TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Econômicos Da Ocupação Territorial

Artigos Científicos: Fundamentos Econômicos Da Ocupação Territorial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2013  •  436 Palavras (2 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 2

Fundamentos econômicos da ocupação territorial

A busca por terras além-mar se deu por conta da expansão comercial europeia, diferentemente como havia sido na Grécia antiga que se deu por fatores populacionais. A princípio as terras brasileiras não apresentavam nenhum retorno comercial para Portugal que tinha outros negócios bem lucrativos (Cia das índias orientais).

A ocupação das terras brasileiras se deu devido à pressão de outras nações europeias que sustentavam que os portugueses não teriam direito às terras caso não as tivessem efetivamente ocupadas. A ocupação Francesa no Brasil foi um estopim para a colonização que começou com uma empresa extrativa (pau-brasil), mesmo que essa ocupação demandasse recursos que eram utilizados em empresas mais produtivas.

Como Portugal já tinha implementado nas ilhas do atlântico o cultivo em larga escala de cana de açúcar, os portugueses já tinham as técnicas de produção e as maquinas para a produção dos engenhos, com o início do plantio da cana impulsionado pela fertilidade do solo de massapé nordestino a coroa portuguesa decide transferir para a Holanda o refino e a revenda do açúcar no continente europeu, visto que os holandeses tinham experiência com o comercio e grande parte dos investimentos na empresa açucareira nordestina foi feita por eles.

A produção de açúcar na América espanhola foi proibida pela metrópole para favorecer os produtores da Andaluzia. O declínio da metrópole espanhola foi devido à descoberta precoce dos metais preciosos nas suas colônias e a sua exploração o que ocasionou grande inflação e se alastrou por toda a Europa e destruindo também a indústria manufatureira da metrópole espanhola.

A união ibérica desfavoreceu e muito a empresa açucareira nordestina, visto que os espanhóis estavam em guerra com os holandeses e proibiram as relações comerciais da empresa açucareira com os holandeses. Com a proibição do comercio e o aprendizado adquirido durante o período de acordo com Portugal, os holandeses iniciaram o cultivo de açúcar nas Antilhas, com essa concorrência os preços internacionais do açúcar tiveram uma queda de quase 50%.

Com o declínio econômico espanhol Franca, Inglaterra e Holanda estabeleceram colônias de povoamento com fins militares no caribe, com a intenção de conquistar os campos de ouro e prata da América espanhola.

Alguns problemas internos com as metrópoles e a distancia das Antilhas fizeram com que nessas ilhas prosperasse antes mesmo da implementação do açúcar um mercado de produtos tropicais e o intercambio comercial entre as ilhas.

Após a separação da Espanha uma série de acordos firmados com a Inglaterra garantiu a sobrevivência de Portugal, até a descoberta das jazidas de ouro no Brasil e o tratado de Methuen que garantiu a o desenvolvimento industrial inglês e o controle territorial brasileiro por Portugal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com