TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Estoques E Administração Financeira

Exames: Gestão De Estoques E Administração Financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/8/2014  •  365 Palavras (2 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 2

A Importância da Administração Financeira e Gestão de Estoques

A boa gestão da Administração Financeira é importante e imprescindível para o bom desempenho de qualquer empresa, independente do tipo ou porte da empresa. Pois ela envolve a empresa como um todo, ela quem analisa a Gestão de Recursos Humanos, o Capital de Giro, a Gestão de Estoques, o planejamento de compras, vendas e preços, envolve também o setor de Pesquisas e Desenvolvimento, o Marketing, por fim a Administração Financeira deve visualizar, planejar e estar em sintonia com todos os demais setores da empresa. O gerenciamento de estoques é também de suma importância para a empresa, pois é ela que irá gerenciar os recursos necessários para o processo produtivo da empresa, portanto é vital a relação gestão de estoques e Administração Financeira.

A gestão de estoques tem a responsabilidade de planejar e controlar os estoques, desde a matéria prima até a entrega ao cliente do produto acabado. As empresas necessitam do estoque para operar seu ciclo de trabalho, sem estoque é impossível. Mas todo este estoque demanda recursos financeiros, pois envolve a aquisição de recursos junto aos fornecedores, envolve o armazenamento deste estoque.

Toda empresa tem como alvo a maximização do lucro investido, e um dos fatores que envolve este alvo é que haja uma boa rotatividade do estoque, pois há empresas que permanecem com estoques por um longo tempo, e isso é recurso financeiro parado. Um bom gerenciamento de estoques envolve a periodicidade de reabastecimento; controlar os estoques em termos de quantidade e valor; fornecer informações sobre o estoque; identificar e retirar do estoque produtos obsoletos ou danificados. E é com estas informações que a Administração Financeira poderá avaliar e corrigir possíveis erros na gestão de estoques, avaliando os custos de estocagem e os prazos de rotatividade dos produtos da empresa, verificando as necessidades e demandas de orçamento da empresa.

A gestão de estoques fornece informações para a elaboração e ajustes do orçamento empresarial, mas tanto o gerenciamento do estoque quanto a elaboração do orçamento não é muito praticado no meio empresarial, principalmente nas micro e pequenas empresas, que muitas vezes por não disporem destas duas ferramentas acabam por terem problemas financeiros e da gestão como um todo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com