TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO NO TERCEIRO SETOR

Trabalho Escolar: GESTÃO NO TERCEIRO SETOR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/9/2013  •  1.732 Palavras (7 Páginas)  •  632 Visualizações

Página 1 de 7

RESUMO

Para construir o trabalho, nos entrevistamos a freira Regineide que nos ajudou com algumas respostas, nos mostrou o material da casa e a estrutura do abrigo.

O site da Vila Acalanto é completíssimo, o que nos mostrou transparência com informações. Recebem voluntários todos os sábados.

Nos fomos um sábado depois da Páscoa fazer voluntariado, para conhecermos as crianças, como são os funcionários e quais os tipos de pessoas que frequentam o abrigo.

Tivemos uma ótima impressão do local, todos os funcionários são atenciosos, o espaço para crianças são ótimos, percebemos que a frequência de voluntários aos finais de semanas aumenta. Alguns casais foram na instituição também para conhecer as crianças, interessados em adotar, e sempre demonstrando carinho e respeito por todos eles.

O tanto que conhecemos do abrigo, podemos avaliar que é um espaço de carinho e atenção para as crianças, boa estrutura física, doadores frequentes e voluntariados assíduos e preocupados.

1. INTRODUÇÃO

Neste trabalho falaremos da instituição Associação Cristã de Casais, conhecida popularmente como Vila Acalanto. É uma pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, associação de natureza assistencial, na modalidade de abrigo institucional, responsável pela manutenção de sua própria unidade, bem como pelo planejamento e execução de programas de proteção e sócio-educativos, destinados às crianças e adolescentes em regime de acolhimento institucional, devendo promover o bem de todos, sem preconceito de origem, raça, sexo, cor, idade e qualquer outra forma de discriminação.

2. DENOMINAÇÃO SOCIAL

Associação Cristã de Casais, conhecida popularmente como Vila Acalanto.

3. LOCALIZAÇÃO

O local de atendimento é na Av Guarapiranga, n.1050, São Paulo/SP.

4. MISSÃO

A instituição tem como missão:

"Abrigar e prestar assistência física e espiritual às crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social que sofreram de maus tratos, destinados ao processo de reintegração às famílias biológicas ou substitutas, sem distinção de raça, cor, condição social, sexo, nacionalidade, credo político ou religioso."

E tem o objetivo de:

• Acolher crianças e adolescentes que se encontram em situações de vulnerabilidade e risco social, inclusive com grave risco à sua integridade física e/ou psíquica;

• Assegurar garantias de direitos aos atendidos, estabelecidos pelo Estatuto da

Criança e do Adolescente tais como preservação do vínculo familiar e comunitário;

• Oferecer um ambiente sadio e alegre que possibilite o desenvolvimento normal

dos acolhidos;

• Proporcionar moradia, alimentação, vestuário, higiene, saúde, lazer, esporte e

cultura adequados às faixas etárias dos acolhidos;

• Promover o fortalecimento, a emancipação e a inclusão social das famílias

assegurando seu acesso à rede de serviços públicos;

• Capacitar os colaboradores e funcionários da Instituição visando eficiência e

eficácia do atendimento;

• Investir em projetos viáveis de atendimento e apoio às famílias dos acolhidos;

• Trabalhar a autoestima, valorização e autonomia do acolhido;

Com atendimento de qualidade, priorizando os direitos e as necessidades físicas, psicológicas e sociais da criança e do adolescente acolhidos na Instituição.

5. AREA DE ATUAÇÃO

A Vila Acalanto não é um orfanato, como muitos pensam, ela é um abrigo que atua juntamente com o Conselho Tutelar abrigando crianças e adolescentes que sofrem maus tratos junto às famílias. Assim, estas crianças passam um tempo determinado neste abrigo onde é feito um tratamento para a recolocação dela ao convívio de seus pais ou familiares. Quando esgotado qualquer possibilidade de reintegração junto à família, esta criança é colocada para adoção.

6. PÚBLICO ALVO

O público alvo atendido na Vila Acalanto são crianças e/ou adolescentes encaminhados pela Vara da Infância e da Juventude ou Conselhos Tutelares que se encontram em situações de grave risco à sua integridade física e/ou psíquica.

A Capacidade de atendimento da Associação Cristã de Casais atende é de um total de até 40 (quarenta) crianças e adolescentes, em 2 (duas) alas de atendimento, ou seja, 20 acolhidos para cada ala de acordo com suas faixas etárias.

O número de atendidos considerando os movimentos de retorno às famílias substitutas, biológicas ou extensas, pode-se chegar a um volume de acolhimentos anual de aproximadamente 70 a 100 crianças e adolescentes.

Hoje a casa acolhe 26 crianças , o mais velho tem 7 anos e o mais novo 0.Quando as crianças é recebida na instituição tem a seguinte metodologia:

Acolhimento inicial em condições de dignidade, recepção, escuta e orientação às crianças e adolescentes logo em sua chegada a fim de minimizar a separação do convívio familiar;

• Elaboração do Plano de Atendimento Individual (PIA)

• Preservação e fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários;

• Atendimento personalizado e individualizado, em espaços com padrões de qualidade quanto à higiene, acessibilidade, habitabilidade, salubridade, segurança e conforto, garantindo o acesso à alimentação em padrões nutricionais adequados às faixas etárias;

• Trabalhos e atividades com os acolhidos, respeitando suas faixas etárias e

capacidade intelectual visando o desenvolvimento da autonomia e o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com