TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao Estrategica De Negocios Internacionais

Trabalho Escolar: Gestao Estrategica De Negocios Internacionais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2013  •  1.243 Palavras (5 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 5

Orientações:

• Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

• Entregue a atividade no prazo estipulado.

• Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

• Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Pesquise em sites como Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior - MDIC (http://www.mdic.gov.br), Ministério de Relações Exteriores - BrazilTredeNet (http://www.braziltradenet.gov.br), Agência Brasileira de Promoção a Exportações e Investimentos – APEX Brasil (http://www.apexbrasil.com.br), sobre indústrias brasileiras com potencial de atuação e/ou expansão internacional. A pesquisa deve ser direcionada a dados que possam responder/fundamentar as questões abaixo relacionadas:

1. Escolha uma indústria brasileira com potencial de atuação e/ou expansão internacional, e escreva, de 15 a 20 linhas, quais os fatores determinantes da vantagem competitiva nacional (diamante de Porter) dessa indústria encontram-se desenvolvidos. (3,5 pontos)

JBS Friboi-Indústria de carnes e derivados.Empresa genuinamente brasileira exportadora de carnes e alimentos e líder no setor de agronegócios.

Fatores determinantes da vantagem competitiva nacional que encontram-se desenvolvidos:

Condiçōes de fatores:

O país conta com eficientes centros de qualificação de profissionais para a indústria exportadora de carne, bem como laboratórios e institutos de pesquisa.Há interesse da JBS Friboi e outras empresas em estabelecer parcerias com entidades de ensino locais e centros especializados de outros países, como forma de ampliar a capacitação dos profissionais da área da carne e no sentido de capacitar os profissionais para atuar em processos e tecnologias de última geração, inclusive com a expatriação, enviando seus colaboradores para o exterior e como contrapartida trazendo alguns estrangeiros para troca de know how.Na JBS Friboi existe uma política de desenvolvimento de pessoas visando a capacitação para lidarem com novas tecnologias agregadas. A indústria exportadora de carne trabalha com metodologia de desenvolvimento de projetos na linha de engenharia da carne simultaneamente, envolvendo todas as áreas nesse processo.O segmento está totalmente globalizado.

Fatores de demanda:

Com a globalização da indústria exportadora de carne, os fornecedores e prestadores de serviços têm interesse em direcioanar suas ações para o desenvolvimento de tecnologias para mercados emergentes, podendo alcançar os países mais industrializados.Esta estratégia poderá vir a ser um importante diferencial para a JBS Friboi.

Indústrias correlatas e de apoio:

Faz parte do desenvolvimento de projetos a introdução de novos produtos e tecnologias, bem como a qualificação dos fornecedores locais para que a indústria como um todo seja competitiva internacionalmente. Normas internacionais de qualidade são aplicadas.

Estratégia,estrutura e rivalidade:

A cadeia da indústria onde a JBS Friboi faz parte está passando ou passará por significativas transformações estruturais pois é uma característica do ambiente nacional onde se insere e pode contribuir para a melhoria dos resultados de qualidade e produtividade deste segmento do agronegócio. Os valores investidos no desenvolvimento do setor são expressivos, se comparados a outros setores da economia e os indicadores de qualidade, produtividade anual, rentabilidade e lucro demonstram vantagens competitivas frente a outros países exportadores. Existe uma quantidade considerável de empresas atuando hoje na exportação da carne. Nos últimos anos o cenário competitivo local ampliou sua rivalidade e produtos com maior valor agregado foram exportados sendo feitas exportações para os principais mercados mundiais.

O papel do governo:

O governo brasileiro tem atuado de forma a alavancar o processo da vantagem competitiva do setor exportador da carne e os investimentos e legislação estão beneficiando o setor. Para ampliar o potencial das exportações estão sendo fechados acordos internacionais importantes e a política de cambio atual está favorecendo as exportações da carne.

2. Escolha uma indústria brasileira com potencial de atuação e/ou expansão internacional, e escreva de 15 a 20 linhas, quais os fatores determinantes da vantagem competitiva nacional (diamante de Porter) dessa indústria precisam ser desenvolvidos. (3,5 pontos)

JBS Friboi-Indústria de carnes e derivados.Empresa genuinamente brasileira exportadora de carnes e alimentos e líder no setor de agronegócios.

Fatores de demanda:

A JBS Friboi precisa se empenhar mais em promover processos de inovação para atender as exigências dos consumidores locais e do mercado interno que não é considerado exigente..Existe uma parcela de compradores sofisticados e exigentes que vem pressionando as empresas locais a inovar e obter Vantagem Competitiva em comparação com as rivais estrangeiras.

Indústrias correlatas e de apoio:

Não faz parte do desenvolvimento de projetos a introdução de novos produtos e tecnologias, bem como a qualificação dos fornecedores locais para que a indústria como um todo seja competitiva internacionalmente e as Normas internacionais de qualidade não são aplicadas.No

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com