TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao De Negocios Internacionais

Casos: Gestao De Negocios Internacionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2014  •  1.070 Palavras (5 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 5

1. INTRODUÇÃO

Índia

A escolha desse país dentre tantos motivos que nos atraem a ele, foi principalmente a forte inclinação que possui para tecnologia, que no mundo atual é um dos setores com maiores perspectivas de um futuro econômico estável. Outro fator importantíssimo foi que nos últimos tempos a Índia demonstra um histórico de elevação em indicadores comerciais e possui dos melhores crescimentos econômicos mundiais dos últimos anos, que por consequência, justifica a participação no BRIC (Conjunto de países que são considerados emergentes em suas economias, formado pela sequência, Brasil Rússia, Índia e China).

2. PARÂMETROS INICIAIS

2.1 Produtos a serem exportados

O Produto a ser exportado está relacionado com tecnologia, tratando-se principalmente de computadores e seus periféricos.

2.2 Escolha do País Importador

Nome: República da Índia, (em hindi: भारत गणराज्य, Bhārat Gaṇarājya)

3. HISTÓRICO DO PAÍS IMPORTADOR

3.1 Geografia

A Índia ocupa a maior parte do subcontinente indiano, onde se encontra em cima da placa tectônica indiana, uma placa menor da placa indo-australiana.

3.2 Características culturais

A sociedade tradicional da Índia está definida como uma hierarquia social relativamente restrita. O sistema de castas é dividido pelas tradições locais em grupos sociais hereditários, no qual a condição do indivíduo passa de pai para filho. O grupo é endógamo, isto é, cada integrante só pode casar-se com pessoas do seu próprio grupo. Que são:

* Os brāhmaṇa (sacerdotes e letrados)

* Os kṣatrya (guerreiros)

* Os vaiśya (comerciantes)

* Os śūdra (servos: camponeses, artesãos e operários)

3.3 Características populacionais

Em 2011, a população do país era estimada em1,2 bilhões de habitantes, figurando como o segundo país mais populoso do mundo (atrás apenas da China). Com uma população predominante de 15 a 64 anos que equivalem a uma parcela de 63,9% do total do país que em religiosidade conta com mais de oitocentos milhões de indianos (80,5 % da população) são hindus.

Outros grupos religiosos com presença no país são muçulmanos

(13,4 %), cristãos (2,3 %), siquistas(1,9 %), budistas (0,8 %), jainistas (0,4 %), judeus, zoroastristas, entre outros. Osadivasi constituem 8,1 % da população.

3.4 Dados econômicos

O A evolução do PIB per capita na Índia desde a década de 1990 foi em média de 4%ao ano. O crescimento do PIB total desse país tem surpreendido a muitos, alcançando taxas acima de 8% em vários anos. Entre 1990 e 2007 o PIB indiano cresceu em média 6,36% ao ano. Os setores que mais cresceram foram o industrial e a prestação de serviços, com destaque para o segundo.

3.5 Principais produtos importados

A Índia importa principalmente petróleo, máquinas e equipamentos e matérias-primas para indústria em geral. Esse país tem um papel significativo na importação de bens primários, sendo um dos principais compradores de açúcar, derivados de leite, entre outros produtos básicos. Seus parceiros nestas transações são o Brasil, Argentina, Austrália e países da África.

3.6 Principais produtos exportados

O país representa cerca de 1% das exportações mundiais de serviços de tecnologia da informação e de produtos básicos e industriais com artigos principalmente têxteis, produtos de engenharia, pedras preciosas e joias, softwares, produtos de couro e grãos.

4. BARREIRAS APLICADAS PELO PAÍS IMPORTADOR

4.1 Barreiras não tarifárias

O Sistema de licenciamento das importações é baseado numa lista denominada “Lista Negativa de Importações”, que classifica os itens sujeitos a restrições de importações em três categorias: itens proibidos, restritos e canalizados. As proibições de importações são baseadas em motivos religiosos, culturais ou ambientais. Entre os produtos proibidos se podem citar as gorduras de galinhas, o óleo de estearina, as gorduras de bovinos, os óleos e gorduras de pescados, a margarina e os animais silvestres.

4.2 Barreiras tarifárias

Computadores e suas partes, disquetes, CD-ROM’s a tarifa adicional é de 2% sobre o preço do produto.

5. QUESTÕES MACROECONÔMICAS DA ÍNDIA

5.1 Regime cambial

A Índia é o único país do BRIC que mesmo com a crise, operou um regime cambial de flutuação limpa.

5.2 Taxa de juros

No

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com