TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Empresarial

Ensaios: Gestão Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2013  •  9.620 Palavras (39 Páginas)  •  792 Visualizações

Página 1 de 39

GK&B Indústria de Componentes da Amazônia Ltda,

Avenida Buriti, 5.500 – Bloco 4 – Letra B Distrito Industrial.

Manaus – Amazonas – Brasil

CEP: 69.075-905

Telefone: (92) 3183-3010

Fax: (92) 3183-3070

Site: www.gkeb.com.br

E-Mail: gkeb@uol.com.br

CNPJ: 63.674.543/0001-04

IE: NL 06.300.120-9

SUFRAMA: 200.518.01-1

A GK&B Indústria de Componentes da Amazônia Ltda, é uma indústria de componentes eletroeletrônicos com atuação nacional voltada para a fabricação e prestação de serviços em gerais tais como: produção de bobinas desmagnetizadora para televisores, cabos de força para áudio, vídeo e aparelhos da linha branca (condicionadores de ar, micro-ondas, geladeira, etc.), cabos para carregadores de celular, fiação para a linha automotiva e de duas rodas, montagem de subconjuntos e centrais telefônicas.

1.1 Denominação e forma de constituição

A sociedade gira sobre o nome empresarial GK&B Indústria de Componentes da Amazônia Ltda, e uma empresa que tem abrangência no mercado Manauense deste 13/03/1991 e tem sua sede situada na Avenida Buriti , n 5.500 – Bloco 4 , Distrito Industrial , CEP:69.075-905 na cidade de Manaus, Amazonas – Brasil . Seu Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) é: 63.674.543/0001-04. Inscrição estadual: 06.300120-9 ; Registro na Suframa :200.518.01-1 ; Inscrição Municipal.

1.2 Dados e fatos relevantes da origem da organização.

A historia da empresa GK&B Indústria de Componentes da Amazônia Ltda. foi fundada em 13 de Março de 1991 pelo Sr. Rolf Ferdinando Gutjahr.

Onde foi alocada primeiramente no Bairro Aleixo , na Avenida Alameida Cosme Ferreira s/n , onde hoje não e situada mais GK&B Indústria de Componentes da Amazônia Ltda e sim uma outra empresa.

Nessa mudança de endereço a empresa de médio porte passou a ser situada no Distrito Industrial, em um galpão alugado. Ocupa atualmente uma área de 6.600m.

2 distribuídos da seguinte forma: 27

• Área produtiva: 3.900m

• Área do escritório: 700m

• Área do estoque (almoxarifado e expedição): 2.000m

O espaço físico em que a empresa se encontra hoje é satisfatório para a área administrativa, porém a distribuição dos demais espaços, segundo observação e entrevista, não satisfazem totalmente as necessidades da empresa, uma vez que sua área produtiva requer um maior espaço para a alocação de novas linhas de produção em virtude do aumento da demanda de clientes.

A área que corresponde à expedição poderia ser maior e melhor disposta, uma vez que os clientes estão adotando uma política de entrega, em que os produtos adquiridos não ficam nos estoque de suas fábricas, os componentes chegam dos fornecedores e vão direto para a linha de produção, neste novo contexto, os fornecedores são obrigados a manter estoque para atenderem as necessidades dos diversos clientes, e sendo a GK&B uma empresa fornecedora de bens intermediários, deve-se estudar melhor o layout da área de expedição e estoque dos materiais.

Em observação durante visita, verificou-se que todos os setores possuem móveis padronizados, já os equipamentos, como por exemplo, os computadores,fogem um pouco a esta regra, uma vez que em alguns setores há computadores bem antigos.

As máquinas da área produtiva visualmente estão em boas condições de uso, contudo apresentam pequenas avarias, cada funcionário recebe instruções da manutenção para ter o devido zelo e cuidado com a máquina que utiliza no desenvolver de suas funções.

A sinalização interna e externa da empresa como: o nome dos setores, da área produtiva, saídas de emergências e extintores de incêndio, segundo observação em visita não está bem disposto visualmente, de modo que nem todos conseguem se orientar pelas placas de identificação dos setores bem como em caso de emergência saber para onde deverão se encaminhar. Tanto em sua área externa quanto interna observam-se vários cestos de lixos direcionados a coleta seletiva e todos devidamente identificados por cor e nome, o que nos mostra a preocupação da empresa em relação ao meio ambiente, porém na área do refeitório, essa conscientização não é visível. 28

Quanto à iluminação, percebeu-se que as lâmpadas são insuficientes e não deixam os ambientes bem iluminados e nas condições necessários para o desempenho das funções dos colaboradores. A climatização deixa um pouco a desejar, visto que não há condicionadores de ar suficientes para a área produtiva, pois além de suas roupas normais, os colaboradores usam batas com mangas curtas, feito de tecido grosso, o que deixa o ambiente quente e os funcionários sentem calor, o que pode ocasionar um cansaço excessivo no desempenho de suas funções.

A pintura do galpão e a fachada da empresa se encontram em perfeitas condições de visualização. Possui um amplo estacionamento que atende a demanda diária de caminhões e contêineres que, a todo o momento, carregam e descarregam materiais, bem como também dos carros particulares e motos de visitantes e colaboradores, mas não há cobertura e nem pintura no chão identificando e separando as vagas. A empresa dispõe de três caminhões baú e duas fiorinos para a efetuação da entrega de materiais nos clientes.

Faz parte também das instalações da empresa, um refeitório onde os colaboradores podem tomar café, almoçar, lanchar e jantar. Após as refeições disponibilizam de uma área de lazer, não climatizada para o descanso e distração, com um televisor, duas mesas para tênis de mesa e uma para futebol de mesa.

Perceberam-se em observação, que todos os colaboradores utilizam uniformes, crachás de identificação e equipamentos de segurança no interior da empresa, principalmente na área produtiva. Constantemente observa-se a presença dos técnicos de segurança de trabalho averiguando os extintores de incêndio e verificando se na área produtiva todos estão utilizando os equipamentos de proteção e segurança individual, isso demonstra que a empresa se preocupa com a segurança e a saúde de seus colaboradores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 38 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com