TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerações No Mercado De Trabalho

Monografias: Gerações No Mercado De Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2014  •  400 Palavras (2 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 2

Vivemos um momento histórico único, onde varias gerações convivem juntas, no mesmo ambiente de trabalho, com culturas, aspirações e modelos mentais diferentes.

As empresas do século precisam enfrentar o árduo desafio de achar um ponto de equilíbrio para que esta convivência seja harmoniosa.

Para que possamos relatar sobre as gerações precisamos melhor compreende-las.

Na metade da década de 40, se encerrou a 2º Guerra Mundial e nos Estados Unidos nasceu uma geração. Com a volta dos soldados, muitas mulheres engravidaram ocasionando o boom de bebês. O baby boomer no âmbito profissional busca construir uma carreira sólida, com a ideia de fidelidade à empresa no intuito de permanecer por muito tempo na instituição.

Já a geração X é marcada por acontecimentos políticos e sociais, como por exemplo, impeachment do presidente Fernando Collor de Melo, a queda do muro de Berlim. A geração passa a ter um maior contato com a tecnologia.

Este tipo de profissional trabalha na maioria das vezes no intuito de ganhar dinheiro; além de se mostrarem apegados a títulos e cargos apresentam mais resistência para a tecnologia e não tem tanto entusiasmo em buscar a inovação e estar sempre conectados.

Em meados dos anos 90 o Brasil adere o plano real possibilitando uma democracia e economia mais aberta. E a internet abre as portas do mundo para a geração Y.

Geração esta conhecida como geração da internet, tem a necessidade de uma evolução imediata, o diferencial deste tipo de profissional é a fácil identificação com os valores da instituição, os desafios nas funções desempenhadas são realizações profissionais, são profissionais impulsivos, impacientes que querem subir na carreira rapidamente e constantemente sem abrir mão dos desafios.

Notamos que há abismos culturais entre as gerações e com o avanço da tecnologia muitas coisas mudaram no ambiente profissional e o que fica para as empresas é o cuidado de administrar de forma que todas as gerações possam trabalhar na aérea onde as chame atenção, fazendo então, que a empresa tenha um perfeito funcionamento onde cada geração executa a função que lhe é compatível.

“É importante ressaltar que, além de conseguir recrutar os novos talentos, as organizações precisam se preocupar, também, em como harmonizar esses encontros de posturas e valores tão diferentes. Elas devem fornecer ferramentas e acompanhar de perto essas mudanças, assim, farão uma transição mais saudável para todos” (Ana Barbieri, publicitária e sócia da Consultoria CRO Comunicação e MKT, São Paulo, Revista Exame, 13 de maio de 2013).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com