TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Economicos

Trabalho Universitário: Fundamentos Economicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  310 Palavras (2 Páginas)  •  451 Visualizações

Página 1 de 2

1-a) A partir do conteúdo estudado, você diria que o conceito de escassez implica em escolha? Por quê? (1,5 pontos)

R: Sim, pois existe a escassez do produto ofertado, onde a demanda mundial de consumo já é bem maior, a partir daí tem se a escolha de realizar investimentos para garantir o suprimento do produto no futuro ou começar a usar o processo de reciclagem.

b) Em caso positivo, dê dois exemplos citados no texto que caracterizam a necessidade de escolha em situação de escassez. (1,5 pontos)

R: 1 - “como se vê, a reciclagem vai ficar cada vez mais importante”.

2 - “ O Departamento de Energia dos Estados Unidos divulgou documento que adverte sobre a necessidade de reduzir nos próximos 15 anos a dependência de metais raros de origem Chinesa”.

2-A manipulação dos mercados é a idéia principal do texto que evidência que a escassez de um determinado produto ou serviço em diversas ocasiões nada mais era do que uma estratégia dos produtores, para tê-los aumentados seus preços, como no exemplo citado da “escassez” ou crise, de energia elétrica na Califórnia, esse caso não foi uma escassez real, pois posteriormente o assunto foi comprovado em gravações que os traders que diziam para as usinas fecharem, a fim de obter vantagens com o aumento do preço.

Para outras pessoas o que acontece não é manipulação, mas sim um real caso de escassez do produto, que faz com que a demanda seja bem maior do que a oferta, levando assim os preços a aumentarem. Uma hipótese dessa situação é o que acontece nos mercados emergentes, de acordo com o texto, que o rápido crescimento da demanda venha colidir com a oferta limitada.

Às vezes por não ter tanto estoque de produtos, nesses casos pode ser que não haja tanta manipulação do mercado com a intenção de obter vantagens e sim uma real escassez do produto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com