TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO EMPRESARIAL

Trabalho acadêmico: GESTÃO EMPRESARIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  Trabalho acadêmico  •  1.502 Palavras (7 Páginas)  •  463 Visualizações

Página 1 de 7

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO SUPERIOR DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

GESTÃO EMPRESARIAL

2013

GESTÃO EMPRESARIAL

Trabalho apresentado ao Curso Superior de Bacharelado em Ciências Contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Atividades Interdisciplinares do 4º semestre.

Professores: Professores do 4º semestre

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO..................................................................................03

2. DESENVOLVIMENTO......................................................................04

2.1 Conceito de Orçamento....................................................................04

2.2 Orçamento Geral..............................................................................04

2.3 Orçamento Flexível..........................................................................05

2.4 Pontos Positivos do Orçamento para a Gestão...............................06

2.5 As questões Tributárias para o Orçamento.....................................06

2.6 Isenção e imunidade tributária.........................................................06

2.7 Balanço Patrimonial.........................................................................07

2.8 Demonstração do Resultado do Exercício......................................07

2.9 Demonstração dos Fluxos de Caixa...............................................07

2.10 A Comparação do Orçamento com o Realizado com a Utilização dos Métodos Quantitativos.................................................................08

3. CONCLUSÕES.................................................................................09

4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.................................................10

1. INTRODUÇÃO

Para se sobressair no cenário empresarial, os gestores necessitam utilizar informações seguras e eficazes para balizar o seu processo decisório. Dessa forma, a contabilidade, enquanto ciência, em constante adaptação a estas mudanças, assume pressupostos multidisciplinares visando auxiliar todos os níveis de processos organizacionais.

A Contabilidade exerce um papel importante na gestão empresarial, à medida que fornece subsídios ao administrador no processo de tomada de decisões.

Através dela, o gerente é capaz de fazer uma avaliação da situação patrimonial da empresa, prognosticar tendências, planejar atividades. Para tal, a contabilidade se utiliza de diversas técnicas e instrumentos, tais como: escrituração, demonstrações contábeis, análise e interpretação das demonstrações contábeis, auditoria e perícia.

O trabalho apresentado à UNOPAR buscará ao longo do seu desenvolvimento conceituar e apontar a importância do orçamento, tanto o flexivo como o geral, seus pontos positivos para a gestão, as questões tributárias com a isenção e imunidade tributária, balanço patrimonial, demonstração do resultado do exercício, demonstração dos fluxos de Caixa, comparação do orçamento realizado com a utilização dos métodos quantitativos.

O trabalho se torna relevante por oferecer ao aluno do curso de Ciências Contábeis a oportunidade de reforçar a teoria aprendida nas teles aulas e dessa forma aprimorar os conhecimentos.

2. DESENVOLVIMENTO

A Contabilidade tem como principal objeto o patrimônio da entidade, porém, acompanhando as necessidades dos usuários, passou a visar não mais exclusivamente bens, direitos e obrigações, principalmente as suas mutações. Desse modo, a Contabilidade começou a dar um enfoque maior para a Contabilidade Gerencial, na qual se destaca o Orçamento Empresarial.

Diante da necessidade de se tornarem mais competitivas, as empresas começaram a se organizar, surgindo dai o Planejamento. E, nas suas divisões, destaca-se a importância dos conceitos dos itens abaixo ajudando no planejamento do negócio.

2.1. Conceito de Orçamento

O Orçamento quantifica as expectativas da administração com relação a receitas futuras e ao respectivo lucro frente às despesas previstas, permite a verificação do fluxo de caixa e a sua posição financeira no correr do período, possibilitando uma melhor averiguação dos resultados das ações planejadas e ensejando que se tomem outras a fim de evitar resultados indesejados (falta de capital de giro, por exemplo). Na gestão de empresas, conforme define Welsch (1983, P. 21), o Orçamento tem sido identificado como um 'modo de administrar', pois considera o papel dominante do administrador e proporciona um sistema de referência para a aplicação de elementos básicos da administração cientifica, tais como a administração por objetivos, comunicação efetiva, administração participativa, e controle dinâmico, feedback continuo, a contabilidade por níveis e áreas de responsabilidade, entre outros.

2.2 Orçamento Geral:

Expressa os planos operacionais e financeiros da administração para um período especifico e é composto por um conjunto de demonstrações financeiras orçadas. Expressa também, o impacto das decisões operacionais e financeiras. Como segue abaixo:

2.2.1 Orçamento Operacional:

• Orçamento de Vendas;

• Orçamento de Produção

• Orçamento de Compra de Materiais Diretos

• Orçamento de Mão de Obra

• Orçamento de Custos dos Produtos Vendidos

• Orçamento de Despesas de Marketing,

• Distribuição, Administrativas

• Demonstração de Resultado Orçada

2.2.2 Orçamento Financeiro:

• Orçamento de capital ou investimento

• Orçamento de caixa

• Balanço Patrimonial Orçado.

2.3. Orçamento Flexível:

É ajustado de acordo com as mudanças no nível de atividade

real, sendo necessário à separação dos custos em variáveis e fixos orçados. Para fins de avaliação de desempenho o orçamento flexível é superior ao orçamento estático, pois compara os resultados reais com o resultado orçado para o mesmo nível de atividade dos resultados reais, diferentemente do estático que compara os resultados reais com os resultados projetados para a atividade original.

2.4 Pontos Positivos do Orçamento para a Gestão:

Impulsiona o planejamento e a implementação estratégica de planos; Proporciona uma estrutura para a avaliação do desempenho; Motiva administradores e funcionários; Promove a coordenação e a comunicação entre subunidades dentro da empresa.

2.5 As questões Tributárias para o Orçamento:

É indispensável que o orçamento empresarial encare as questões tributárias como assunto de alta relevância, uma vez que uma empresa já se encontra liquidando os impostos relativos a seu faturamento mesmo antes de recebê-lo. A não observação de possíveis irregularidades quanto à situação fiscal da empresa pode levá-la a sofrer sérias consequências, como contratempos oriundos de autuações fiscais, ônus financeiros na obtenção de empréstimos e descrédito junto aos credores.

2.6 Isenção e imunidade tributária:

Isenção é uma hipótese de não incidência legalmente qualificada. Para outros, é uma exclusão do crédito tributário, pois embora tenha acontecido o fato gerador do tributo (haja incidência), o ente tributante esta impedido de constituir e cobrar o crédito tributário.

As isenções não são extensíveis às taxas, a contribuições de melhoria e aos tributos instituídos posteriormente à sua concessão. Imunidade tributária é uma proteção que a Constituição Federal confere aos contribuintes. É uma hipótese de não incidência tributária constitucionalmente qualificada.

As imunidades previstas no artigo 150 da Constituição Federal só existem para impostos, mas não podemos esquecer que existem imunidades espalhadas na Constituição em relação às taxas e contribuições especiais.

A imunidade só atinge a obrigação principal, permanecendo assim as obrigações acessórias.

2.7. Balanço Patrimonial:

Balanço Patrimonial é a demonstração contábil destinada a evidenciar, qualitativa e quantitativamente, numa determinada data, a posição patrimonial e financeira da Entidade. No balanço patrimonial, as contas deverão ser classificadas segundo os elementos do patrimônio que registrem e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação financeira da empresa. O Balanço Patrimonial é constituído pelo:

- Ativo compreende os bens, os direitos e as demais aplicações de recursos controlados pela entidade, capazes de gerar benefícios econômicos futuros, originados de eventos ocorridos.

- Passivo compreende as origens de recursos representados pelas obrigações para com terceiros, resultantes de eventos ocorridos que exigirão ativos para a sua liquidação.

- Patrimônio Líquido compreende os recursos próprios da Entidade, e seu valor é a diferença positiva entre o valor do Ativo e o valor do Passivo.

2.8. Demonstração do Resultado do Exercício:

A Demonstração do Resultado do Exercício tem como finalidade principal apurar se o período vai ser lucrativo ou não. Da junção do orçamento de vendas e os gastos orçados, é possível a elaboração do DRE projetado.

2.9. Demonstração dos Fluxos de Caixa:

O objetivo principal da Demonstração do Fluxo de Caixa é fornecer informações relevantes sobre as entradas e saídas de caixa de uma entidade para um determinado período de tempo. As informações contidas na Demonstração do Fluxo de Caixa são úteis quando utilizadas com as informações de outras demonstrações contábeis e na medida em que estejam refletindo as transações de caixa das atividades operacionais, de investimento e de financiamento, auxiliando os usuários na avaliação da capacidade da entidade de gerar fluxos de caixa líquidos positivos decorrentes de suas atividades, visando atender às suas obrigações bem como pagar dividendos aos seus acionistas.

2.10 A comparação do orçado com o realizado com a utilização dos métodos quantitativos:

Depois de realizado o orçamento mestre, é necessário que a empresa tenha um efetivo controle dos reais acontecimentos para que possam ser confrontados com o orçado e, se necessário, tomar medidas corretivas.

Portanto, a etapa de controle do orçamento torna-se indispensável ao bom desenvolvimento do que foi planejado. Os dados que foram alcançados efetivamente são registrados e comparados ao que foi planejado. Sendo assim, é utilizado para confrontar tanto o orçado com o realizado e também o realizado com o desejável.

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Diante das grandes mudanças no cenário contábil, o contador necessita de uma constante busca de informações para agregar conhecimentos, tornando um profissional competente para exercer seu papel de gestor da informação e utilizar seus mecanismos para interferir no processo decisório da empresa.

As informações obtidas através do estudo detalhado na Gestão Empresarial apontam a importância da contabilidade e das informações contábeis nas empresas para nortear a tomada de decisões no sentido de atingir as metas determinadas no planejamento. Avaliando devidamente o ambiente interno (organização) e o ambiente externo onde exerce a sua atividade (concorrentes, clientes e fornecedores), podem visualizar mais claramente o impacto e o sucesso das suas ações.

Com o desenvolvimento deste trabalho é possível ter uma visão mais ampla do que nos foi apresentado em sala de aula.

Atividades como essa contribuem para o aperfeiçoamento do acadêmico e preparação para o mercado de trabalho.

4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Santos, Joenice Leandro Diniz dos. Administração e Orçamento Empresarial: Administração / Joenice Leandro Diniz dos Santos, Thiago Nunes Bazoli. – São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.

Bazoli, Thiago Nunes. Administração Financeira e Orçamentária / Thiago Nunes Bazoli, Joenice Leandro Diniz dos Santos – São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2013.

Texto: Orçamento Empresarial, disponível em http://material.canaldosconcursos.com.br/pdf/basico_contador_analise_economica/basico_contador_analise_economico_financeira_josue_aula_03.pdf Acesso em 07/10/2013

WELSCH, Glenn A. Orçamento empresarial. 4 ed. São Paulo: Atlas, 1983.

...

Baixar como  txt (12.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »