TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao De Custo E Precos

Trabalho Universitário: Gestao De Custo E Precos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  1.637 Palavras (7 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 7

ATPS – Gestão de Custos e Preços

2014

1 - Qual o objetivo da Gestão de Custos?

O conhecimento das técnicas de apuração de custos são fundamentais para um gerenciamento eficiente e eficaz visando a permanencia de uma empresa.

Todas as empresas sem excessão devem; conhecer, administrar e controlar com muita propriedade as despesas e custos gerados para a produção e comercialização de seus produtos ou serviços.

A formação do preço de venda do produto ou serviço está ligada diretamente à apuração dos custos e das despesas que por sua vez devem ser muito bem formatados pelo setor de contabilidade de custos da empresa.

Objetivos do estudo da Gestão de Custos:

a) Fornecer informações sobre a rentabilidade e desempenho de diversas atividades da empresa;

b) Auxiliar no planejamento, controle e desenvolvimento das operações;

c) Fornecer informações para a tomada de decisões.

2- Definir e classificar os Gastos, Custos e Despesas, com exemplo em uma empresa industrial

Na visão de um leigo, despesas, gastos e custos significam, na maioria das vezes, a mesma coisa. Quando o estudante de Ciências Contábeis ou outra área semelhante aprende que há diferenças entre esses três termos, um dos maiores problemas, em geral, é fazer a distinção entre os mesmos.

De fato, gasto é todo sacrifício que uma entidade arca para a aquisição de um bem ou serviço. O conceito de gasto é bastante amplo. Entre alguns exemplos de gastos, podemos citar a aquisição de máquinas, equipamentos, veículos, móveis, ferramentas, etc. Um gasto pode se transformar num investimento que, sucessivamente, se torna um custo e uma despesa.

Custo é o gasto, ou seja, o sacrifício financeiro que a entidade arca no momento da utilização dos fatores de produção para a realização de um bem ou serviço. Os custos podem ser entendidos conforme o segmento da entidade. No comércio, a aquisição de mercadorias é o custo, já na indústria, ele é entendido como a aquisição de matérias-primas, insumos e mão-de-obra na produção de um bem.

As despesas estão relacionadas com os gastos usados para a obtenção de receitas. São entendidos como despesa, os gastos com salários, aluguel, telefone, propaganda, comissão de vendedores, entre outros. Na DRE (Demonstração do resultado do exercício), o “Custo das Mercadorias Vendidas” representa as despesas.

3 – Quais os componentes e as contas básicas no processo de Custeio?

Consideramos Matéria-Prima, Mão de Obra Direta e Gastos gerais de fabricação os três componentes básicos do custo industrial, descrevemos:

• Matérias-prima: são os materiais adicionados ao produto, poderão ser divididas em: matéria-prima propriamente dita, materiais secundários e matérias de acabamento.

• Mão de obra direta: é a ação do colaborador diretamente sobre os materiais e componentes do produto em fabricação, compreendendo, além de salários e ordenados, todos os encargos sociais e trabalhistas decorrentes, tais como: férias, 13o salário, contribuição à Previdência Social, FGTS, Seguro contra acidentes de trabalho, etc.

• Custos indiretos de fabricação: compreenderá em três itens a mão de obra indireta do colaborador é voltado para a produção, mas sem operar diretamente sobre o produto em fabricação, como a ação dos supervisores, mecânicos, faxineiros, apontadores e os gastos diversos, como depreciação de máquinas, energia elétrica, luz, aluguéis, entre outros, e os gastos com materiais diversos que não serão incorporados ao produto.

As três contas básicas de estoque são:

• Conta de matérias-primas ou material direto, onde são registrados todas as matérias primas ou materiais direto utilizados para o processo produtivo, observa-se que quanto maior a divisão melhor será o controle desses itens.

• Conta do produto em processo de fabricação, incluímos todo o custo do material direto, mão de obra direta e custos indiretos da fabricação, pode ser considerada uma conta intermediaria entre estoque da matéria prima e dos produtos acabados.

• Conta de produtos acabados, todos os custos dos produtos acabados que aguarda a confirmação da compra, conforme as linhas de produção da empresa são recomendadas a segregação dos custos para melhor controle, são registrado nessa conta.

4 – Explicar a diferença entre Tipos e Métodos de Custeio.

A diferença entre os métodos de custeio relaciona-se com o grau de variabilidade dos gastos utilizados para cada um deles para apropriação aos produtos e serviços produzidos pela empresa. Há dois métodos de custeio:

Custeio por Absorção

Custeio variável ou direto

Ao custear-se os produtos fabricados pela empresa, são atribuídos a esse produtos além dos seus custos variáveis.

Também os custos fixos, o custeio variável ou direto, toma em consideração para o custeamento dos produtos da empresa, apenas os gatos variáveis.

Montar a representação esquematica do Custo constante, explicando cada componente desta representação:

Custo, gastos diretamente relacionados com a produção dos bens e serviços

destinado pela empresa, à comercialização.

Variáveis são os custos que variam proporcionalmente à intensidade ou natureza de

produção e tem como dois melhores exemplos o material direto e a mão de obra direta.

Fixo são os custos que não variam com a atividade de produção, que tem como

exemplos os aluguéis, seguros, impostos, etc

1 – Explicar os métodos de avaliação de estoque, PEPS, UEPS.

PEPS ( Primeiro que entra é primeiro que sai), segundo esse procedimento, assumi que os fatores de custo fluem em estrita ordem cronológica, em função da data de aquisição

de cada unidade: a primeira

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com