caso estão as contribuições cobradas em uma situação que representa um benefício ao contribuinte, como uma obra pública que valorizou seu imóvel. Já as contribuições especiais são cobradas quando há uma destinação específica para um determinado grupo, como o PIS (Programa de Integração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com